sexta-feira, 7 de outubro de 2011

WEEAC

Manifestações irão acontecer, de forma sincronizada, em diversas capitais e cidades brasileiras e no mundo todo
O Movimento Mineiro pelos Direitos Animais, juntamente com grupos de proteção, associações e ativistas da causa animal, promoverá neste sábado (8), às 16h, na Praça Sete, o Dia Mundial de Combate à Crueldade Animal. O evento objetiva combater todo e qualquer tipo de crueldade contra os seres vivos por meio da conscientização da sociedade sobre esse tipo de prática exploratória. O movimento é uma iniciativa da World Event to End Animal Cruelty (WEEAC)  - organização não governamental (ONG) situada nos Estados Unidos, com representação em processo de formalização no Brasil desde o primeiro semestre de 2011 -  e contará com manifestações públicas  em todo o mundo, neste mesmo dia e horário.
No Brasil, além de Belo Horizonte, até o presente momento aderiram ao evento as seguintes capitais e cidades: Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Curitiba, Goiânia, Belém, Florianópolis, Recife, Vitória, Natal, Campo Grande, Salvador, Porto Alegre, Campinas (SP), Tatuí (SP), Itatiba (SP), Blumenau (SC), Garanhuns (PE), São João del-Rei (MG), Jales (SP), Mariporã (SP), Ribeirão Preto (SP) Itapetininga (SP), Sorocaba (SP) e São José do Rio Preto (SP).
No mundo, já foi aderido pela Austrália, Áustria, Bósnia e Herzegovina, Chile, Croácia, Chipre, Egito, França, Alemanha, Grécia, Índia, Israel, Líbano, Malta, Holanda, Bélgica, Nova Zelândia, Filipinas, Portugal, Romênia, África do Sul, Espanha, Suécia, Suíça, Turquia, Estados Unidos, Canadá, Argentina e Equador.
Seguindo a padronização mundial, as atividades serão encerradas com uma vigília silenciosa à luz de velas, em memória dos bilhões de animais mortos e abusados anualmente.
Saiba mais, acesse: http://www.wix.com/weeacbrasil/br#!kit ouwww.adocaobh.blogspot.com.
Agradecemos ao Jornal O Tempo pela divulgação.


Amanhã irá ao ar a entrevista que concedi à Rádio CBN- agradecemos a oportunidade.
Agradecemos à assessoria de nossa querida amiga e jornalista Helena Maria Dias pelos contatos.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Excelente: Ministério Público cria Grupo Especial em Defesa da Fauna




Repassando mensagem

Amanhã, em evento solene será assinada a inauguração do Grupo Especial em Defesa da Fauna dentro do Ministério Público do Meio Ambiente de Minas Gerais.

O Coordenador das Promotorias de Meio Ambiente de Minas Gerais, Dr. Luciano Badini (imagem acima), nos convida a comparecer e apoiar esse grande acontecimento.

A solenidade ocorrerá às 17:00 horas do dia 7 de outubro, sexta-feira, na Avenida Álvares Cabral, 1.690 - 1º andar.

É importante a nossa presença, é muito importante termos uma representatividade do Movimento Mineiro de Defesa dos Direitos dos Animais nesse evento.

Não deixe de comparecer. 

Divulgue essa mensagem e telefone para as pessoas que se interessam em lutar contra os maus tratos para com os animais, convidando-as.

Ione Torquato
______________________

Mais uma vez reverenciamos o empenho de ativistas abnegados que com sua persistência e contatos constantes através de ofícios, emails e visitas aos gabinetes daqueles que também são sensíveis ao sofrimento dos animais conseguiram este grande avanço para nosso Estado.

Esta notícia vem abrilhantar e somar ainda maior força à manifestação de sábado: Luta Mundial contra a Crueldade Animal.
Mais uma vez, Belo Horizonte segue junto com as iniciativas das grandes capitais.

Dentre muitos ativistas não podemos deixar de citar nossa "guru" Ione Torquato. Incansável,persistente, mineiramente, ela vai diminuindo o sofrimento dos nossos amigos animais, buscando ações que os amparem.

Reconhecemos a força de nossa Comissão Interinstitucional da Saúde Humana em sua Relação com os Animais dentro da SMS  respeitada pelo desempenho sério, ético, competente e abnegado de seus grupos componentes.

Agradecemos a todos que direta e indiretamente, contribuíram para mais esta vitória.

Graça Leal em nome do Movimento Mineiro Pelos Direitos Animais (que engloba os 31 grupos de Defesa Animal de Belo Horizonte) 





Na imagem acima, à esquerda, de terno escuro, o Promotor Luciano Badini ao final da Audiência Pública na ALMG contra o PL 4548/98 do ex-deputado federal Tomaz Nono, que retira a proteção dos animais domésticos da Lei Federal de Crimes Ambientais. Presentes com ele vários representantes de ongs ambientalistas e de defesa animal de Minas Gerais, deputados Durval Ângelo, Délio Malheiros (MG), Feliciano Filho (SP) e a apresentadora Luísa Mell. (clique na foto para ampliar)


Na primeira foto os ativistas: Franklin,Marimar, Ione Torquato, Luci Godói,Mª Irene, Geralda e eu Graça Leal
Na segunda foto: o Digníssimo Promotor do Meio Ambiente de MG Luciano Badini
Estas fotos foram tiradas após a solenidade da qual fizeram parte representantes da Defesa Ambiental de toda Minas Gerais com o Dep. Fred Costa representando a Assembléia Legislativa,havia tb representante  do Governador do Estado, do Comando geral da PMMG e demais autoridades.
O Promotor Luciano Badini abriu um espaço para agradecer a presença dos ativistas da Causa Animal o que nos comoveu e o aplaudimos quase de pé.
Após, houve um delicioso coquetel.

Já está marcada, pelo Promotor, nestes próximos dias, reunião com os ativistas  para traçar os rumos que tomará este Grupo Especial em Defesa da Fauna.
Eu estarei presente para passar, para vocês, meus amigos que prestigiam este Blog, todas as novidades.



quarta-feira, 5 de outubro de 2011

WEEAC




Olá Ativistas e simpatizantes,

nos reuniremos, sábado, às dezesseis horas ( 16 hs ) na Praça Sete, BH
Levem faixas, cartazes e velas como o farão todas outras capitais e cidades.
Que tal irmos todos de branco? Aguardamos representantes dos 31 grupos de Proteção Animal de BH.

Aos sábados, neste horário a cidade é mais calma, no entanto, nossa ação será divulgada por toda a mídia, concomitante com demais cidades,estados e países. Não podemos nos omitir!

Devemos nos concentrar, como nas demais capitais, no lugar que seja o marco da cidade e aqui em BH é junto ao Pirulito da Praça Sete.  

Seria bom levar velas de 7 dias já que faremos vigília e seria interessante levar copos descartáveis para colocarmos a vela dentro p/ proteção.Se alguém tiver outra idéia, divulgue, por favor!
Usemos e abusemos de nossa criatividade! Os animais agradecem!
Seguem abaixo informações e petições que pedimos a todos que assinem.

"Não basta só  compaixão é preciso  ação."

Evento WEEAC - notificação oficial

 Olá, amigas e amigos da WEEAC Brasil,

Como vem sendo anunciado há meses, a WEEAC International está promovendo um evento global, que contará com a participação de aproximadamente 70 cidades do mundo, sendo 24 delas localidades brasileiras. Este evento, intitulado Dia Mundial Pelo Fim da Crueldade Animal (ou WORLD EVENT TO END ANIMAL CRUELTY, em inglês), será realizado no dia 08 de outubro de 2011 às 16:00 e conta com representantes oficiais em cada um dos países participantes, os quais se empenharam firmemente em coordenar e organizar de forma sincronizada e afinada com os princípios que guiam este movimento. No Brasil, a representante escolhida para assumir esta função foi Norah André, ativista dos direitos animais já conhecida pelo trabalho sério e transparente que vem realizado ao longo de sua trajetória de luta e reivindicações pela libertação animal.

Neste sentido, gostaria de informar que a listagem abaixo indica as 26 cidades que aderiram oficialmente ao evento de 2011. Deixamos registrado aqui nosso agradecimento aos demais locais que nos últimos dias manifestaram interesse em realizar o evento no dia 08. Porém, o prazo para adesão já havia sido esgotado e não temos condições de aceitar novas participações em nome da WEEAC. No entanto, se encontra disponível para download um material totalmente gratuito, o qual pode ser impresso e distribuído em outros eventos pela libertação animal como forma de difundirmos nossa mensagem e abrirmos novas possibilidades de adesões para 2012.

