sábado, 14 de julho de 2012

LEI QUE NÃO PERMITE ESPETÁCULOS QUE CAUSEM CRUELDADE AOS ANIMAIS É DESCUMPRIDA EM SANTOS DUMONT

VAMOS PROTESTAR!

 

 "Exposição Agropecuária de Santos Dumont continuará tendo a apresentação de Rodeio em sua programação Por Gustavo Sá Fortes 13/07/2012 às 21:03"


http://www.facebook.com/aoma.sd/posts/258936667555197 - Declaração da AOMA e ASDAN

http://dl.dropbox.com/u/91558409/13-07-12_reportagem%20CBN_rodeio%20SD%20.amr Entrevista hoje cedo da ASDAN à CBN


http://www.facebook.com/paginaportalcabangu    Reação da Prefeitura e do Sindicato Rural

http://www.facebook.com/portalcabangu?ref=ts

http://www.cabangu.com.br/wordpress/?p=11089

Exposição Agropecuária de Santos Dumont continuará tendo a apresentação de Rodeio em sua programação
Por Gustavo Sá Fortes
13/07/2012  às 21:03

Um grande e polêmico impasse foi instaurado na tarde de hoje (13/07) na cidade de Santos Dumont referente à programação da 37º Exposição e 40º Concurso Leiteiro do município, com âmbito na apresentação do 1º Rodeio da cidade com o apoio do Sindicato Rural de Santos Dumont.


Nossa equipe de reportagem foi acionada por populares que viram uma grande movimentação da Polícia Civil, diretores do Sindicato Rural e membros da Prefeitura Municipal no Parque de Exposições “Fernando Faria Rocha”.
Segundo relatos, a Exposição seria cancelada por falta de uma liberação da Prefeitura de Santos Dumont.
Para certificarmos dos fatos que estavam ocorrendo, nos deslocamos até o local.
Chegando ao Parque de Exposição fomos prontamente recebidos e atendidos pelo Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais Sr. Dalton José Abud que nos informou o que realmente estava havendo no local.
Em entrevista exclusiva ao Portal Cabangu, o Sr. Dalton Abud fez a seguinte declaração: – “De fato está havendo um mal entendido e uma picuinha política muito grande, por parte da Secretária de Finanças da Prefeitura, que veio arbitrariamente trazer aqui uma notificação para o Sindicato, na qual nós fizemos uma montagem de uma estrutura nunca vista em Santos Dumont, com uma Companhia de Rodeio de nome nacional. Acaba de fazer uma pericia aqui a Polícia Civil, a mando do Ministério Público, e constatou que está tudo liberado, você mesmo pode ver aqui a qualidade dos animais, com saúde, estando tudo direitinho, com todas as documentações prontas e a Secretária de Finanças alega que quando nós pedimos o alvará para a festa, nós não falamos que iria ter Rodeio. Então isso não passa de uma mediocridade, de uma falta de bom senso, de amor a cidade e não passa de uma picuinha política, e eu tenho certeza que isso se caracteriza como problema político, dela conosco, contra o povo de Santos Dumont, mas a resposta estará rápida aí… Faltam poucos dias… A resposta virá tranquila sobre isso ai. Nós vamos impetra um mandado de segurança agora, já procuramos um advogado, estamos acabando de organizar. Estou fazendo tudo dentro do certo, dentro da Lei, há poucos dias nós tivemos um problema de energia aqui, eu pedi que cortasse a energia e contratamos um gerador, para gerar energia e não criar problema. O equipamento do pessoal do Rodeio está tudo dentro das normas técnicas mais precisas, as botinas, as esporas são sem dentes…  Eles tem um nome nacional… Nós queremos fazer tudo direito. Agora concordar com esse revanche que essa moça está fazendo, e não é só com o Sindicato não, é com todo mundo de Santos Dumont. É só ver que i
isso não é uma coisa normal essa picuinha. Estamos aí para fazer o que é certo, mas vamos lutar pelo nosso direito.”

