sexta-feira, 31 de agosto de 2012

COMO FOI A AUDIÊNCIA NA CÂMARA MUNICIPAL EM 30/08/2010

Todos estão aguardando notícias, néh? Foram discutidos vários assuntos sobre os procedimentso adotados na apreensão de meus companheiros. Inclusive o sacrifício de dois deles (Maximilian e Fofão) sem a contra-prova do exame de Leshimaniose e também a morte das duas cadelas (Odete e Negrabela). Tive a promessa que poderei realizar exames mais detalhados das outras quatro que tiveram resultado posito no exame realizado no CCZ e no Veter Lab. Foram apresentados os avançados conseguidos na PBH, com os Centros de Castração, feiras e ainda o que necessitaria ser alterado e criado. No mais a sujestão dp vereador Léo Burguês, da doação pelo Município de uma das áreas remanecentes na cidade ou de um dos imóveis colocados recentemente para "asta" pública (Leilão), no que foi acolhida pelos demais vereadores presentes (Vereador Leonardo Mattos, Vereadora Pricila Teixeira, Iran Barbosa, Vereador Sérgio Fernando, Autair Gomes e demais membros que composeram a mesa. No mais, foi esta a prromessa feita. Queionamos a ausência do MP e da Vigilância Sanitária da Regional Leste. Aos poucos, vou me lembrando de outros detalhes e vou postando. Quem esteve lá pode falar também. Obrigado a todos!!!


Observações de Graça Leal

Acordei cedo, neste dia da Audiência para levar um maior nº de ativistas e amigos vereadores.Era dia de reunião da COMISSÃO INTERINSTITUCIONAL DE SAÚDE HUMANA NA SUA RELAÇÃO COM OS ANIMAIS que ocorre, mensalmente, na SMSA.

Contrariando Nossa Guru Ione Torquato, convidei a todos a se dirigirem p/ a Câmara onde o assunto era sério e importante para a Causa.  A presença de Marima
r, naquele momento era necessária, por se expressar muito bem, acompanhar e trabalhar pelas políticas públicas, sua fala seria esclarecedora.

 Ione Torquato, uma das "dinossauras" da Causa Animal (respeitosamente nos as chamamos assim, lutando há anos, discretamente e competentemente) não pôde comparecer pq estaria acompanhando o marido em delicada consulta médica.

Fiz o convite, ao Dep. Fred Costa, através de sua competente  assessora parlamentar Roseli Fraga. Ambos, grandes parceiros, nos acompanhando e assessorando em  relevantes momentos e assuntos da Causa.
Infelizmente o Dep. tinha compromissos, agendados, anteriormente.

Compareceu, porém, Roseli, sempre competente, discreta, registrando todos os fatos, através de seu  ipod   para encaminhar para o Dep.

Convidei,
os Vereadores e parceiros: Iran Barbosa, Sérgio Fernando e Mª Lúcia Scarpelli,
  explicando a gravidade dos fatos e a importância de suas presenças, naquele momento.

Afora a Vereador Mª Lúcia que não pôde comparecer, as presenças e as falas de Iran Barbosa e Sérgio Fernando,legitimaram nossos anseios por avanços das políticas públicas em relação ao CCZ, à necessidade da construção, urgente, de novos outros 6 centros de esterilização, nas demais regionais. Quanto mais esterilizações, menos crias, menos abandono e menos serviço para os milhões de abnegados protetores.

A palavra foi dada, primeiramente ao Franklin, que descreveu todos os últimos acontecimentos. Depoimento contundente,veemente, comovente, intenso que fez os protetores chorarem, aplaudirem de pé e enquanto falava, os protetores reforçavam com palavras de protestos, críticas
, desabono à atuação do CCZ.

Protetores denunciaram a ausência dos próprios órgão que denunciaram e fizeram a apreensão como o Ministério Público, Vigilância Sanitária, dentre outros.


O sub-secretário Dr. Fabiano Pimenta foi o próximo a falar e explicar os fatos.Disse que cumpriram determinações , através de mandato judicial e que o Centro de Controle de Zoonoses existe p/ o controle de zoonoses e não para atender a casos como estes pq não tem estrutura para tal e passou a palavra p/ a gerente Maria do Carmo explicar o que ocorreu.

A gerente tentou explicar coisas inexplicáveis como a eutanásia "por engano" de dois cães, a morte de dois outros, estraçalhados por outros cães. Sua fala foi seguida por fortes críticas, ironias, muxoxos, denúncias, cobranças, raiva, indignação.


