quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Programa Brasil das Gerais

O PROGRAMA DE HOJE, 19/11/08 ABORDOU O TEMA LEISHMANIOSE.
PARTICIPARAM:
*Drª Cristiane Abranches-pesquisadora da UFMG, falando sobre a vacina contra a leishmaniose, desenvolvida por ela;
*Vanessa Fiúza e Patrícia Técnicas em controle de Zoonoses do CCZ
Lyria Vaz- jornalista
*(?) Representante do Instituto Ezequiel Dias
*Charles Porto- como protetor.

Foi interessante. Como sempre tudo muito corrido.

Sugerimos que num próximo programa sejam convidadas a Vet. Flávia Quadros e Ione Torquato membros da Comissão Interinstitucional da Saúde Humana na Sua Relação com os Animais, da Secretaria Municipal de Saúde, falando sobre esse assunto e demais avanços dessa Comissão em defesa da Causa Animal, em Belo Horizonte

Esse programa é repetido, acreditem, às 3:20 da madrugada.
Tem um jeito de vê-lo de novo na primeira segunda feira do mês de Dezembro
dia 01/12/08- Vote ligando p/ 3209 0021 de 8 às 18 horas
,dizendo que quer vê-lo, novamente.
A DIVULGAÇÃO DESSE ASSUNTO É IMPORTANTE PARA A POPULAÇÃO. VAMOS VOTAR.



CAROS AMIGOS PROTETORES E SIMPATIZANTES DA CAUSA ANIMAL,

A ONG- Vida Animal da cidade de ITABIRITO precisa de nossa ajuda URGENTE.Principalmente para a adoção de animais porque está superlotada.
Conta para ajuda CX Econ Fed. AG 0120 OP 003 CC 1283-3

Responsável: rosana1359@yahoo.com - Fone 031-3563 3393
Breve, estaremos colocando as fotos dos animais para adoção.Por favor, ajudem com o que puderem: remédios, vacinas,produtos de limpeza, dinheiro ou mandem email com uma palavra amiga, de incentivo.
Para as doações ligue p/ José Luiz 9985 5868/BH

O Canil da Prefeitura de ITABIRITO do qual ela é voluntária contava até ontem com 80 animais dos quais 23 foram sacrificados por motivo de doenças trazendo profundo sofrimento p/ Rosana.
Em sua casa ela cuida de mais 40.
Rosana faz um seriíssimo trabalho, além de ser professora de Inglês.

MAIS UMA VEZ, CONTAMOS COM SUA AJUDA.AGRADEÇO EM SEU NOME.

Resgatados
animais em Convento Abandonado e a ser DEMOLIDO em BH.

Por favor ajudem a divulgar!Precisamos de adotantes, ajuda financeira ,ração para filhotes e para caes adultos.
Os oito animais (sete caezinhos e um gato)foram resgatados hoje a tarde (domingo)por quatro protetoras e com a ajuda de Raquel e Mariana.
Já passaram pela clinica do Bairro Floresta onde receberam a primeira dose de vermifugação, vacina
(exceto os filhotinhos)e medicamentos necessarios,principalmente a maezinha. Os filhotinhos são muito bonzinhos e já estão se alimentando de ração. Serão todos castrados com exceção dos filhotinhos.
Todos os caes são muito doceis e o gatinho tambem.
Pedimos ajuda para sinalização de adotantes:
-Chiquinha- cadelinha porte pequeno,preta,peludinha- idade em torno de 1 ano e meio - sera castrada assim que estiver mais gordinha e mais harmonizada.Tranquila,super docil.
-Quatro filhotinhos- Huguinho, Zezinho e Luizinho ( machinhos) e Lalá (femeazinha)-Devem ficar porte pequeno- Idade em torno de 02 meses-Tranquilos e bonzinhos.
-Paco-macho, super docil,que adora um colo,idade em torno de 1 ano e meio-porte pequeno-pelagem curta amarelo dourada.
-Pérola- cadela femea porte medio,pelagem dourada
super docil e bonita. Idade em torno de 1 ano e meio.
Gatinho- Persa- temperamento docil. Idade em torno de 4 anos.
Pedimos ajuda para os custos (vacina,castração,vermifugação,transportes,banhos com medicamentos, exames,diarias)pois são oito lindos seres a serem harmonizados para serem doados. Quem puder ajudar tambem com ração para caes adultos e filhotes,tambem será benvindo!!!!!
Mais informações - Vera Macedo 30828638, Vanessa 35881239 ou atraves dos
e-mails vlamacedo@hotmail.com,serenity@uaivip.com.br
Vera Macedo- Conta Cx Econ Fed op 001 - cc0573-8 - Ag 0081

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Animais em Convento Abandonado e a ser DEMOLIDO em BH.