Perguntado se a festa irá continuar e a Exposição Agropecuária e o Torneio Leiteiro iria transcorrer normalmente, o Presidente do Sindicato foi cauteloso em declarar  - “Bom, se for para responder agora, eu digo que o Rodeio corre o risco de não ter. Mas nós estamos entrando com uma liminar no Juízo, pedindo um mandado de segurança para que isso seja revogado. Porque a própria perícia da Polícia Civil estão aqui concordando com tudo, vendo que todos os equipamentos desses peões, estão dentro a mais rigorosa técnica.”
Uma diligência da Polícia Civil estava no local fazendo todo o trabalho de perícia, juntamente com o apoio da Vigilância Sanitária devido a uma requisição do Ministério Público.
“A Polícia Civil compareceu junto com a perícia técnica e Vigilância Sanitária do Município para a constatação e respondendo alguns quesitos referentes a uma requisição do Dr. Roger, para apurar se existe alguma violência ou maus tratos contra os animais que estão no Rodeio. Então o perito Gomes da cidade Barbacena compareceu aqui no local, juntamente com o Dr. Roberto Albanese, veterinário, que alegaram que olharam os animais na nossa presença e verificaram os equipamentos e nada de irregular foi constatado. Então será elaborado três laudos que serão encaminhados ao Dr. Roger, como resposta a requisição que ele fez a nós nessa data.”, declarou a Delegada que estava acompanhando toda a equipe, Dr.ª Kenia Aparecida de Almeida Oliveira.
Após a constatação de todo o fato e movimentação no local, nossa equipe procurou o departamento citado em entrevista no local para que pudesse se manifestar a respeito da notificação expedida.
Fomos atendidos também prontamente pela Secretária Municipal de Finanças, a qual nos declarou a seguinte versão dos fatos: - “Ocorre que no dia 09 de maio de 2012, o Sindicato Rural solicitou um alvará para realização da Exposição Agropecuária e do Concurso Leiteiro, em momento nenhum o Sindicato informou que haveria um Rodeio. No momento não existe qualquer documentação que fizesse menção a esse Rodeio. Existe uma Lei Municipal que proíbe a apresentação de animais a título de espetáculo. Então na hora de liberar o alvará, foi liberado um alvará para Exposição Agropecuária e o Concurso Leiteiro. Nós tomamos conhecimento que nessa noite houve Rodeio, inclusive a Associação Protetora dos Animais esteve lá e parece que não conseguiu impedir que houvesse o espetáculo.
Então nós notificamos o Sindicato sobre a questão do Rodeio, com relação a Exposição e ao Torneio não tem nada contra, o alvará foi liberado normalmente e pode transcorrer da forma que foi liberado o Alvará. A festa continua!
Nós fazemos questão que a festa continue, com os shows que já estão programados. Tudo está OK! A questão do Rodeio é que não foi informada o município. E essa Lei Municipal 3.859, proíbe a participação de animais em espetáculos circenses ou similares.
Então nós notificamos eles com relação ao Rodeio. Agora ele pode recorrer. E assim… Cabe ao Ministério Publico entender se ele tem direito ou não de apresentar os animais. O meu papel é o seguinte, só que ele não pediu o alvará para isso e não está liberado. Com relação a picuinha política, que ele na hora falou e vocês estão me passando aqui agora, nada contra. Porque é uma festa que continua como em todos os anos em que ele pediu o alvará. Nada Contra. Faço questão de ir… Eu vou lá assistir o Padre Antônio Maria… Vou lá ver o Ataíde e Alexandre… Faço questão de ir lá, mas com relação ao Rodeio vamos esperar se o Ministério Público se manifeste e a Associação Protetora dos Animais, a ASDAN, e vamos ver o que acontece.”
De acordo com os dados fornecidos e nossa pesquisa, nos artigos da Lei Municipal 3.859/06 está explícito no Art. 1º a seguinte posição “- Fica proibido no âmbito do município de Santos Dumont, a apresentação de espetáculo circense ou similar que tenha como atrativo a exibição de animais de qualquer espécie.”, e no Art. 4º que faz referência a responsabilidade do Município está disposto que:  “Fica o Executivo Municipal na obrigatoriedade em fiscalizar tais eventos e fatos, atribuindo às conformidades do Código de Posturas do Município, quando estes convencionar-se em multas legalmente constituídas.”.
Findando o impasse sobre essa questão, entramos em contato novamente com o Sr. Presidente do Sindicato Rural para saber se já havia uma posição oficial do Judiciário e Ministério Público sobre a realização ou não da apresentação do Rodeio.
Segundo o Sr. Dalton Abud, a decisão saiu logo após as 20 horas, através da Juíza de Plantão, sendo favorável a continuidade do evento cultural com o espetáculo de Rodeio.
Assim que for repassado a nossa equipe de reportagem a decisão oficial da Juíza na integra iremos estar atualizando o artigo.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

DENUNCIE

MAUS-TRATOS AOS ANIMAIS
Um morador da rua Barcelona, no bairro Jardim Europa, em Sete Lagoas, mantém um verdadeiro campo de concentração para animais em sua casa e em dois lotes vagos, um ao lado do seu imóvel, e outro, em frente. O que se vê são cachorros  e cavalos definhando de fome e sede, sendo torturados dia e noite. Já denunciamos aos órgãos competentes inúmeras vezes, e ninguém toma providência. Para se ter uma ideia, os cavalos se alimentam das fezes uns dos outros, estão todos muito machucados,  por trabalharem em carroças, e os cães uivam de fome e sofrimento até não terem mais força. Que eu contei, já morreram, em um curto espaço de tempo, quatro cavalos. Em relação aos cachorros, não dá nem para avaliar. Peço, por favor, providências. O morador também mantém pássaros silvestres em gaiolas. Não é a primeira vez que utilizamos este espaço para denunciar a situação horrível que estamos presenciando aqui em nossa rua. Da primeira vez, depois que o jornal divulgou nossa reclamação, a secretária de Meio Ambiente esteve aqui, juntamente com os agentes da zoonoses, mas nada foi feito.(Jornal Supernotícia 11/07/2012 
Moradores
RESPOSTA:
Somos protetores de animais de rua de BH.
Temos bastante experiência para afirmar que os Órgão de Proteção Animal não funcionam.
O que fazemos e aconselhamos a todos que sofrem, ao ver animais maltratados é prestar solidariedade, ajudando a diminuira dor de quem não sabe se defender.

.Sugiro que o autor dessa nota, se junte a mais vizinhos e ofereçam ração e medicamentos.
."Amar ao próximo" significa ajudar a todos que têm vida e necessidades urgentes.
"Eu vim para que todos tenham vida"Jesus Cristo "Tudo que vive quer viver."Francisco de Assis
Nossa consciência, tranquila, agradece.

Deixo meu contato para ajudar, também, nessa parceria e aguardo contato.
adocaobh@gmail.com
--

