terça-feira, 3 de abril de 2012

Mais uma "protetora" precisando de ajuda.

Olá amantes dos animais,

conhecemos uma "protetora" que mora no Bairro Glória.
Como a maioria dos que cuidam de muitos animais, a história de vida é sempre trágica.Ela cuida de 30 gatos e 22 cachorros.
Até aí, nada de mais.Só que ela pesa 32 kilos, é super frágil. Tem uma filha de 7 anos, engravidou de outro bebê e seu marido de apenas 47 anos faleceu antes do bebê nascer. Ela fez  cesária que infeccionou e ela ficou SOZINHA com 2 filhos 30 gatos e 22 cachorros!!!

Gabriela Braga me passou a situação.Era crítica! Os 30 gatos confinados num local pequeno,cheio de velharias dentro, abafados,
todo fechado. Acreditem!!!Só havia um pequeno local por onde a claridade entrava.Vou evitar postar aqui todos os detalhes por respeito a essa senhora, como tantas outras que conhecemos:cheias de boas intenções mas sem nenhuma condição tanto emocional qto material
de ter animais.

Para começar pedimos a outra protetora que a ajudasse até podermos ir la. Esta protetora lá esteve, fez uma limpeza e nos passou o
quadro negro.
Entrei em contato com Mailce, Rafael e Andressa do site: www.fafichufmg.br.bast (Brigada para animais sem teto)
Prontamente Rafael e Andrezza que já fazem um trabalho maravilhoso cuidando de quase 100 gatos, se dispuseram a ir comigo
p/ vermos o que fazer.

Nas condições precárias eles deram vitaminas p/ todos, separamos 2 filhotes com anemia e mais 3 sem pêlo, raquíticos e os encaminhamos p/ o Dr. Marcos.Isso foi numa terça-feira.

No Domingo, após a Cãominhada, retornamos,  mais esse anjo chamado Gabriela .Gabriela já ajudavaessa senhora e continuando seu silencioso e abençoado trabalho, adentrou nos canis  e foi limpando, lavando e colocando comida.

Eu havia pedido a ajuda de um pedreiro pq  depois que vi a situação, principalmente, dos gatos, não tive mais sossego.
Como o gatil era telado por cima, não entendi o porquê das telhas cobrindo todo o telhado.Pedi ao pedreiro que afastasse as telhas, de modo que recebessem o sol e uma parte os protegessem das intempéries. Assim foi feito e a claridade invadiu o recinto.
Os gatos e todos nós, criamos alma nova.Então,Gabriela entrou e começamos a limpeza geral.

O fedor era insuportável que se espalhou pelo ar.Retiramos tudo que era entulho fétido, apodrecido e enlameado de fezes.
Várias espécies de insetos ali se escondiam e iam sendo retirados às pazadas.(Eu só pensava no que meu marido faria me vendo ali naquela situação) Na verdade quem fazia o "trabalho sujo" era GabY pq eu, de fora, só dava suporte e ajuda rs,rs

Após retirar sujeira acumulada, certamente, de anos, Gaby lavou muito bem, jogou detergente e água sanitária.
Estávamos lá desde às 15:30 e já eram qse 19 horas.Ainda demos nova dose de vitaminas a todos.

Saímos de lá mais leves mas ainda não  estávamos sossegadas.

Na segunda-feira, cedo fui a uma marcenaria, enchi 10 sacos de serragem, de madeira,comprei 4 kilos de fígado, um vaso plantado com capim cidreira, e muitas cxas de papelão e retornei.

Os gatos já tinham melhor aparência. Espalhei serragem por todo o piso, nos buracos e nos locais onde eles, higienicamente,escolheram para defecar. Saiu mosquito por tudo qto era lado.

Coloquei as cxas de papelão na parte onde eles escolheram para se acomodar e eles iam afiando as unhas ou se acomodando dentro delas.Coloquei o vaso com o capim cidreira que eles gostam de mastigar, tanto é anti-estressante qto serve para eles regurgitarem as bolas de pêlo.

Fui p/ a cozinha, peguei 1 kilo de fígado congelado, cobri com água e deixei em fogo brando enquanto tomava outras providências de jogar serragem em todos os canis.

A serragem da madeira (e não de aglomerados) absorve a umidade e o cocô se enrola evitando mau cheiro, mosquitos e que os animais pisem nas próprias fezes causando micoses nas patas além de acabar com aquele mau cheiro que fica no ar em todo local que tem animais

Ela é usada em galinheiros, cocheiras, currais e o descarte é mais prático.Ainda é mais econômica pq ganhamos , não precisamos comprar. 

Os locais ficam mais apresentáveis sem aquela cocozeira. Ainda economiza água, produtos de limpeza e repetindo, evita a micose nos pés dos animais qdo expostos a muita água e às proprias fezes.A fabulosa  e abençoada veterinária Flávia Quadros que nos ensinou.

Terminando com os canis, fui passar o fígado, aferventado sem gordura nem sal, no liquidificador e fazer o patê.

 
Qdo fui levar no gatil a ração com o patê, os bichos sentindo de longe aquele cheiro, ficaram enlouquecidos.
 

Comeram muuuuito!
Fiquei mais tranquila pq o essencial à vida que é o sol, água limpa, alimentação e vitaminas, tentamos dar.
 