Agradeço a todas e todos pela compreensão, pela participação e pela divulgação do nosso evento, o qual, certamente, será um marco na história da luta pelos direitos animais em todo mundo.

Nos vemos no dia 08 de outubro,

Dawn Groth
WEEAC International

Panfletos para baixar, com autorização livre:
http://www.wix.com/weeacbrasil/br#!kit



    WORLD EVENT to END ANIMAL CRUELTY    

Página Geral do Evento da WEEAC no Facebook: (informações permanente e atualizadas para consulta; outras formas de ativismo da arWeeac no Brasil e no mundo)
http://www.facebook.com/pages/Weeac-Brasil/268512176492431

Como parte do Evento Mundial de Combate à Crueldade Animal da WEEAC, conforme o link abaixo:
      http://www.weeac.com/08-october-2011-event.html

o Brasil se fará representar em diferentes capitais e cidades brasileiras.
Este é o evento de São Paulo, SP. Consulte os links dos demais eventos já programados abaixo.
As manifestações públicas ocorrerão de forma sincronizada em todo o mundo, neste mesmo dia, sempre às 16 hs.

Até o presente momento, estão confirmadas manifestações no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Curitiba, Goiânia, Belém, Florianópolis, Recife, Vitória, Natal, Campo Grande, Salvador, Porto Alegre, Campinas (SP), Tatuí (SP), Itatiba (SP), Blumenau (SC), Garanhuns (PE), São João Del Rei (MG), Jales (SP), Mariporã (SP), Ribeirão Preto (SP) Itapetininga (SP), Sorocaba (SP) & São José do Rio Preto (SP)

Rio de Janeiro: Arpoador, Praia de Ipanema, 16 hs:  
http://www.facebook.com/event.php?eid=232005930156411

Brasília DF: Fonte da Torrre de TV, 16hs:  http://www.facebook.com/event.php?eid=245587798786822


São Paulo, capital: Parque do Ibirapuera, 16 hs (OBELISCO)
http://www.facebook.com/event.php?eid=135035503244222

Goiânia: Parque Vaca Brava, 16 hs:   http://www.facebook.com/event.php?eid=135740766507798

Campinas, SP: Concha Acústica do Taquaral, 16 hshttp://www.facebook.com/event.php?eid=163102350430038

Recife, PE - Parque Dona Lindu, Praia de Boa Viagem, 16 hs:  http://www.facebook.com/event.php?eid=227252030647271

Natal, RN - Praça Cívica de Natal, 16 hs:  http://www.facebook.com/event.php?eid=169068593164599

Campo Grande, MS - Parque das Nações Indígenas, 16 hshttp://www.facebook.com/event.php?eid=264316806915641

Blumenau, SC - Prainha - Praça Jucelino Kubitscheck de Oliveira, em Ponta Aguda, 16 hs
 http://www.facebook.com/event.php?eid=219476484767408

Vitória, ES - Praça da igreja Nossa Senhora do Rosário , Prainha Vila Velha, 16 hs
http://www.facebook.com/event.php?eid=227714350608284

Belém, PA - Praça da República, 16 hshttp://www.facebook.com/event.php?eid=244165052290502

Salvador, BA - Farol da Barra, 16 hs:  http://www.facebook.com/event.php?eid=131272090302150

Porto Alegre, RS - local ainda sendo definido, 16 hs:  http://www.facebook.com/event.php?eid=283420781673872

São João del Rei, MG - Av Tancredo Neves, 16 hs:  http://www.facebook.com/event.php?eid=186448598087896

Ribeirão Preto, SP - Esplanada do Teatro Dom Pedro I - Praça XV de novembro, 16 hs
 http://www.facebook.com/event.php?eid=202654839795659

Mariporã, SP - Largo do Bem, Parque Petrópolis, 16 hs:  http://www.facebook.com/event.php?eid=186108244790772

Jales, SP - participação confirmada, 16 hs, local em definição:  http://www.facebook.com/event.php?eid=238350859543514

Florianópolis, SC - local ainda sendo definido, 16 hs:  http://www.facebook.com/event.php?eid=183088595093266