quarta-feira, 11 de julho de 2012

HISTÓRICO DE NOSSA LUTA PELA CAUSA ANIMAL EM BH




 FATOS RELEVANTES RESULTANTES DO ATIVISMO PELOS DIREITOS ANIMAIS EM BH


1.                *   1925 - Criação da Sociedade Mineira Protetora dos Animais
2.                *  Participação na criação da Lei de Crimes Ambientais nº 9605/98 e na elaboração da Constituição Brasileira, art. 225, lançamento do livro “Tutela Jurídica dos Animais”, referência nacionalmente e criação da  ONG Liga de Prevenção à crueldade contra os animais – todas, ações de autoria da Dra. Edna Cardozo Dias
3.                   Criação de abrigo para jaguatiricas resgatadas de maus tratos, local hoje ocupado pela ONG Cãoviver
4.                   Tratamento dos gatos abandonados no Parque Municipal pela ativista, Sra. Jane Pena
5.                   Criação da Associação Bichos Gerais, pelo Dr. Leonardo Maciel
6.                   Criação do Núcleo Fauna: resgates, salvamentos e feiras de adoção responsável
7.                   Criação do Coletivo Gato Negro: manifestos sobre Direitos Animais e Veganismo
8.                   Criação da Aliança Libertária Animal: manifestos sobre Direitos Animais e Veganismo
9.                   Criação das ONGs Cãoviver, Cãopaixão, Cãopartilhe, Ninho dos Bichos, Sexta-feira, Animália e Valorizar
10.               2002 - Criação da Associação Brasileira pela Causa Animal - ABC Animal
11.               2002 - Vigília pelos Animais Abandonados na Praça da Liberdade,  realizada pela Associação  ABC Animal
12.               2003 – Denúncia e Assinatura do Termo de Reclamação junto ao Ministério Público do Meio Ambiente acerca da matança de cães e gatos na câmara de gás pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Belo Horizonte e I Culto Ecumênico pela Vida dos Animais Vítimas de Maus Tratos – 04/10/03 –  Praça da Liberdade, realizados pela ABC Animal
13.               2004 - Instalação de out doors em Belo Horizonte divulgando a Campanha “A vida não se compra”, denunciando o comércio de animais vivos no Mercado Central – iniciativa coletiva de vários grupos de proteção animal
14.               2004 – A ABC Animal filia-se à OIPA (Organisation Internationale pour la Protection des Animaux) ONG suíça antivivisseccionista.
15.               2005 - Realização do Seminário Nacional “Novas Diretrizes para os Centros de Controle de Zoonoses” na Câmara Municipal de Belo Horizonte, realizado por vários ativistas
16.               2005 – A ABC Animal lança a campanha nacional: “Leishmania: Doença Social”
17.               2006 - Criação da “Comissão Interinstitucional de Saúde Humana na sua relação com os animais”, constituída por ativistas pelos Direitos Animais, cidadãos de vários outros segmentos da sociedade e de servidores da Prefeitura de Belo Horizonte, integrante do Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte – MG
18.               2006 – Criação do Movimento Mineiro pelos Direitos Animais, visando integrar as diversas frentes de proteção e ativismo pelos animais não humanos
19.               2007 – O Coletivo Gato Negro conseguiu o fim da prática de vivissecção no Coltec, Colégio Técnico da UFMG bem como, promoveu mobilização incluindo Audiência Pública, para que a Pontifícia Universidade Católica recebesse as cartas de objeção de consciência de seus(suas) alunos(as).
20.               2008 - Criação do Programa “Adote um Amigo”, parceria da Prefeitura de Belo Horizonte com os ativistas pelos Direitos Animais inaugurando os três primeiros centros de castração gratuita de cães e gatos e a unidade móvel de castração,
21.               2008 – Manifestação contra o comércio de animais vivos no Mercado Central, organizado pelo Grupo ALA
22.               Seminários anuais em Comemoração ao Dia Vegano – Coletivo Gato Negro
23.               Resgates diversos de cavalos maltratados por carroceiros, tendo à frente os ativistas Vera Macedo, Dra. Bárbara Goloubeff, Antônio Justo, Franklin de Oliveira e Maria Irene
24.               2009 – Proibição de animais em circos em Belo Horizonte, com o apoio relevente do Vereador Iran Barbosa
25.               2009 – Audiência Pública em defesa do Artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais na Assembléia Legislativa de Minas Gerais
26.               2009 – Manifestação “Mercado Central SEM comércio animal” – MMDA
27.               2009 - Criação da GAAFICH, realizando o controle de população felina nas dependências da FAFICH/UFMG e projetos de extensão afins.
28.               2009 – Proposição de Projeto de Lei à Vereadora Maria Lúcia Scarpelli, pelo Grupo Aliança Libertária Animal (ALA), visando a proibição do comércio de animais vivos por meio do PL 559/09
29.               Rejeição do Projeto de Lei 559/09, após 7 tentativas de votação, resultando em 11 votos contra e 9 a favor desse PL, além de muitas abstenções e ausências dos demais Vereadores
30.               Criação de diversos grupos e movimentos de defesa animal, com a ampliação de feiras de adoção de animais por toda Belo Horizonte
31.               2010 - Programa “Adote um Amigo” – início da realização das feiras de adoção responsável
32.               2010 – Criação do Brechó Francisco de Assis, visando angariar recursos a serem destinados à Causa Animal
33.               2010 – Instalação da Tenda Vegana no Parque Municipal e exibição de vídeos na Praça Sete, divulgando os Direitos Animais e o Veganismo, trabalho realizado pelo Grupo ALA
34.               2011 – 1ª Manifestação nacional “Antivivissecção e experimentação animal”, realizado pelo Grupo Cadeia para quem maltrata os animais
35.               2011 – Regulamentação do uso de cavalos em carroças, de autoria do ex-Vereador e atual Deputado Estadual Anselmo Domingos
36.               2011 – Criação das Cãominhadas Unificadas, idealizadas pela ONG Cãopartilhe
37.               2011 – Manifestação “Um novo tempo: em busca de alternativas de trabalho aos comerciantes de animais do Mercado Central BH” , organizado pelo Movimento Mineiro pelos Direitos Animais
38.               2012 – Participação da Manifestação internacional “Crueldade nunca mais”
39.               2012 – Mobilização pela criação da Delegacia de Proteção Animal de Minas Gerais
40.               2012 – 2ª Manifestação nacional “Antivivissecção e experimentação animal” – Cadeia para quem maltrata os animais / BH
41.               2012 – Determinação da PBH por retirar o gatos do Parque Municipal BH; conseqüente criação do Santuário dos Gatos, visando atender os felinos de difícil adoção, por idade ou alguma debilidade
42.               2012 – Mobilização pela ampliação e maior rigor no Novo Código Penal, quanto à penalização dos maus tratos contra os animais
43.               2012 – Mobilizações locais e nacionais contra a Leishmaniose
44.               2012 - Criação de novo Projeto de Lei, nº 2178/12, pela mesma Vereadora, Sra. Maria Lúcia Scarpelli, visando regulamentar o comércio, doação e adoção de animais vivos, proibindo-o em locais que também comercializam animais. Realização de duas Audiências Públicas no mesmo mês, visando debater o referido PL
45.               2012 – Devido aos reiterados questionamentos dos ativistas, o IBAMA realizou vistoria técnica junto com o Ministério Público para verificar a regularidade do comércio de animais vivos no Mercado Central de BH
46.               2012 - Realização de vários manifestos na porta do Mercado Central de BH, denunciando a incompatibilidade sanitária do comércio de animais vivos lá existentes e pleiteando a implementação do Novo Código de Saúde Municipal que contemple a solução desse embate que persiste há anos, apesar de tamanha pressão popular.