Muita gente vai revoltar-se,condenar, xingar, esbravejar e querer retirar os animais dali.Seria ótimo mas para onde levar?
 

Sobrecarregar outras protetoras que têm os mesmos problemas? Pagar hotelzinho? Contaminar outros animais?
Aceitamos  sugestões e ajuda se houver outra saída.
 

Liguei hoje,terça-feira 03/04 para saber notícias dos 3 internados c/ Dr. Marcos. 
A veterinária Vivi disse que, graças a Deus, estão se recuperando.Falei sobre alguns sintomas que observamos em alguns outros: apatia, pêlo caindo. Podem estar todos com giardíase que contamina a todos devido às péssimas condições de higiene.Outro motivo para não ter onde levá-los:a giárdia contamina outros gatos.
 

Qto aos dois filhotes estão sendo bem cuidados num local súper adequado por outros anjos: Rafael e Andrezza.
Amanhã irei ter com Vivi e ela passará a medicação.Cuidando da higiene do local, dando alimentação razoável, vitaminas mais fígado de galinha sol e água fresca, vamos cuidando lá mesmo.
 

Pensamos em aumentar o gatil mas percebemos que é melhor corrermos atrás para cuidar e doar todos aqueles animais.
 

Precisaremos de voluntários que revezem conosco o cuidado com estes animais.Quem mora no Bairro Glória
ou imediações que possa nos ajudar?
 

Quem tem vermífugos para cães e gatos,vitaminas ou o que mais for necessário?
 

Com o uso da serragem, não tendo que fazer aquela lavação todos os dias, sobrará tempo para darmos banhos nos cães, tosá-los, enfim, dar atenção e cuidados que todo animal merece.
 

Estarei postando no Blog o que temos para vender, no Brechó. Com o dinheiro arrecadado podemos suprir nossos gastos.Aceitamos ajuda financeira também.
 

Breve postaremos fotos das condições menos ruins.
 

Alguns dos cães estão em canis mais amplos tem alguns porém, que estão em cubículos e estão bem estressados. Embora a "protetora"diga que os solta de vez em quando já que o espaço do terreno é amplo,nós temos algumas dúvidas.

Razão e sensibilidade
temos que ter para ir conscientizando muitas pessoas que têm este perfil:ajuntar, ajuntar e os animais nunca estão prontos para serem adotados.
 

Tais relatos têm o objetivo de mostrar  realidades cotidianas e que temos que ser fortes para ajudar nossos amiguinhos tão indefesos entregues a personalidades  tão questionáveis.
 

"Os gatos são super vaidosos e higiênicos. Adoram lugares macios e  ensolarados onde tomam seu banho.
Os próprios porcos gostam de limpeza. O único animal que gosta de sujeira  e faz o chiqueiro é o ser humano"
Contato:Graça Leal 8772-9171

Quem quiser pegar serragem,gratuitamente: Rua São Carlos,355 Madre Gertrudes (após o aglomerado Cabana do Pai Tomás)
Serralheria Portal Amazonas Fone 3386-8000 Itamar


Hoje quinta-feira 05/04 fui ao Dr. Marcos buscar a receita para tratar a Giárdia dos gatos. Drª Teresa me recebeu e receitou SECNIDOL/ dose única/ Se necessário repetir em 15 dias.

Após, retornei à casa da protetora cozinhei fígado e novamente, misturei à ração e dei p/ os gatos. Eles ficam alucinados com o cheiro e comem muuuuito.
A situação está bem melhor com a serragem.O  vaso plantado com capim cidreira fez sucesso pq eles comeram qse tudo.

Segunda-feira 09/04 retornarei com mais 10 sacos de serragem p/ renovação, levarei mais  vasos de capim cidreira, plantado, brinquedos p/ eles movimentarem-se.

Precisarei de um homem que corte uns galhos da mangueira que está impedindo que haja mais sol no gatil. 

Estou iniciando a CAMPANHA: TODO PROTETOR  DEVE ADOTAR UM GATO PRETO.
Lá no gatil tem vários. Nos ajudem adotando-os e dando-lhes melhor oportunidade de vida.

Quem puder nos ajudar de alguma forma entre em contato: Graça Leal 8772-9171

Antecipadamente agradecemos.

26/04
gatil antes a única claridade que entrava era através desta pequena janela onde vivem 25 gatos.Agora puxamos as telhas p/ trás, cortamos a árvore de perto e o lugar entra mais sol e claridade




pastor alemão numa pequena jaula. vamos quebrar a divisória e soltá-lo de vez em quando.
Juntamos esta mãezinha qse sem pelos c/ os outros e retiramos os 2 filhotes anêmicos e encaminhamos p/ tratamento.
 Estamos pagando uma protetora p/ ajudar Dayse.A situação está sob controle pq ela vai lá na segunda, quarta e sexta. Agora vamos melhorar a ração dos animais.
O tratamento dos 3 gatos internados ficou em 235,00 preço de veterinário amigo.

Estamos trabalhando no Brechó p/ cobrir os gastos.Quem tiver p/ nos doar temos gente interessada em comprar:
Uma esteira ergométrica/um frigobar ou freezer/ máquina de costura/cômoda/ blusas, calças e bermudas/ tênis com números de 44 p/ cima (feminino)
 Divulguem nosso Brechó! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário