sábado, 15 de maio de 2010

Assunto: LEISHMANIOSE: ONG CONTESTA MINISTÉRIO DA SAÚDE



Mensagem de Vanice Orlandi, presidente da UIPA (http://www.uipa.org.br)



Prezados Associados e Colaboradores da UIPA, União Internacional Protetora dos Animais,


A UIPA ofereceu representação ao Ministério Público Federal, solicitando providências contra a matança de cães, como pretensa medida de controle da Leishmaniose.


Apresentando inúmeros argumentos e estudos, em um arrazoado de 63 laudas, a entidade contesta a tese defendida pelo Ministério da Saúde, que insiste em recomendar a morte de dezenas de milhares de cães, há décadas, sem respaldo científico algum, contra todas as evidências de que a eliminação de cães soropositivos em nada repercute na incidência da doença, que mantém-se elevada e em expansão pelo país, a despeito de toda a matança promovida.


Na oportunidade, a UIPA agradece à jornalista Regina Macedo, que colaborou na pesquisa de dados e seleção dos estudos apresentados.


Seguem alguns dos tópicos desenvolvidos na peça, elaborada pela presidente.


Em nome de pretensa medida de controle da Leishmaniose Visceral Americana ( LV), o Ministério da Saúde emprega a gravosa medida de eliminar a vida de dezenas de milhares de cães, sem ao menos conhecer a correlação entre a doença canina e a humana, a despeito da inexistência de estudos, ou experiências anteriores, que demonstrem a eficácia do método de eliminação de cães, ou que lhe dê algum suporte técnico-científico.


A elevação do número de casos da doença, que acarreta 2.700 (duas mil e setecentas) mortes anuais, e sua expansão pelo país, há mais de quatro décadas, denunciam a ineficiência da política baseada na matança de cães soropositivos.


Recente revisão sistemática solicitada pela OMS concluiu que o controle dos vetores e a vacinação de cães seriam mais eficazes do que o abate de cães, e que tal estratégia é cada vez mais debatida em razão da incidência da Leishmaniose humana manter-se elevada, inobstante a sua intensa aplicação.


A rapidez com que a população canina é reposta exige proporção e freqüência impraticáveis de eliminação de cães soropositivos.


O abate de cães ainda tem se prestado a disseminar a Leishmaniose, pois temendo pela vida de seus animais, muitos munícipes os conduzem a outros Municípios, ou os repõem com novos animais, colocados no mesmo espaço em que vivia o infectado, o que alastra a doença, torna a população canina mais jovem, implicando na maior suscetibilidade a diferentes doenças.


Em função dos imprecisos testes sorológicos, que chegam a acusar Leishmaniose em até 48% dos animais que não a possuem, dezenas de milhares de animais saudáveis são mortos.


Embasado em mais de 10 (dez) fatores, consultores da FUNASA recomendaram, em 2001, que a triagem sorológica de cães, seguida de eliminação, fosse suspensa.


O Ministério da Saúde desaprova a utilização das vacinas para as quais concedeu registro e autorização p ara a comercialização.


Ao não recomendar a prevenção da LV canina por vacina, e ainda vedar o seu tratamento, o Ministério da Saúde extingue caminhos alternativos à eutanásia, barra a resistência à sua aplicação, e a institui como a única alternativa possível ao controle da doença.


A eliminação de animais ainda se presta a desviar o verdadeiro foco da questão que é o combate ao vetor, o flebotomíneo responsável pela transmissão da doença. Segundo especialistas, a prioridade deveria ser dada ao controle de vetores, em vez da atual ênfase conferida ao controle de reservatórios caninos.


Outros reservatórios, provenientes de animais que vivem em proximidade com o homem no meio rural, podem ser fontes de infecção e atrair o mosquito, mas tal questão não recebe atenção alguma do órgão ministerial.


Embora a Leishmaniose seja uma doença diretamente relacionada à precariedade de condições sociais e sanitárias, o programa de controle da doença não abrange políticas públicas voltadas para a solução da grave desigualdade relativa a tais condições.


É ineficiente a promoção de medidas de vigilância e de educação em saúde.


Fatores relacionados à ausência de controle ambiental favorecem a proliferação da doença, mas não são atingidos pelo programa de controle da LV.


Inexiste razão para se vedar o tratamento canino com drogas de uso humano, uma vez que 100% dos tumores em cães, 80% das infe cções e muitas outras enfermidades que os acometem, são tratadas com medicamento de uso humano.