Grupos de ativistas, protetores e movimentos pelos Direitos Animais em Belo Horizonte em 2012

  1. A.L.A. – Aliança Libertária Animal
  2. ABC Animal
  3. Amigos da Mãe Natureza: em defesa das Águas, das Plantas e dos Animais
  4. Abrigo de Gatos AmiCat's
  5. Ação Animal
  6. Adoção BH
  7. Adote um Amigo - PBH
  8. Adote um animal
  9. Adote um gatinho
  10. Animais Urbanos do Brasil
  11. APROVA – Aliança Pró Vida Animal
  12. Associação Bichos Gerais
  13. Assoc. Brasileira pela Causa Animal
  14. BAST - Brigada para animais sem teto (FAFICH UFMG)
  15. Bichos de Companhia
  16. Bichos Livres (Santuário dos Gatos)
  17. Bloggatos
  18. Brigada Planetária
  19. Cadeia para quem maltrata os animais – BH
  20. Cãopaixão
  21. Coletivo Gato Negro
  22. Comissão Interinstucional de Saúde Humana na sua Relação com os animais / PBH
  23. Corrente do Bem
  24. Crueldade nunca mais – BH
  25. Espaço dos Animais
  26. Gatos do Parque Municipal
  27. Leishmaniose, não: o cão não é o vilão
  28. Matilha e Cia.
  29. Mercado Central legal não tem animal
  30. Nossa BH – GT Defesa Animal
  31. Núcleo Fauna de Defesa dos Animais
  32. O Lobo Alfa
  33. ONG Animália
  34. ONG Cãopartilhe
  35. ONG Cãoviver
  36. ONG Liga de Prevenção à Crueldade contra os Animais
  37. ONG Ninho dos Bichos
  38. ONG Sexta-feira
  39. ONG Valorizar
  40. Passeio com cães
  41. Pet MG
  42. Projeto Águia Não é Galinha
  43. Projeto Anjo
  44. Projeto Cãopanheiro BH
  45. Projeto Proteger
  46. Protetores Grande BH
  47. S.O.S. Bichos BH
  48. S.V.B. – Sociedade Vegetariana Brasileira
  49. Sete Lagoas
  50. Sociedade Mineira Protetora dos Animais
  51. Tribuna dos Bichos
 "O povo que não conhece sua História está fadado a repetir os mesmos erros."




ONG ASAS E AMIGOS/BH

Veterinário de BH abriga mais de 300 animais silvestres feridos A missão dele é tratar e recuperar bichos que foram machucados e até mutilados
Thaís Pacheco
Publicação: 11/07/2012 06:00 Atualização: 11/07/2012 09:54

Marcos de Mourão cuida de 350 bichos de várias espécies em seu sítio (LH Produções/Divulgação)
Marcos de Mourão cuida de 350 bichos de várias espécies em seu sítio
Em julho o vento está bom para soltar pipa. Alguns, desavisada ou cruelmente, optam por fazer isso com cerol. Essa ação, além de outras consequências negativas, pode, por exemplo, machucar ou mutilar um pássaro. Para a salvação dessas aves, alguns cidadãos tentam ajudá-las, entregando-as à Polícia Militar do Meio Ambiente, Ibama ou clínicas veterinárias.

Mas não são apenas as aves voando próximo às pipas que são vítimas. Algumas são traficadas, abandonadas, machucadas, estão doentes e, entre elas, muitas em extinção. Em BH e região metropolitana, a maioria tem o mesmo fim, a ONG Asas e Amigos, mantida pelo veterinário Marcos de Mourão Motta.

Proprietário de uma clínica veterinária em BH e de um sítio de 3 mil metros quadrados em Juatuba, Região Metropolitana de BH, Marcos faz da clínica sua fonte de renda e o lugar para receber os animais. Eles chegam por doações, por meio do Ibama ou da Polícia Ambiental. Passam por tratamento ou cirurgia e exames.

Depois, o destino dos animais é decidido. Ou voltam para o hábitat ou são enviados ao criatório no sítio da ONG. “Basicamente, a seleção funciona assim: ameaçados de extinção e mutilados são colocados no criatório para cuidar e evitar a extinção da espécie. É quase uma aposentadoria. Lá, damos todos os cuidados até o fim da vida deles. Os que podem voltar ao hábitat são entregues ao Ibama”, conta o veterinário.

Algumas aves podem ser entregues a outros criatórios. Mas há, aí, dois problemas. A aparência do animal e a infraestrutura. “O foco principal é nos animais silvestres, porque nem todo veterinário os atende. Também dou preferência aos mutilados, sem bico, asa ou perna, ou que nasceram deficientes. Bicho bonito todo mundo quer, feio ninguém quer. Os bonitos acabo doando para outros criatórios.”