Estava almoçando, ontem (dia 13/11/08) na região de Venda Nova, zona Norte de Belo Horizonte e ví uma cadelinha pequena, preta (vou chamá-la de Preta), procurando comida. Estava toda molhada, mancando, com muita peladeira, machucada na orelha e com as tetas cheias de leite. Dei meu almoço pra coitadinha. Assim que acabou de comer, saiu correndo, assustada. Então, eu saí seguindo a Preta porque a região em que estava tem um trânsito muito perigoso.

A mesma correu alguns quarteirões e atravessou uma avenida muito perigosa e entrou em um lugar abandonado, todo em ruinas, onde era um CONVENTO. Eu entrei atrás e, para minha surpresa, lá estavam mais 4 filhotes, de uns 35 dias, esperando a mamãe Preta. Todos molhados, debaixo de chuva em um local muito sujo e todo molhado.
Em seguida vieram ao meu encontro mais 02 cães e 01 gato. Os cães eram um machinho amarelo, pequeno, todo molhado, muito magro, medroso e tremendo muito e uma fêmea amarela, também toda molhada, e muito carinhosa. O gatinho é um machinho, muito manso. TODOS FAMINTOS!!!
Assim, começou minha luta para salva-los. Conversei com um pedreiro que estava lá e o mesmo me contou histórias absurdas das maldades que estes animais sofrem neste local. Lá funcionava um antigo convento e hoje está em ruinas. Uma construtora está demolindo o local para construir um aglomerado de prédios. Existe alguns bêbados que invadiram uma casa lá e também alguns moleques de rua invadem o local sempre. Este pedreiro me contou que estes animais estão entregues à própria sorte e que não poderão ficar lá. Disse também que as pessoas que invadiram lá, fazem muitas maldades com estes animais. Uns 3 gatos já foram mortos pelos bêbados que ficam lá. Outro filhote da Preta foi pisoteado até a morte. Os animais são chutados, pisoteados, espancados, queimados, mortos!
Eles não tem água, não tem comida, não tem teto, não tem proteção e estão todos correndo risco de morrerem a qualquer momento. Hoje eu fui lá e levei um pouco de ração e algumas caixas para que possam ficar mas, não sei o dia de amanhã.
Preciso de um lugar seguro e tranquilo para colocá-los até arrumar um lar para eles.
Preciso de AJUDA URGENTE, não tenho condições financeiras para fazer algo porque já tenho e cuido de muitos animais...
Meu telefone para contato: (31) 8878-1548 - Raquel








--
A crueldade e o sofrimento não podem fazer parte de nossas tradições.
A ESPÉCIE HUMANA PRECISA EVOLUIR:
chega de rodeios, chega de touradas, chega de vaquejadas, chega de garraiadas, chega de rinhas, chega de rituais macabros com sacrifício de animais, chega de carrocinhas, chega de pássaros engaiolados, chega da animais em circos, chega de cavalos açoitados em carroças, chega de experimentos com animais, chega de Festival do Touro em Chamas, chega de comércio de animais, chega de matança de filhotes (e de qualquer outro), chega de extinção !

R

Dia Internacional Vegano discute direitos dos animais

A construção de uma cultura fundamentada na reformulação da relação ser humano e animais é um dos temas debatidos no Dia Internacional Vegano, que acontece nos dias 22 e 23 de novembro, das 14h às 22h, no CEFET MG, Unidade VI. Palestras, debates, vídeos e demonstrações culinárias em comemoração ao Dia Mundial do Veganismo, rememorado no dia 1°, fazem parte da programação do evento organizado anualmente pelo Núcleo de Libertação Animal Gato Negro. Veganismo é um termo cunhado em Londres, Inglaterra em 1944 por Donald Watson e outras seis pessoas que fundaram uma sociedade vegana, a primeira do mundo. O principal objetivo era distinguir-se dos vegetarianos, que deixam de se alimentar de produtos animais, como carne, ovos e leite. Os veganos vão além, boicotam testes em animais, as roupas de pele, couro, o mel, o uso de animais em entretenimento e outras facetas da exploração animal.