Tatuí, SP - prefeitura de Tatuí SP, 16 hs:  http://www.facebook.com/event.php?eid=114132685354851

Itatiba, SP - local ainda sendo definido, 16 hshttp://www.facebook.com/event.php?eid=219534161428924

Itapetininga, SP:  http://www.facebook.com/event.php?eid=199882766742161

São José do Rio Preto, SP:  http://www.facebook.com/event.php?eid=192941537437860

Garanhuns, PE:   http://www.facebook.com/event.php?eid=187504264653591

Sorocaba, SP: http://www.facebook.com/event.php?eid=226851124033257

Solicitamos às pessoas presentes que levem consigo uma vela para ser acesa ao cair da tarde, em memória dos bilhões de animais mortos e abusados anualmente pelas mãos dos homens. Pretendemos encerrar o dia com uma pequena vigília silenciosa, à luz destas velas.

Por favor, assine e divulgue a primeira petição já criada pela Weeac no Brasil, em defesa de um tratamento mais digno e ético dos cães e gatos abandonados no país:
http://www.thepetitionsite.com/1/in-defense-of-stray-cats-and-dogs-in-brazil/

Nosso primeiro video aqui da WEEAC Brazil
 

Segundo video, dedicado ao triste cenário brasileiro dos direitos dos animais no país:
 

Terceiro video, postado no Youtube em 05/09




Como 1o passo para todos, por favor assinem e compartilhem as 3 petições mundiais que estão em curso:
http://www.thepetitionsite.com/4/worldwide-petition-to-end-animal-cruelty-be-a-voice-for-those-without-a-voice/



Assine também a petição pelo estabelecimento de uma Declaração Universal dos Direitos dos Animais da Uncaged UK:   http://www.uncaged.co.uk/signudar.php

NOVO TEMPO:
em busca de alternativas de trabalho aos
 comerciantes de animais do Mercado Central BH
MOVIMENTO MINEIRO PELOS DIREITOS ANIMAIS
"Liberdade aos Animais, ainda que tardia!"

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

XVIII FEIRA DE ADOÇÃO DE ANIMAIS SMS/CCZ/ONG

Feira de adoção de animais no dia 8 de outubro da 9:00 às 15:00 horas
Local:Veterinária Anchieta -  Rua Albita, 751 esquina com Rua Montes Claros - Bairro Anchieta
Telefone: 3282 1873
Faça-nos uma visita e na oportunidade "Adote um amigo". Divulgue para os seus contatos para que todos os animais sejam acolhidos por pessoas responsáveis e carinhosas. Convite em anexo.
Amigo não se compra; Adote um animal!

BH: união de forças contra Leishmaniose - PL 1082/10 Vacinação gratuita+Simpósio internacional

Exmo. Vereador Sr. Sérgio Fernando,
gostaríamos de solicitar-lhe a participação no VIII Simpósio Internacional sobre Leishmaniose Visceral que acontecerá na Câmara Municipal de Belo Horizonte, conforme a seguir, a fim de que possamos unir forças para prevenir e combater esta doença.

Agradecemos-lhe a iniciativa de criar o Projeto de Lei Municipal nº 1.082/2010 (anexa), que visa a prevenção da Leishmaniose visceral em Belo Horizonte, preservando a vida dos animais humanos e não humanos - considerando ser uma doença zoonótica.

Apesar de lamentarmos por não termos tido conhecimento prévio da Audiência Pública sobre o tema, ficamos satisfeitos com seu acontecimento, por entender ser esse espaço de fundamental importância para que todos os envolvidos possam colaborar, com saberes diversos, construindo juntos, o melhor texto legal para que o objetivo seja alcançado.

Att.

Adriana Cristina Araújo
MOVIMENTO MINEIRO PELOS DIREITOS ANIMAIS
"Liberdade aos Animais, ainda que tardia!"