Atualmente, quase 350 animais moram no sítio. “Entre os moradores permanentes há as aves silvestres, cervídeos (veados catingueiros), uma mulazinha  queimada por um carroceiro, 50 gatos, 40 cachorros, 250 aves e um jabuti”, calcula o veterinário. Há mais aves na clínica e várias já foram devolvidas à natureza ou enviadas a outros criatórios.

Trabalho raro
Médico veterinário há 25 anos, Marcos é um dos poucos em sua área que lidam com animais silvestres. Calcula que, em BH, apenas outros seis médicos atendam esses bichinhos. Já os machucados, provavelmente, só ele recebe para cuidar e criar.

Com a ajuda de três funcionários no sítio e uma conta de R$ 14 mil por mês gastos em comida, remédio e tratamento, Marcos banca tudo sozinho. Sem reclamar, diz apenas que é da clínica que tira o sustento de sua família: os 350 animais. E não pretende parar.

Mas o futuro é preocupante. “Hoje são 350 animais. Amanhã podem ser 500 e depois, 800. Não vou fechar a porta para nenhum animal, mas preciso de parcerias sim e toda ajuda será bem-vinda”, avisa Marcos.
Estiveram presentes na Homenagem da Câmara dos Vereadores.

terça-feira, 10 de julho de 2012

PODER PÚBLICO/ATIVISTAS NA AJUDA AOS COLECIONADORES DE GATOS

olá gateiras,
 estou atrás do s contatos dos "colecionadores" de gatos para serem ajudados em parceria com o Poder Publico p/ fazer as esterilizações e encaminhamentos p/ adoções e mais o que for necessário.
Ouvi falar de uma no Bairro Guarani, quem souber me envie endereço que vai ser feito todo um trabalho de ajuda. Quinta-feira temos reunião c/ o sub-secretário de Saúde e preciso de endereços se souberem de mais gente.Meu fone 8772-9171 Obrigada

AJUDEM DUAS AMIGUINHAS, ADOTANDO-AS!

Foto: Essas duas mocinhas estão para adoção, elas tem  quatro meses e estão vermifugadas.
Elas esperam um lar amoroso!
Belo Horizonte
Falar com Ana Carolina.
Essas duas mocinhas estão para adoção, elas tem quatro meses e estão vermifugadas.
Elas esperam um lar amoroso!
Belo Horizonte
Falar com Ana Carolina.Face book-fone2535 4016

segunda-feira, 9 de julho de 2012

ADOTE UM LINDO GATINHO!


 Pepeco foi encontrado na rua por mim,  Aline( protetora ). O gatinho veio para meu lado  miando e se esfregando em mim. Ele estava mal cuidado e com fome. Agora ele está castrado, vacinado, vermifugado e bem cuidado. Deve ter cerca de um ano de idade. Só que onde ele está, na casa da  minha mãe e lá há muitos cães, até um Pitbull e lá ele tem que ficar preso em um quarto. Temos que encontrar um bom adotante para ele. Ele adora gente, mas é anti social com outros animais. O ideal seria um local onde ele reinasse sozinho. Precisamos dejuda para encaminhá-lo para adoção.
 Telefones para contato, caso alguém se interesse. São: 9215 1552 - Aline e 8812 3646 - Bruno. Abraços,
              

domingo, 8 de julho de 2012

Discurso de Noelle representando a voz dos jovens que lutam p/ Causa Animal

Olá, sou Noelle e vim aqui para agradecer em nome de toda a juventude de Belo Horizonte.

Sou uma defensora independente, sei que sou apenas uma criança, mas acho que nós somos o futuro, nós escolhemos o futuro, nossas atitudes fazem o futuro.

Acho que nesse país de desigualdade, maus tratos e más ideias ainda temos muito o que fazer, cada um de nós. 


Falo sempre, que todos somos pequenas formiguinhas, cada uma fazendo sua parte. E aos poucos, conseguimos nosso objetivo.


Queremos algo em comum, queremos direitos iguais, não quero que um animal seja gente... Mas quero que sejam respeitados. Eles têm alma, senter dor, amam.


Penso comigo, se eles são assim, se eles conseguem amar e respeitar, porque nós “seres racionais” conseguimos ser tão crueis, tão frios ao ponto de maltratá-los?Isso pode ser chamado de pessoa? Esse é o futuro que você quer pra ser filho? Ele crescer vendo nos jornais dia-a-dia que animais morrem espancados, e dentre várias outras coisas que vemos diariamente? 


Se nós não mudarmos nossa atitude hoje, se nós não concientizarmos as pessoas e deixarmos pra lá (como há muito tempo fazemos) do que será o mundo? Aonde eu viverei?


Vocês sempre dizem que não devemos maltratar animais, que devemos respeitá-los e até protegê-los, mas... Quando vocês, adultos, irão colocar em prática o que dizem?


 Acho que uma promessa só vale quando foi comprida, então quando vocês, políticos, vão colocar nossas leis em pratica e elaborar novas leis? 

Enquanto vocês ligam pra comprar um cachorro de raça para sua filha, eu ligo para aqueles jogados na rua, que não tem o que comer. Porque é muito fácil falar que ama sua cachorrinha de raça. Mas, é amor você comprar um animal de raça sendo que tem vários sofrendo por aí? Sendo que existem varios abrigos lotados... Isso é amor aos animais?

É amor voce deixar outros sendo espancados todo dia nas ruas e depois postar no Facebook que é contra a crueldade?
 Eu me pergunto: O que isso vale?Se cada um fizer sua parte, podemos sim, mudar a nossa realidade. E eu acredito nisso. 

Entao, suplico que vocês pensem e reflitem sobre o que realmente quero. Obrigada.


Noelle Couto de Lellis.

Representando a todos os protetores de BH homenagem à Mª Irene de Melo Neves




Algumas crianças parecem já nascer com uma consciência animal muito aguçada. Sem que ninguém as ensine, elas conseguem entender a vida interior dos animais sem nenhum raciocínio moral ou científico, apenas são capazes de tornar a vida do “outro” parte da própria vida, criando desta forma um grande vinculo de empatia e de uma amizade expressa pelo respeito e pela lealdade. A relação entre a criança e o animal é a do “Eu-Tu”, e não “ Eu-Isso”.

Como essas crianças precocemente sabem o que elas sabem? De acordo com a explicação de Regan, essa consciência é construída através do relacionamento e do conhecimento do seu amigo animal, sim, amigo, pois é semelhante a uma amizade entre humanos, a qual é pautada no comportamento leal, na proteção e na preocupação com os INTERESSES do outro. E para as crianças vincianas, os animais são seus amigos, e comer um amigo morto é algo impensável, algo que jamais desejariam fazer.

Tom Regan. no livro abolicionista Jaulas Vazias, chama essas crianças de vincianas, por causa de Leonardo da Vinci, um grande respeitador dos animais. Segundo alguns relatos, Leonardo adotou uma dieta vegetariana na infância por razões éticas. Existe uma frase famosa que Jon Wynne-Tyson faz atribuição a Leornado, que diz: “Eu repudio o uso da carne desde que eu era criança, e chegará o dia em que homens como eu julgarão o assassinato dos animais do mesmo modo como eles julgam hoje o assassinato dos homens”


Uma dessas vincianas está aqui entre nós, nos dando lição de vida através de seu trabalho persistente, incansável.Mª Irene de Melo Neves
´Ha 40 anos resgatando todo tipo de animal necessitado, dedicando cada minuto de sua vida em defesa dos renegados da sociedade humana.

Através de sua pessoa homenageamos a todos os abnegados protetores que dia e noite resgatam, cuidam e encaminham animais para condições mais dignas.

Aproveitamos a oportunidade para homenagear outra grande ativista, defensora entre tantos, dos cavalos. Nossa grande amiga Vera Lúcia Macedo que por motivos de saúde, aqui não pôde estar.
Sei que todos nós estaremos atentos:" Enquanto tantos animais continuam a ser maltratados, enquanto o lamento dos animais sedentos nos vagões de carga sejam emudecidos, enquanto prevalecer tanta brutalidade em nossos matadouros...todos seremos culpados. tudo que tem vida tem valor como um ser vivo, como uma manifestação do mistério da vida." Albert Schweitzer
Nosso agradecimento e reconhecimento a todos os protetores dos animais.

AGRADECIMENTOS À VEREADORA Mª LÚCIA SCARPELLI

A verdadeira medida de um homem não se vê na forma como se comporta em momentos de conforto e conveniência, mas em como se mantém em tempos de controvérsia e desafio  Martin Luther King Jr.


