sábado, 29 de agosto de 2009

A MANIFESTAÇAO FOI ÓTIMA.

Prezados ativistas e simpatizantes,

a manifestação de hoje 29/08 em frente ao MERCADO CENTRAL foi ótima.
Ainda não tenho em mãos o grande número de assinaturas, que colhemos. Ficamos surpresos,
as centenas de pessoas que passavam, em frente, ou saíam do Mercado, faziam questão de assinar.
Breve, postaremos as fotos.Fiquem atentos às matérias na Mídia.
Quero agradecer muito aos que nos apoiaram de alguma forma e aos que compareceram.
Peço desculpas por não ter dado a devida atenção mas todos sabem que nesses momentos, há muito o que fazer e não se tem muito tempo para falarmos.
Transcorreu tudo num clima de paz e muita reivindicação, de nossa parte.
A comprovação final foi a de que a grande maioria das pessoas quer o fim do comércio de animais dentro do Mercado Central.
Continuamos recolhendo assinaturas.

Abraços em todos.

domingo, 23 de agosto de 2009

ANTECIPAÇÃO / GRANDE MANIFESTO EM BH

gatoverde

em defesa dos Direitos Animais

São Paulo - SP - Brasil


"Os animais não existem em função do homem, eles possuem uma existência e um valor próprios.

Uma moral que não incorpore esta verdade é vazia.

Um sistema jurídico que a exclua é cego."

Tom Regan - Filósofo norte-americano, autor do livro "Jaulas Vazias"

* * *

O movimento de libertação animal é um movimento de justiça social e está destinado

a mudar a história da sociedade humana assim como outros movimentos de justiça social o fizeram.

George Guimarães - Nutricionista e Ativista Vegano



Mercado Central SEM comércio animal
"Porque a crueldade e o sofrimento não podem fazer parte de nossas tradições"

29 agosto 2009, sábado
10 às 13 h
na porta do Mercado Central
(concentração às 9:30 h em frente ao Minas Centro)

Junte-se a tantos cidadãos belorizontinos que indignam-se com o aprisionamento e comércio de vidas e com o desrespeito aos clientes, ao manter-se no mesmo ambiente: animais vivos e alimentos.

Já passou da hora disso acabar !

Ao completar 80 anos, queremos o Mercado Central lindo por completo, livre dessa mancha que compromete seu grande valor cultural.

Em respeito à vida dos animais humanos e não-humanos !


Movimento Mineiro pelos Direitos Animais
Caros amigos,

nesse sábado (dia 29/08/09, das 10h às 13 h) haverá uma passeata na porta do Mercado Central (em frente ao Minas Centro) contra a venda de animais no estabelecimento, haja vista a péssima condição na qual são mantidos, acomodados e tratados, aliado ao fato de serem comercializados bem próximo dos alimentos que compramos (o que facilita a proliferação de doenças).

Se você é contra essa venda de animais, compareça à porta do Mercado Central nesse sábado. Não precisa ir sem roupa, com a cara pintada, vestido com fantasia de animais, etc.... Basta que vá! Sua presença fará a diferença e ajudará com que o Projeto de Lei 559/09 (de autoria da vereadora Maria Lúcia Scarpelli) que estabelece que fica proibida a venda de animais pelos estabelecimentos comerciais localizados no Mercado Central, seja definitivamente aprovado.

Segundo a vereadora "Há vários anos, diversos movimentos têm se dedicado à luta no sentido de proibir a venda de animais no mercado central. Existe até mesmo um abaixo assinado na rede mundial de computadores com mais de 3 mil assinaturas pedindo a imediata proibição do comércio de animais no Mercado Central de BH. Sabemos que não há qualquer controle de procedência e posterior destinação dos animais, das precárias condições de higiene, dos maus tratos, da má alimentação. Por tudo isso, apresentei o projeto de lei proibindo a venda de animais no mercado e agora queremos discutir melhor essa proposta".

O Projeto dispõe que o descumprimento da proibição de comercialização de animais sujeitará o infrator à multa no valor de R$5 mil. No caso de reincidência, o valor será dobrado e na ocorrência da terceira infração haverá cassação da licença de funcionamento do estabelecimento do infrator.

A comercialização de animais no Mercado Central, a meu ver, não passa de um ato criminoso, pois enquadra-se perfeitamente no art. 32 da Lei dos Crimes Ambientais: Art. 32. Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos:
Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.
§ 2 . A pena e aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.


Além disso, viola a Constituição da República em seu artigo 225, parágrafo 1º, inciso VII que dispõe que compete ao Poder Público proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais à crueldade.

"Entretanto, apesar da proteção que os animais, em tese, gozam, pelo que diz a lei brasileira, temos, diante de nós um vasto panorama de incontáveis ofensas a esses direitos. Crueldades, negligências, maus tratos, castigos violentos e tiranos, má alimentação ou ausência da mesma, privação do animal à higiene, descanso, espaço, ar e luz e até mesmo mortes, submetidos a injustificáveis e inadmissíveis angústias, dores, torturas, dentre outros atrozes sofrimentos causadores de danosas lesões corporais, de invalidez, de excessiva fadiga. São fatos constantes no dia a dia no Mercado Central de Belo Horizonte e merecem repúdio de todos". (Opinião de ativista - blog Gato Negro).

"Tudo isto sem dúvida, também, que fica a sociedade freqüentadora do Mercado Central de Belo Horizonte à exposição de agentes causadores de doenças infecto-contagiosas, ocasionadas por estes animais e/ou a complexa contaminação aos alimentos comercializados no estabelecimento. (Ativista. site: Adoções BH)".

Nas palavras de um ativista do blog Gato Negro:
Tal projeto está "paralisado", como tudo no Brasil, aguardando parecer da Comissão de Legislação e Justiça da Câmara Municipal de Belo Horizonte e a concretização de mais audiências públicas. Enquanto isso, os animais continuam sofrendo e doentes (conforme relatos de quem já comprou cachorros no Mercado Central, 90% morrem rapidamente de uma doença cruel chamada cinomose) e continuamos a comprar alimentos possivelmente contaminados.
"Como dizem os ADMINISTRADORES do Mercado Central: "Há decadas acontece isto ou aquilo"....

Já pensou??? Há décadas comercializamos escravos da África, porque mudar agora Isabel???
Há décadas surrupiamos TODAS as riquezas deste país....porque mudar agora Dom Pedro????
Há décadas somos subjugados pela ditadura.... Porque mudar agora Tancredo....

Realmente não dá pra entender né coitadinhos.

NÃO VAMOS DESCANSAR ATÉ O ÚLTIMO ANIMAL DEIXAR DE SER VENDIDO NO MERCADO CENTRAL.

Agora a luta é pra valer.....institucionalmente e judicialmente". (BLOG GATO NEGRO) www.gato-negro.org/contato@gato-negro.org
www.alabh.blogspot.com/ativismoala@yahoo.com.br