De acordo com uma das organizadoras do evento, Fabiane Niemeyer, além de servir para difundir a prática do Veganismo, o encontro é uma ocasião apropriada para discutir preceitos éticos relacionados à saúde, ao meio ambiente, à políticas públicas e direitos dos animais. “Animais de inúmeras espécies são utilizados como objetos, ferramentas, máquinas biológicas para promover o lucro e aplacar a ganância humana. Antes de tudo, o Veganismo é uma postura ética e política baseada na consideração dos animais como seres livres e sencientes, capazes, como qualquer outro humano, de sentir dor”, enfatiza Fabiane.

Entre os convidados para essa edição do encontro está o advogado e mestre em Direito, Estado e Cidadania, pela UGF/RJ, Daniel Lourenço que abrirá o Seminário fazendo uma análise histórica sobre os direitos animais. Além disso,o encontro também conta com oficina de fitoterapia vegana e agroecológica, que terá à frente a fitoterapeuta Ana Cimbleris, mestre em Ciências Farmacêuticas (UFMG) e com mostra de curtas-metragens e animações sobre o Veganismo.

Os gourmets de plantão também poderão conferir deliciosos alimentos Veganos, sem nenhum ingrediente animal. “Os nossos espaços gastronômicos foram pensados para mostrar ao público visitante (seja ele adepto do Veganismo ou não) que a eliminação do consumo de derivados de animais em nosso dia-a-dia é possível e, além de muito mais saudável, é prazeroso também. A proposta é construir um relacionamento mais respeitoso e digno entre nós, animais humanos e não-humanos”, afirma Fabiane.

O que é veganismo?

Veganismo é a parte prática dos direitos animais, é deixar de usar os animais em todas as instâncias Na alimentação, torna-se vegetariano, isto é, deixa-se de de comer carne, ovos, leite, derivados, além de mel e corantes animais. Não se restringindo apenas à questão alimentar e boicota também produtos testados em animais e eventos onde animais são usados, como rodeios, vaquejadas, corridas com animais e circos com animais.

Em um movimento que sugere que devemos abolir o uso de animais não-humanos, o veganismo é uma base moral inegociável. O veganismo é uma ação direta, uma modificação no cenário de exploração e não apenas um meio de reduzir o sofrimento dos animais. É uma manifestação do princípio da abolição na vida do indivíduo, a partir do reconhecimento de que os animais não-humanos possuem valor inerente. É por isso que ao envolver princípios morais e políticos, se torna a mais importante forma de ação individual para uma mudança significativa. Ser vegano é uma ação simples, diária e contínua, porém pouco divulgada e esclarecida no Brasil.

O veganismo é uma grande ferramenta de mudança da escravidão animal persistente e generalizada, e só depende de você. Ser vegano e divulgar o veganismo às outras pessoas é essencial. Essa mudança de paradigma - e somente ela - poderá abrir caminhos para um cenário de libertação animal plena e completa. Não devemos depender da escravidão animal, do uso de seres capazes de sentir dor, como se fossem objetos que podem ser comercializados e se tornarem nossa propriedade. Esse ciclo precisa ser interrompido agora, na prática.

O quê?: Dia Internacional Vegano
Quando?: 22 e 23 de novembro, das 14:00 às 22:00
Onde?: CEFET MG. Unidade VI, Avenida Amazonas, 5855, Nova Gameleira. Belo Horizonte, MG.
Quanto?: entrada franca. Não é necessário inscrever-se.
Informações: (31) 9778-1368 e (31) 8722-4374
Sítio: http://www.gato-negro.org/diavegano

PROGRAMAÇÃO

Dia 22 (SÁBADO)

14:00 – 14:30
Abertura

14:30 – 16:30
Palestra: Direitos Animais, uma análise histórica.
Daniel Lourenço - Advogado (RJ) mestre em Direito, Estado e Cidadania (UGF/RJ).