A busca da parceria com o Poder Público é estratégia das mais eficazes, considerando os recursos que provêm dele (que na verdade são do povo), isto, sem contar ser obrigação dele proteger e preservar o meio ambiente e tudo o que ele envolve (Constituição Federal / 88, art. 225). Por maior que seja a quantidade de cidadãos envolvidos no salvamento dos animais não humanos, será trabalhando com o Poder Público que nossas conquistas serão maiores.
Se os representantes desse Poder - seja no Legislativo, Executivo ou Judiciário - não tomam iniciativas que são de sua competência, cabe ao povo, civilizada/ democrática / legalmente e pacificamente, cobrar que isso aconteça, de forma horizontal e apartidária. Mais ainda, cabe ao povo trabalhar junto com o Poder Púbico na construção de um Mundo Melhor. 
Só para exemplificar, a seguir algumas das conquistas e pleitos em curso dos ativistas, em prol dos animais, junto ao Poder Público:

  • fim da matança de animais capturados pelas "carrocinhas" e mortos em câmaras de gás / BH;
    proibição de animais em circos em BH;
    regulamentação do uso de cavalos em carroças / BH;
    implementação do Programa "Adote um Amigo", promovendo o controle populacional ético de cães e gatos / BH;
    mobilização pela criação da Delegacia de Proteção Animal / MG;
    mobilização pela proibição do comércio de animais vivos;
    mobilização pela implementação do controle populacional ético / MG;
    mobilização pela permissão para tratar animais com Leishmaniose / BH;
    mobilização pela vacinação gratuita contra Leishmaniose.
    mobilizaçaõ pela proibição de animais em circos / MG;
    etc

    Em tratando-se de Direitos Animais, é comum ouvirmos que dinheiro público não deve ser destinado a animais. Eis aí a fundamental conscientização dos que atuam por esses Direitos Animais, quando à importância de exercer sua cidadania por tantos que agonizam, de tantas espécies, de diversas formas.

      Esta homenagem coletiva a todos nós é também, oportunidade inédita de confraternização, momento de  fortalecermos nossa união para avançar em busca de tantas conquistas pelos que sofrem.
Dentre vários trabalhos em que atuamos no Legislativo e Executivo, em nível municipal e estadual, além do MP, no momento, estamos mobilizados pela aprovação do PL 2178/12.

 De forma imparcial, quem nos oferece tal homenagem, é a autora desse Projeto de Lei e traz consigo 4 mandatos ininterruptos de vereança, tendo abraçado a defesa dos animais no ano 2009, quando propôs o PL 559/09, quando recém empossada para o mandato presente.



Nas palavras da Vereadora:“Quando proposto pela primeira vez, em 2009, o projeto tratava especificamente do Mercado Central, por ser o único local onde eram vendidos alimentos e animais ao mesmo tempo. O novo texto já é um projeto mais rico, que aborda de forma ampla os cuidados necessários à vida animal em diferentes aspectos”, o PL regulamenta não apenas a comercialização, mas também a reprodução, criação e adoção de animais domésticos. A melhoria no projeto só foi possível com a participação de representantes da sociedade civil, como o Movimento Mineiro de Defesa aos Animais, médicos veterinários e professores universitários.

 –
Eleita para o quarto mandato, é a única mulher na história de Belo Horizonte a vencer quatro eleições consecutivas.

  –Sempre atuante, a vereadora Maria Lúcia Scarpelli comemora com alegria os 25 anos dedicados à defesa dos consumidores e mais de 35 anos de luta e trabalho em favor dos excluídos, contra a desigualdade social e preconceito de quaisquer espécies.

Nesses 15 anos de atuação política, apresentou dezenas projetos de lei e presidiu centenas de audiências públicas, sempre investigando, denunciando e defendendo os direitos humanos.
 
Além disso, recebeu diversas condecorações por seu empenho e trabalho.

Em nome do Movimento Mineiro Pelos Direitos Animais que abrange todos os 40 grupos de ativistas,protetores,voluntários e simpatizantes de BH agradecemos, penhoradamente, à Vereadora Mª Lúcia Scarpelli pela parceria , corajosa e comprometida ao adentrar-se em seara que  muitos se omitem em assumir mas para os fortes e justos como a senhora, é questão de justiça pelos que não falam mas sentem e sofrem como nós.

E mais uma vez, à frente dos fatos, nos presta tão honrosa homenagem.Esta homenagem, mais do que pra nós, é chave poderosa que certamente abrirá muitas outras portas para a libertação animal de todas as espécies, de forma ampla.
 Muito obrigada.
Graça Leal p/ MOVIMENTO MINEIRO PELOS DIREITOS ANIMAIS



-

CÂMARA MUNICIPAL HOMENAGEIA PROTETORES DE BH

Foto





Convidados p/ a mesa: Vereadora Mª Lúcia Scarpelli, o Deputado Fred Costa, O vereador Sérgio Fernando, Ione Torquato,Dr Marcos e Drª Teresa, Drª Bárbara Goloubeff, Drª Silvana Tecles, Drª Flávia Quadros,Drª Edna Cardoso, Mª Antonieta,Maria Rita, Mª Irene,Mailce Mende,e Noelle representando a juventude.