PL BH 1082_10 vacina gratuita leishm.pdfPL BH 1082_10 vacina gratuita leishm.pdf
57K   Visualizar   Baixar   


COMISSÃO DE SAÚDE DEBATE PROPOSTAS PARA COMBATE À LEISHMANIOSE EM BH

Quarta-feira, 28 Setembro, 2011
A Comissão de Saúde e Saneamento realizou audiência pública para discutir as estratégias de prevenção e combate à Leishmaniose Visceral no município, a requerimento dos vereadores Iran Barbosa (PMDB) e Sérgio Fernando Pinho Tavares. Uma das finalidades da reunião foi avaliar a viabilidade e colher contribuições para aprimorar o projeto de lei de Sérgio Fernando, que prevê vacinação e distribuição de coleiras antimosquito.  Após ouvir os especialistas, o parlamentar optou por dar continuidade à tramitação do PL.
“A discussão foi muito rica e esclarecedora, inclusive derrubou alguns mitos como a morte de animais ou resultados falso-positivos em exames diagnósticos que seriam provocados pela vacina”, comentou Sérgio Fernando. Para ele, as informações dadas pelos especialistas presentes de que a vacina, já disponível no mercado, imunizaria cerca de 80% dos animais, favorece a aplicabilidade de sua proposta.
De acordo com o parlamentar, poderá ser proposta emenda prevendo a distribuição de coleiras antimosquito “Tanto a vacinação quanto a distribuição de coleiras inseticidas, com seus prós e contras, já foram adotadas em outros municípios, e há relatos de que efetivamente reduzem a propagação da doença”, argumentou o vereador, baseado nas colocações do Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária, Nivaldo da Silva.  
Iran Barbosa também defendeu a importância de uma abordagem legislativa do problema, com a elaboração de projetos de lei voltados a ações preventivas, que agreguem contribuições da sociedade civil e de especialistas. “Pelo que ouvimos, a combinação vacina + coleira parece ter efetividade comprovada;  mesmo antes de aprovada oficialmente pelo Ministério da Saúde,  a vacinação pode ser adotada por qualquer município, desde que assuma os custos da medida”, ponderou.
O secretário municipal adjunto da Saúde, Fabiano Pimenta, explicou que a Prefeitura segue as diretrizes do Governo Federal e é obrigada a utilizar os métodos e insumos fornecidos para realização de testes diagnósticos e combate ao mosquito vetor. “Cabe ao Ministério da Saúde normatizar os procedimentos em relação às doenças de notificação compulsória, como é o caso da Leishmaniose”. Ele informou que ainda não há resultados oficiais das análises do órgão em relação à vacina e à sua utilização em larga escala como instrumento de saúde pública.
A representante do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG, professora Maria Norma Melo, aprovou as estratégias utilizadas atualmente pela Prefeitura e recomendou cautela antes de se propor a utilização de instrumentos em forma de lei, já que muitos estudos vêm sendo feitos dentro e fora do país e a norma pode engessar o município, impedindo-o de utilizar novos recursos que venham a ser desenvolvidos.  
Educação sanitária
O vereador Márcio Almeida (PRP) questionou ainda a dificuldade encontrada por donos de cães que solicitam recolhimento ao serviço de Zoonoses e a necessidade de reforçar o recolhimento do grande número de animais de rua da cidade, por meio do antigo serviço da “carrocinha”. O gerente distrital do Controle de Zoonoses da Regional Pampulha, Cristiano da Costa, destacou a importância do manejo de fatores ambientais que favorecem a proliferação do mosquito.
Além das discussões sobre a eficácia e as dificuldades envolvidas nas diferentes ações de prevenção e combate à doença, um ponto considerado essencial pelos representantes de Regionais, Controle de Zoonoses e especialistas presentes foi a necessidade de promover a educação sanitária da população, por meio de campanhas e ações intersetoriais direcionadas, promovidas em parceria pelo poder público, universidades, ONGs e entidades voltadas ao tema.
Conscientização sobre posse responsável de animal, informações sobre medidas preventivas e cuidados ambientais, importância da castração e da eliminação de animais portadores são alguns dos temas que podem contribuir para reduzir os índices da doença. “A profilaxia da doença é muito complexa e abrange fatores técnicos, ambientais, humanos e culturais”, destacou Maria Norma.
Simpósio internacional
Também deverá subsidiar possíveis alterações ou emendas ao projeto de lei de Sérgio Fernando o VII Seminário Internacional de Leishmaniose, que será realizado na Câmara Municipal nos dias 29 e 30 de outubro, no Plenário Helvécio Arantes, segundo informação de Nivaldo da Silva, que convidou os parlamentares a assistir ao evento.
O PL 1082/11, de Sérgio Fernando, que prevê campanha anual de vacinação pública e gratuita dos animais do Município, aguarda apreciação do plenário em 1º turno. O projeto teve a tramitação suspensa pelo próprio autor, que optou por aguardar os resultados da audiência antes de definir a formatação final da proposta.
Também participaram da reunião os vereadores Edinho Ribeiro (PTdoB), Toninho da Vila Pinho (PTdoB) e Reinaldo Preto Sacolão (PMDB); Luís Otávio Carvalho e Farid Sales Carvalho, representando as Regionais Venda Nova e Pampulha. 
Superintendência de Comunicação Institucional