É infundada a inferência de que o tratamento dos cães com Leishmaniose importa em risco de indução à seleção de cepas resistentes aos medicamentos disponíveis para o tratamento de humanos, pois há mais de uma década já se constata refratariedade ao tratamento com as drogas disponíveis.


O Ministério da Saúde não segue as normas internacionais de consulta à comunidade científica, como denuncia o especialista em saúde pública tropical Carlos Henrique Nery Costa, ex-consultor daquele órgão.



A recomendação do Ministério da Saúde para que sejam eliminados os cães soropositivos, expedidas às cegas, sem respaldo técnico algum, deriva do fato de que sempre foi essa a política adotada.


Mata-se animais pelo só fato de que sempre matou-se.


As autoridades sanitárias ainda batem-se pela manutenção do caduco método recomendado pelo 6º Informe Técnico da Organização Mundial de Saúde, de 1973, que indicava a captura seguida de eliminação de cães errantes para o controle da população canina e das zoonoses, não obstante tal política ter sido declarada ineficaz e impraticável pela OMS, desde 1992, quando editou o 8º Informe Técnico.


A problemática questão da superpopulação canina decorreu da insistência em manter uma superada política de saúde pública.


Em muitos Estados e Municípios, o Ministér io Público e as entidades protetoras insurgiram-se contra a eliminação sistemática, que restou vedada por força de lei, de sentença, ou de celebração de TAC -termo de ajustamento de conduta-, sempre à revelia das autoridades sanitárias, que continuam a bater-se por sua aplicação.


O Poder Público prevê a possibilidade de infectação, e nada faz para impedi-la, omitindo-se de implantar procedimentos profiláticos eficazes, como o uso da coleira. Consente, dessa forma, na disseminação da doença canina para promover, ao final, a matança dos atingidos, conduta que desatende a obrigação, que lhe traçou a norma constitucional, de vedar as práticas que submetam animais à crueldade.


Saudações


Vanice T. Orlandi

Presidente
UIPA

quarta-feira, 12 de maio de 2010

MIGUEL (o cachorro que estava sendo arrastado pelo mendigo) AGORA PARA ADOÇÃO - BH


Pessoal,

Este é o Miguel, aquele cachorrinho que estava sendo arrastado pelo mendigo e que a Lourdes tomou à força. Ele estava com pneumonia, sarna, anemia, conjutivite, várias feridas no corpo e muito, muito magro. Com a colaboração financeira de algumas pessoas, a Lourdes pode tratar dele e agora ele está bem de saúde e bonito. A Lourdes não pode ficar com ele, pois ela tem dezenas de cães e gatos que vivem juntos dentro e fora da casa dela e essa superlotação causa muitas brigas entre os animais. A Lourdes pede agora nossa ajuda para encontrar um bom adotante para ele, para que ele possa ter uma vida mais feliz, pois o pobrezinho, até o momento que a Lourdes o tomou do mendigo, só havia sofrido. Ele merece ter um lar e uma família que goste dele e o trate com carinho.
Então, peço que divulguem as fotos dele, enviando para todos de suas listas e publicando em sites de adoção.

O Miguel é porte médio, com idade em torno de 1 ano, muito ativo, brincalhão.

O telefone da Lourdes é (31) 2515-1432

terça-feira, 11 de maio de 2010

AJUDA, URGENTE, A MAIS UMA PROTETORA! DE SÃO PAULO VAMOS FAZER A CAMPANHA DOS 5,00 REAIS

From: lourdes.seno@hotmail.com
Subject: AJUDEM!!! ESTOU COM MUITOS CÃES RESGATADOS E ESTOU SEM RAÇÃO! QUEM PODE ME AJUDAR???
Date: Mon, 10 May 2010 22:56:47 -0300

Pessoal!!!

Sei que todos estão lotados de animais, muitos compromissos, mas infelizmente eu tenho que pedir. Estou com muitos animais e no momento não tenho nenhum saco de ração e tb não tenho madrinhas! Só tem uma pessoa que me dá 1 saco de 25kg por mês.

Não adianta eu resgatar, mandar e-mail dizendo que vou dar lar temporário, mas e o resto? estou com vários cães sem castrar, sem vacinar!!!

Ontem, domingo abandonaram mais um bebezinho doente na minha porta, que fazer?

Lembram da mãezinha que abandonaram na minha porta? os bebês já estão comendo e até hoje não comeram um grão de ração de filhote, estão comendo comida!

E tem os outros 3 bebês que se salvaram da cinomose, onde seus 5 irmãoszinhos morreram, eles já estão com 5 meses e eu ainda não consegui castrar e não tomaram todas as vacinas, a mãezinha já ficou no cio novamente!

