sábado, 5 de setembro de 2009

80 anos de Mercado Central

Grande Manifesto
“Mercado Central SEM comércio animal”


Aniversário de 80 anos de existência, em 07 de setembro de 2009

"Parabéns prá você,

nesta data querida !

Muitas felicidades,

se parar de vender vida ! "


Há uma semana antes do Mercado Central de Belo Horizonte completar 80 anos, após várias ações de oposição ao comércio de animais existente naquele espaço, realizadas em 2004, 2006 e 2008, dentre outras, realizamos esse manifesto, no sábado, 29/08/09, de 10 às 13 h .

Pacífica, democrática e alegremente, belorizontinos de todas as idades uniram-se sob o mesmo objetivo, em frente a um dos pontos turísticos mais agradáveis da Capital Mineira para alardear à população:

1. contra o comércio de vidas no Mercado Central de Belo Horizonte, considerando que animais não são produtos - tendo a vida desses seres sencientes, valor intrínseco (têm valor por si só, e não, para atenderem à nossa espécie);

2. contra a incompatibilidade sanitária de comercializar-se e consumir-se no mesmo espaço alimentos e animais vivos , configurando-se total desrespeito aos seus clientes e

3. contra o comprometimento da tradicionalidade desse Mercado, considerando a crescente conscientização da população quanto ao respeito aos animais não-humanos, depondo desfavoravelmente a tão importante ponto cultural e turístico da Capital Mineira.

Apesar dos andaimes em frente à entrada principal do Mercado Central, os manifestantes prosseguiram, panfletando, dançando, batendo tambores e tampas de panelas, com malabares e perna-de-pau, máscaras, fantoches e bonecos de animais, carro de som e megafone, colhendo depoimentos e assinaturas, atraindo vários apoiadores, moradores da região e transeuntes que, abordados, também discordam do comércio de animais no Mercado Central e juntaram-se a nós, contando-nos suas histórias e experiências quanto ao assunto.

O manifesto transcorreu em total tranquilidade, contando com o apoio da Polícia Militar e da BHTRANS, os quais elogiaram a organização do evento. Nosso agradecimento pelo apoio.

O resultado foi muito satisfatório, considerando a coleta de 1.136 assinaturas em nosso Abaixo-Assinado, em apenas 3 horas de manifestação, resultando em 6 assinaturas por minuto, em média.

Várias fotos neste blog, após esta postagem.


Agradecemos a todos que, mais do que manterem-se indignados em silêncio e contrários àquele comércio, sem nada fazer, tomaram a iniciativa de unirem-se a outros, fortalecendo a oposição ao referido comércio.

Agradecemos à imprensa que divulgou o nosso trabalho, danto oportunidade para que o maior número de cidadãos inteirem-se desse assunto e o mesmo seja resolvido da forma mais democrática possível:

1- Jornal “O Globo” - Protesto pede fim da venda de animais em mercado em Belo Horizonte
http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1285603-5598,00-PROTESTO+PEDE+FIM+DA+VENDA+DE+ANIMAIS+EM+MERCADO+EM+BELO+HORIZONTE.html
2- Jornal “Hoje em dia” - Protesto pede fim da venda de animais em mercado em Belo Horizonte

3- Jornal “O tempo” – ONGs pedem fim à venda de animais no mercado
http://www.otempo.com.br/otempo/noticias/?IdNoticia=120048

4- Rádio “Favela”

5- Rádio “Itatiaia”

6- Rede Minas

7- TV Bandeirantes

Prosseguimos ampliando, a cada instante, novas adesões em oposição àquele comércio de vidas , até que ele acabe e os respectivos comerciantes continuem lá, vendendo sua diversidade de produtos veterinários, sabendo-se que seus preços são considerados os melhores, mais competitivos.

Com a criação do Projeto de Lei Municipal n° 559/09, avançamos rumo ao objetivo comum a tantos: a proibição do comércio de animais no Mercado Central.

Agradecemos ao Jornal "Estado de Minas", que, após o sucesso da 1ª Audiência Pública sobre esse comércio, lançou uma enquete, de 01 a 22/07/09, para saber a opinião da população: mais de 91% dos manifestantes concorda com a proibição do comércio de animais no Mercado Central de Belo Horizonte.

Está prevista a 2ª Audiência Pública sobre o tema, na Câmara Municipal de Belo Horizonte. Desde já, conclamamos todos os cidadãos a participarem, dizendo aos nossos representantes, os Vereadores de BH, sua opinião.

Solicitamos a todos que se opõem àquele comércio, que assinem e multipliquem a Petição on line :

http://gato-negro.org/blog/peticao-pelo-pl-que-proibe-a-venda-de-animais-no-mercado-central-bh/

http://bit.ly/mercadocentral

Movimento Mineiro pelos Direitos Animais
"Liberdade aos Animais, ainda que tardia ! "

domingo, 30 de agosto de 2009