http://www.cmbh.mg.gov.br/noticias/2011-09/comissao-de-saude-debate-propostas-para-combate-leishmaniose-em-bh

 

domingo, 2 de outubro de 2011

Inscrevam-se já! Nossa participação massiva é um recado para o Ministério da Saúde.

Olá ativistas e simpatizantes,

é uma grande oportunidade podermos participar de evento de tamanha relevância não só pelo assunto leishmânia como também pela competência e envergadura dos palestristas.

Ione Torquato e Marimar Poblet são nossas grandes representantes de BH. Damos os parabéns e desejamos bos sorte!

È uma grande iniciativa da Câmara de BH e agradecemos muitíssimo aos vereadores que tiveram a iniciativa.

Nós, ativistas,façamos já, nossa inscrição pq além de muito aprendermos, nossa presença e participação também são formas de pressionar as autoridades para o que mais queremos: que o Ministério da Saúde dê a permissão para o tratamento da Leish e que os cães parem de ser exterminados, em todo o Brasil.

Saiba mais sobre o assunto: Leishmaniose tem tratamento neste Blog

Contando com a presença massiva de todos os ativistas,
abraços, Graça Leal

VIII Simpósio Internacional de Leishmaniose Viceral Canina


A cada ano que passa vivemos experiências imprevistas, são descobertas novas tecnologias, aplicados novos métodos de diagnósticos para diversas doenças e melhores drogas para tratamentos. Além disso, na área da tecnologia da informação os avanços são notáveis. O mundo corre! Aliado aos avanços nessas diversas áreas, urge que a espécie humana avance em seus sentimentos. Nós humanos já sabemos, por experiência histórica existencial, que a vida de todos os seres depende de nós. Sabemos que NÓS, os humanos, decidimos o que fazer com a natureza, com os animais, domésticos ou silvestres. Decidimos sobre a vida e a morte dos animais. O motivo para destruir vida de animais é variado; às vezes, devido a necessidade de alimentação ou pelo exótico sabor de suas carnes, outras pela qualidade de suas peles ou simplesmente pelo prazer da caça. Na área da saúde pública, conforme o grupo político que ocupa o poder, o argumento para destruir vidas de animais se ampara na defesa da vida humana. Em nosso país esse argumento nos parece demagógico. Pelo menos no caso do controle da leishmaniose visceral, ele É DEMAGÓGICO! A destruição em massa de cães no Brasil não defende a vida humana. Estudos referem que essa estratégia não tem suporte científico, além de que os resultados demonstram ineficácia dessa medida. Segue em nosso país a teimosa conduta do Ministério da Saúde em destruir cães com a DEMAGÓGICA mensagem de que faz isso para proteger a vida humana. A que ponto os homens podem chegar! Além disso, sabemos, através de publicações científicas, que os exames atualmente realizados para o diagnostico da infecção nos cães apresentam expressivo percentual de resultados falso positivos. Mesmo assim os cães são mortos. Por tudo isso ocorrerá o VIII Simpósio Internacional de Leishmaniose Visceral Canina. Reuniremos cientistas e técnicos em dois dias para levantar o que ocorre sobre o controle da Leishmaniose Visceral na Europa e no Brasil, com suas diferenças e semelhanças. Sejam bem vindos!