Eles estão comendo comida de um restaurante que vou buscar todos os dias e não é muito saudável e tb eu cozinho arroz com carne que ganho de uma churrascaria e misturo um pouco de ração, quando tenho!

Estou com muitos cães para doação, mas infelizmente não estou indo na feirinha, pois estou sem carro, baterram nele e foi para o conserto. Tenho que fazer um e-mail com os cães para doação e tentar doar pela net, pois é muito trabalho levá-los em feirinha, sem contar com as despesas com gasolina e banhos!

Preciso doar urgente a pit bull Laila e a Tigrada, pois já brigaram pela segunda vez, são dócies com a gente, mas não aceitam outros cães e não tenho onde colocá-las separadas!

Só Deus conhece minha luta por aqui, não está fácil tentar salvar os mais necessitados, pois os que estão bem e andando tenho que deixar na rua e dar uma comidinha quando possível, são muitos animais abandonados por aqui! Até um cachorro sem perna e com o osso pra fora apareceu por aqui, outra mãezinha com as tetinhas cheia de leite e sem filhotes aqui no terminal, e não tenho como alimentá-los tb, pois está difícil até pros meus resgatados.

Seguem algumas fotos e quem quiser me visitar, conhecer os peludos, estou a disposição, é só me ligar.

Fones: (11) 6798-1421 e res. 2042-5453 tarde e noite-SÃO PAULO

Segue minha conta, quem puder me ajudar com um pouquinho, os peludos agradecem:
Bradesco
Ag. 1993
Conta Poupança: 1012151-5
Maria de Lourdes Seno
cpf 059.420.058-00

(OBS: são inúmeros cães e preciso de ajuda p/ postá-los. Breve o farei. Graça Leal)

Eu liguei para a Lourdes em SP e ela me indicou a Adriana que tem um Pet Shop pertinho da casa dela e ela disse que as pessoas podem comprar no Pet Shop e ela comunica com a Lourdes para ela buscar lá. Basta fazer o seguinte:
1) Escolher a ração:
15 kg: Leader; R$ 40,00 Dog Show: R$ 52,00 Mais Baratas: R$ 23,00
25 kg: Dog Show: R$ 88,00
2) Depositar o valor correspondente na conta do Pet Shop:
Pet Shop "Gato que ri"
Proprietária: Adriana Donizete Pereira da Silva - tel: (011) 2042 3995 - email: duarted.76@hotmail.com
Banco: Bradesco
Agência: 2750
Conta corrente: 0005195-0
3) Em seguida, mandar um email para a Adriana - email: duarted.76@hotmail.com e avisá-la que depositou o valor na conta dela para a compra de ração xxxxxxx para entregar à protetora Maria de Lourdes Seno - tel: (011) 6798 1421 e res. (011) 2042 5453.
4) Quem preferir depositar um dinheiro de ajuda diretamente na conta da Maria de Lourdes Seno, os dados são: Bradesco - ag. 1993 - conta poupança: 1012151-5 - Maria de Lourdes Seno - CPF: 059.420.058-00.
Vamos divulgar, né ? Farei minha doação.
Obrigado pela atenção e cooperação.

Procuro alguém que goste de mim!


Lolla Fofa!!!
Olá eu sou a Lolla! Fui encontrada em uma rua do bairro Funcionários em Belo Horizonte dentro de uma caixinha de papelão junto com minha irmãzinha... que já arrumou um dono!!! Tenho aproximadamente 2 meses e poucos dias, estou bem de saúde, já tomei a primeira dose de vacina e de vermifugo!! Quem está cuidando de mim é a Cris, mas infelizmente ela mora em apartamento e já tem uma cadelinha vira-lata também adotada!! Ela queria muito ficar comigo, mas eu vou ficar um pouco grandinha (sou de porte médio a grande...)! Tenho certeza que darei uma excelente companhia e proteção a quem me adotar!!! Ah!! E é claro: na data certa serei castrada!!!
Contato:
Cristina 88332788 - cris11cordeiro@yahoo.com.br

À ESPERA DE ADOÇÃO



Oi pessoal,
encontrei esse bebê perdido na rua e o coloquei na clínica, mas preciso doá-lo logo, pois ele está lá há mais de 1 mês e fica muito dispendioso. Tem 95% da raça basset. Ele tem menos de 1 ano, foi vermifugado, vacinado (1ª dose), exame de leishmaniose negativo, dócil, meigo
Contato:Halbene 8749.7200