16:30 – 17:00
Intervalo

17:00 – 19:00
Debate: Filhos e filhas veganos(as). Pais e mães veganos(as) discutem as dificuldades e felicidades do veganismo entre seus filhos(as).
Participação da nutricionista vegana Clarissa Barbosa (UFMG).

19:00 – 20:30
Perguntas e respostas: Tudo o que você gostaria de saber sobre direitos animais e veganismo, mas não tinha pra quem perguntar.
Participação:
Nutricionista vegana Clarissa Barbosa (UFMG).
Daniel Lourenço - Advogado (RJ) mestre em Direito, Estado e Cidadania (UGF/RJ).
Membros do Gato Negro

20:30 – 22:00
Exibição de curtas: Sinfonia Animal (sessão comentada com a presença do diretor Gustavo Torres - RJ),
A Life Connected
e outros.



Dia 23 (DOMINGO)

14:00 – 16:00
Debate: Ativismo e Direitos Animais. Discussão entre grupos sobre as ações em Belo Horizonte. Grupos ALA-BH, Gato Negro e outros;

16:00 – 17:30
Oficina Fitoterapia vegana e agroecológica
Ana Cimbleris Alkmin - Fitoterapeuta e mestre em Ciências Farmacêuticas (UFMG);

17:30 – 18:00
Intervalo

18:00 – 20:00
Demonstração culinária: com os culinaristas Paulo Renato (Vegtuts e ALA-BH) e Milene (Oficina da Semente);

20:00 - 22:00
Atividade escolhida pelo público durante o evento.
Debates Gato Negro "Introdução aos Direitos Animais", "Direitos Animais e Bem-estar Animal", filmes e outros.

Durante todo o evento:

VeGrafitte - grafiteiros veganos irão montar um mural sobre direitos animais e veganismo. Conheça de perto essa arte que a cada dia conquista novos espaços;

Venda de deliciosos alimentos veganos, sem nenhum ingrediente de origem animal.

--
www.gato-negro.org/diavegano
www.twitter.com/gatonegrovegano

Esse email foi enviado pela lista de notícias Gato Negro para sair da lista envie um email em branco para noticias-unsubscribe@gato-negro.org . Para assinar envie email em branco para noticias-subscribe@gato-negro.org.
Quando o circo perde a graça

Motivados por denúncias de maus tratos, ambientalistas querem aprovar um projeto de lei que proíba o uso de animais em espetáculos. A questão é tão polêmica que alguns circos que aderiram por contra própria à restrição sofrem ameaças de outros membros da classe
Margarida Telles

No picadeiro, leões e tigres pulam com destreza uma argola em chamas. Um chimpanzé anda na bicicleta, e um elefante equilibra-se com agilidade sobre o banquinho. As crianças riem e os pais ficam satisfeitos com o espetáculo. O que essas pessoas não sabem, contudo, é que o tigre e o leão tiveram suas garras e presas arrancadas, para se tornar menos perigosos, passam fome e contraíram aids felina depois de ser alimentados com carne de gatos de rua. Que o macaco foi totalmente castrado, teve os dentes arrancados e os olhos cegados para se submeter ao treinador. E que o elefante, para aprender a equilibrar-se no banco, foi espancado, agredido com uma lança e passou dias amarrado pelas patas, sem poder se mexer. As cenas descritas são comuns em muitos circos do Brasil e do mundo e despertam a preocupação de ambientalistas, que mobilizaram a população e o poder público para aprovar uma lei federal que proíba o uso de bichos nos espetáculos. que aderiram por contra própria à restrição sofrem ameaças de outros membros da classe ...(acesse o site e leia a reportagem completa)

http://revistaepoca.globo.com/EditoraGlobo2/Materia/exibir.ssp?materiaId=17248&secaoId=15254

Apesar do lobby forte dos circenses que defendem ANIMAIS EM CIRCOS junto aos Deputados, apesar de suas ameaças aos demais circenses que optaram por não ter esses animais em circos e apesar dos Deputados Federais adiarem por 3 vezes, durante todo o ano de 2008, as Audiências Públicas sobre o assunto, NÓS, BRASILEIROS DE TODO O PAÍS, VAMOS CONTINUAR MOBILIZADOS E NOS ORGULHAR DE PARTICIPAR DA CRIAÇÃO DA LEI FEDERAL Nº 7291/06, PROIBINDO A UTILIZAÇÃO , A MANUTENÇÃO DE QUALQUER ESPÉCIE DE ANIMAL NOS CIRCOS.

