domingo, 5 de dezembro de 2010

ANIMAIS SUBMETIDOS A TORTURAS





Aqui não falarei daquelas torturas escancaradas contra os animais, praticadas “por tradição” como: animais em circos ,cavalos de tração, rodeios de bezerros,rodeios com cavalos e touros,golfinhos em cativeiro, farra do boi, touradas,pesca de golfinhos,aves em gaiolas, matança das baleias e focas, rinhas, garraiada, finning:retirada das barbatanas dos tubarões, vivissecção:testes em animais vivos,morte das renas... etc

Falarei da tortura silenciosa, velada, camuflada nas palavras amor, carinho e proteção. Falarei de personalidades psicóticas que adotam um animal e dando vazão às suas psicoses, utilizam estes seres sensíveis e indefesos como suas cobaias submetendo-os a um desinformado “adestramento” entenda-se: tortura.

Exemplificando: estou em contato com um poodle que lhe foi tirada toda a sua natureza de animal: ele não late não porque lhe tenham sido cortadas as cordas vocais (procedimento ilegal) usada por muitos adotantes para evitar latidos mas porque foi podado usando-se de treinamento cruel, só Deus sabe como.

Ficou, praticamente oito anos de sua vida preso a uma corrente dentro de um quartinho de despejo. Também não urina como fazem os cães. Fazia cocô, acreditem, no vaso sanitário, como fazem os humanos. 

Se você o coloca na área, com um obstáculo leve cercando, ele não sai. 

Qualquer outro cão, criado como cão, derrubaria o obstáculo e passaria por cima. Não esse pobre animal. 
Se lhe apontam o dedo em riste, sem preciso nada falar, só o gesto, ele vai direto para a área de serviço onde sempre foi mantido.

Que dó e dor sentimos ao vê-lo. Atualmente, está cercado de muito amor e carinho, por duas protetoras mas levará tempo para confiar nos humanos que AGORA,querem o melhor para ele que é respeitar sua natureza, esta que o faz latir, levantar a patinha para urinar e “demarcar território” em todo o canto, pular, correr, lamber as pessoas, efusivamente.

Nosso foco,neste momento, são estes animais torturados nas mãos de pessoas insensíveis como os dados como presentes para crianças descontroladas que usam-nos para extravasarem suas más índoles,

 ou aqueles transformados em bonecos para enfeitar carros e camas, 
ou os mantidos em cubículos, porões, oficinas que nunca recebem sol e ali morrem sem sequer um agradecimento daqueles que os fizeram seus escravos.

Temos centenas de casos assim, nas oficinas mecânicas, nos galpões, nas construções, utilizados para guarda, mal cuidados,mal alimentados e depois abandonados ou por estarem doentes ou por estarem velhos..

“Saúde e cuidados dos cães que vivem confinados- eles precisam ser levados para passear pelo menos uma vez ao dia para ver outros bichos e pessoas (socialização) fazer suas necessidades fisiológicas e se exercitarem”...(Instituto Nina Rosa)
Isso são os mais básicos dos cuidados, ainda têm muitos outros como a vermifugação,a vacinação, a castração, manter os pêlos limpos de parasitas como pulgas, carrapatos e sarnas (Cães e gatos)complementado com muita atenção e carinho.

Em Belo Horizonte, estamos trabalhando no Projeto de Lei, inédito em todo o Brasil, que trata da Regulamentação do Comércio de Animais PL559/09 construído por ativistas da Causa Animal e abraçado pela Vereadora Mª Lúcia Scarpelli (PCdoB). Sancionado tal PL teremos amparo legal para denunciar, recorrer e cobrar providências junto aos Órgãos competentes.

Estamos também lutando por uma Delegacia de Proteção Animal Civil exclusiva para essas denúncias. Ennquanto não temos, fazemos denúncias nas Delegacias da Polícia Civil e a do Meio Ambiente  e estamos aguardando  aplicação das penalidades. (Obs: este texto foi escrito em 05/12/2010)

Hoje 24/03/2016- A DELEGACIA DE PROTEÇÃO ANIMAL FOI CRIADA em 2013 e NÃO FUNCIONA,ATÉ HOJE.