29 DE OUTUBRO

8h00

Inscrições e entrega de material

8h30
Abertura

9h00
Apresentação BRASILEISH

9h30
Panorama da leishmaniose visceral canina na Europa
Dr. Javier Encinas Aragon
10h30
Intervalo

10h45
Panorama da leishmaniose visceral canina na Europa
Dr. Javier Encinas Aragon
12h00
Almoço

13h30
Panorama da leishmaniose visceral humana no mundo e o abate canino no Brasil
Dr. Carlos Henrique Nery Costa
15h00
Intervalo

15h15
O papel do Médico Veterinário como gerente de zoonoses na Europa
Dr. Javier Encinas Aragon

17h00
O papel do Médico Veterinário como gerente de zoonoses no Brasil
Dr. Nordman Wall B. Carvalho Filho

18h00
Mesa Redonda
A Leishmaniose Visceral Humana e canina, os centros de controle de zoonoses e os médicos veterinários
Dr. Javier Encinas Aragon
Dr. Carlos Henrique Nery Costa
Dr. Nordman Wall B. Carvalho Filho

19h30
Encerramento

30 DE OUTUBRO

8h00
Bem estar animal e a leishmaniose visceral canina - desafios na relação com a administração municípal de Belo Horizonte
Ione Torquato
Maria Del Mar Ferrer Jordá Poblet

8h50
Aspectos da infecção por Leishmania infantum em cães
Dr. Fábio Nogueira

9h50
Intervalo

10h00
Aspectos imunologicos da leishmaniose visceral canina
Dr. Paulo Tabanez

11h00
O que oferece o laboratório privado no Brasil para o diagnostico da leishmaniose visceral canina
Dr. Luiz Eduardo Ristow

12h00
Almoço

14h00
Manejo do paciente canino com leishmaniose visceral
Dr. Javier Encinas Aragon
Dr. Octávio Estevez
Dr. Vitor Márcio Ribeiro

15h30
Aspectos jurídicos da leishmaniose visceral canina – somos obrigados
a matar?
Dr. André Luiz Soares da Fonseca
Dr.Sérgio Cruz

16h20
Intervalo


16h35
Vacinas contra leishmaniose visceral canina – estudos de fase III
Dra. Ana Maria Tibúrcio
Dra. Fabiana Grecco

18h00
Encerramento





Dra. Ana Maria Leonardi Tibúrcio
Possui graduação em medicina veterinária pela FEAD (2007). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas do Núcleo de Pesquisa em Biologia da Universidade Federal de Ouro Preto, desde 2011. Pesquisadora do setor de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa Hertape Calier Saúde Animal S/A, atuando como coordenadora de ensaios clínicos de produtos farmacêuticos e biológicos veterinários, desde 2007. Co-responsável técnica do Hertape Calier Saúde Animal S/A, desde 2010.



Dr. André Luis Soares da Fonseca
Graduação em Medicina Veterinaria pela Universidade Federal de Uberlândia (1984), mestrado em imunologia das leishmanioses pela Universidade de São Paulo (1993), graduação em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2001), especialização em Direito Civil e Processual Civil pela Universidade Católica Dom Bosco de Campo Grande (2006). Professor da disciplina de Imunologia na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul desde 1991.



Dr. Carlos Henrique Nery Costa
(PI) Infectologista – Presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical
Carlos Henrique Nery Costa concluiu o doutorado em Saúde Pública Tropical - Harvard University em 1997. Atualmente é Presidente da Sociedade Brasileira de Medicinas Tropicais, professor da Universidade Federal do Piauí, médico do Governo do Estado do Piauí e Coordenador Executivo da Rede Nordeste de Biotecnologia. Publicou 30 artigos em periódicos especializados, 171 trabalhos em anais de eventos e publicou 1 livro, tendo escrito 8 capítulos. Possui 1 produto tecnológico. Participou de 17 eventos no Brasil.



Fabiana Farinello Grecco
Médica Veterinária graduada pela Universidade de Espírito Santo do Pinhal. Pós graduação em gestão empresarial pela UNICAMP, Mestre em parasitologia (Leishmaniose) pela UNICAMP, Coordenadora Técnica da linha de Biológicos da Unidade de Animais de Companhia da Pfizer Saúde Animal.



Dr. Fábio Nogueira
Possui graduação em Medicina Veterinária pelo Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal (1993), Mestrado em Clínica Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Botucatu (2003) e Doutorado em Clínica Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Botucatu (2007). Atualmente é sócio proprietário - Clínica Veterinária Mundo Animal e professor da Fundação Educacional de Andradina (FEA) no curso de Medicina Veterinária - na disciplina de Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Clínica Veterinária, atuando principalmente no seguinte tema: atendimento clínico e imunoprofilaxia de animais com leishmaniose visceral em áreas endêmicas.