A POPULAÇÃO BRASILEIRA NÃO QUER ANIMAIS EM CIRCOS, e nossos representantes precisam respeitar nossa decisão.

Para isso, precisamos nos manifestar. Aguardem novas orientações.

Adriana Cristina Araújo / BH

MOVIMENTO NACIONAL CONTRA ANIMAIS EM CIRCOS

A crueldade e o sofrimento não podem fazer parte de nossas tradições.
A ESPÉCIE HUMANA PRECISA EVOLUIR:
chega de rodeios, chega de touradas, chega de vaquejadas, chega de garraiadas, chega de rinhas, chega de rituais macabros com sacrifício de animais, chega de carrocinhas, chega de pássaros engaiolados, chega da animais em circos, chega de cavalos açoitados em carroças, chega de experimentos com animais, chega de Festival do Touro em Chamas, chega de comércio de animais, chega de matança de filhotes (e de qualquer outro), chega de extinção !

--
"Protetor é aquela pessoa que não transfere
e nem foge à responsabilidade que sua consciência lhe cobra.
Se você não faz parte da solução, então é parte do problema."
(autor desconhecido)

Amigo não se compra: ADOTE UM ANIMAL !
WWW.ADOCAOBH.BLOGSPOT.COM (site de adoções)

domingo, 16 de novembro de 2008

Prezados, solicito-lhes mais esta cartada na mobilização CONTRA ANIMAIS EM CIRCOS: enviem a mensagem abaixo aos 2 endereços do Programa Fantástico para tentarmos divulgar a enquete da CEC hoje. Abraços fraternos a todos, Adriana Cristina BH
denúncia
fale conosco
http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,15612,00.html

URGENTE - DIVULGUEM HOJE, 16 NOV, NO PROGRAMA "FANTÁSTICO"
O Programa Fantástico exibiu, em 02 nov, matéria especial sobre ANIMAIS EM CIRCOS, e obteve, na enquete realizada, 97% dos telespectadores participantes votando CONTRA A MANUTENÇÃO DOS ANIMAIS EM CIRCOS.

Entretanto, a Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados CEC, está promovendo de 17 out até AMANHÃ, 17 nov, a mesma enquete.

No site da CEC há matéria principal comparando a enquete dela com a do Fantástico, informando que essa (do Fantástico) não reflete o que a população defende.

"Os números não representam àqueles veiculados no Fantástico do dia 02 de novembro. Manter ou não animais nos circos brasileiros virou uma guerra dos internautas neste blog. A disputa é acirrada na enquete e apontou, até as 14h, que 51% (14.092) querem banir com os animais do circo, enquanto que a sua manutenção contou com 49% (13.456), totalizando 27.548 acessos. Por isso a enquete foi prorrogada até segunda-feira (17), quando outro assunto polêmico envolverá internautas de todo o Brasil."
http://www2.camara.gov.br/comissoes/blog-da-comissao-de-educacao-e-cultura/

A enquete da CEC servirá de parâmetro para os Parlamentares aprovarem ou não o substitutivo do PL 7291/06 que proíbe a manutenção de qualquer espécie de animais em circos.

A gravidade da questão é que, entretanto, tal enquete não teve nenhuma divulgação, além do próprio blog da CEC.

Ambientalistas de Minas Gerais, mobilizados, solicitam, veementemente, que a enquete da Câmara dos Deputados seja divulgada em destaque, hoje, nacionalmente, no Programa Fantástico, para que a população possa opinar e a enquete refletir o que o povo almeja, e não, alguns grupos, parcializando o resultado.

Nós, ambientalistas de Minas Gerais, agradecemos, por nós, e , principalmente pelos animais que não têm como defender-se, e o pior, são reféns que quem promove o riso de uns à base da crueldade de outros.