Ione Torquato de Oliveira Naves
Professora de Inglês - Acupunturista - Ativista pelos Direitos dos Animais há mais de 15 anos - Membro da Comissão Interinstitucional de Saúde Humana na sua Relação com os Animais, aprovada pelo Conselho Municipal de Saúde em maio de 2006- Membro da ONG "Animais Urbanos do Brasil" - Coordenadora do Programa de Adoção de Animais "Adote um Amigo", em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte.



Dr. Javier Encinas Aragon
Chefe de Sanidade Ambiental e Zoonoses, da Comunidade de Madrid (Espanha) e foi o consultor europeu da Organização Mundial de Saúde durante o Encontro de Experts em Leishmaniose Visceral nas Américas promovido pela Organização Panamericana de Saúde e Ministério da Saúde do Brasil, ocorrido em Brasília, Brasil, em 2005.



Dr. José Octavio Estévez
Medico Veterinario - Clinico de pequenos animais na Argentina. Especialista em tratamento da Leishmaniose Visceral Canina



Dr. Luiz Eduardo Ristow
Médico Veterinário graduado pela Universidade Federal de Viçosa. Mestre em Medicina Veterinária Preventiva pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atuou como pesquisador da EPAMIG, atualmente Diretor Técnico do TECSA Laboratórios e professor de pós graduação em Sanidade animal Membro do COESUI – e do COESA.



Marimar
Arquiteta e Urbanista, funcionária da Secretaria Municipal de Saúde, membro da Comissão Interinstitucional de Saúde Humana na sua Relação com os Animais, membro da ONG ANIMAIS URBANOS- Diretoria de Filosofia e Ética, membro do ABRIGO CÃOPAIXÃO, conselheira do CREA e membro da diretoria do SINARQ-Sindicato de Arquitetos e Urbanistas.



Dr. Nordman Wall Barbosa de Carvalho Filho
Coordenador do Centro de Zoonoses da cidade de São Luis no Maranhão. Ex-presidente de do CRMV-MA



Dr. Paulo Tabanez
Médico Veterinário graduado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Pós- graduado em clínica e cirurgia de pequenos animais pelo Centro Regional Universitário de Espirito Santo do Pinhal/ SP. Mestre em imunologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de Brasilia(UnB). Diretor do Hospital veterinário Prontovet (DF) e Coordenador dos departamentos de Oncologia e Infectologia.



Dr. Sérgio Cruz
Advogado, faz parte da Comissão do Meio Ambiente da OAB/MG e Assessor Jurídico da ANCLIVEPA-Brasil. Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Possui pós Graduação em Gestão Ambiental, Pós Graduação em Direito Ambiental e em Direito Público. Ex Auditor da Fundação Estadual do Meio Ambiente – FEAM. Ex Procurador da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e desenvolvimento sustentável do Estado de Minas Gerais – SEMAD. Membro da Comissão de Meio Ambiente da OAB/MG, Consultor jurídico da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo e Consultor jurídico da Fort Dodge para lançamento da Leishmune.



Dr. Vítor Márcio Ribeiro
Graduado em Medicina Veterinária pela Escola de Veterinária da UFMG em 1980. Mestre em Medicina Veterinária Preventiva pela Escola de Veterinária da UFMG em 1988. Doutor em Parasitologia Veterinária pelo Instituto de Ciências Biológicas da UFMG. Professor de doenças infecciosas do Instituto de Medicina da PUC - Betim - MG.






Sócios da Anclivepa Minas e Anclivepas de outros Estados
Até dia 28 de outubro R$ 50,00
No local R$ 70,00
Não sócios
Até dia 28 de outubro R$ 130,00
No local R$ 150,00
Associe-se até o final de 2011 com o valor da anuidade reduzida:
Estudantes: R$80,00
Médico Veterinário: R$100,00.

INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES
Primor Eventos
Tel.: (31) 3444-9002 - (31) 7818-3775
Horário: 8h às 18h
E-mail: primor@primoreventos.com.br