Diante de tanta indignação e cobranças feitas pelos protetores, principalmente no tocante a quatro animais, que estão com leishmaniose e todos temiam pelo que ocorreria o Sub-secretário garantiu que deixará que sejam feitas contraprovas onde Franklin puder levar.


Todos os vereadores, expuseram suas falas, sempre defendendo Franklin e falaram sobre seu o trabalho  e de todos os protetores que fazem o  que é dever do poder público e por isso, ele deveria receber, da Prefeitura Municipal, um local para manter seus animais.


Em seguida falou o representante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente,como sempre, falando e promentendo um monte de mentiras, após sua fala, falou muuuito bem Marimar, desmentindo tudo e esclarecendo que este trabalho que a SMSA está desenvolvendo é da esfera da SMMA que se nega peremptoriamente e empurrou para a SMSA . Inclusive a SMMA tem verba para atuar na proteção animal e só visa aos silvestres, abandonando os domésticos.


Sua fala, era entrecortada de palmas, todos concordando com a ineficiência e omissão da SMMA. Comparecemos, inúmeras vezes a esta Secretaria, ou éramos mal recebidos ou nos "empurravam com a barriga" sem nunca terem tomado nanhuma iniciativa.


Foi na SMSA que encontramos parceria e ajuda para todo este trabalho desenvolvido pelo PROGRAMA ADOTE UM AMIGO. Ver blog: www. adocaobh.
blogspot.com

Finalizando, eu fiz um sucinto histórico, relembrando o maravilhoso SEMINÁRIO-NOVAS DIRETRIZES PARA OS CENTROS DE CONTROLES DE ZOONOSES-EM 2005, em nível nacional, um marco para avanços em muitos CCzs de todo Brasil e para o  de BH que acabou com a famigerada matança dos animais na "câmara de gás" desencadeando inúmeras mudanças tanto de ordem física quanto filosofia.

Que o CCZ, precisa avançar? Sim e muito, por ora, apenas "apaga incêndios"

Que ele não precisava mas a exemplo do CCZ de São Paulo, abriu suas portas para Feiras de Adoções e lá, diariamente, pode-se adotar um animal.

(Houve o 'CURSO FOCA" ministrado pela WSPA- Formação de Oficiais de Controle de Animais- os funcionários do CCZ tiveram aulas e foram, instruídos nos melhores procedimentos de laçar e transportar animais.

Os depoimentos, no dia da formatura deles foram emocionantes e foi um completo "chororô")Isso ficou sem ser citado.


Falei de nossa Comissão Interinstitucional de Saúde Humana, na sua Relação com os Animais, dentro da SMSA para a qual são convidados e  deveriam comparecer todos os órgãos, afins, com a Causa Animal que, porém, não comparecem, inclusive são convidados também todas as ongs e ativistas. É lá que os assuntos devem ser debatidos. Infelizmente, o caso do Franklim não nos foi apresentado e teve rápida execução.

Falei que quando precisamos fazer denúncias, nenhum órgão nos atende e por que que com o Franklin tudo ocorreu com tanta rapidez?


Citei meu exemplo: meu marido é coronel reformado da PMMG, atualmente presidente nacional da UMMG, que eu poderia estar usufruindo uma vida de prazeres, viagens e luxo mas o que  faço? Cato cachorros, nas ruas e que isso gera tb conflitos familiares, com os vizinhos e com o poder público.

Reiterei a necessidade de se investir em novos centros de esterilização pq castração e adoção são a solução contra o abandono e maus tratos.


Pedi a todos, para lerem, no meu blog " A HISTÓRIA DE NOSSA LUTA PELA CAUSA ANIMAL, DE BH e finalizei citando o pensamento: O POVO QUE DESCONHECE SUA HISTÓRIA ESTÁ FADADO A COMETER OS MESMOS ERROS.

Em seguida, foi passada a palavra para a platéia que esculhambou geral. LAVAMOS NOSSA ALMA!


Estaremos todos acompanhando o desenrolar dos fatos.

Mais uma vez, animais foram mártires porém suas mortes não foram em vão. Isso vai gerar uma série de medidas que avançarão com as políticas públicas:

-melhorias no CCZ,
-mais profissionalismo, eficiência, consciência, sensibilidade de seus profissionais. Eles estão lidando com vidas. Quem não tem competência não se estabeleça.
-foram pedidas providências quanto às mortes e retaliações aos envolvidos.
-O poder público deverá investir em mais centros cirúrgicos e todo aparato possível para amparar os animais.

"Unidos somos fortes. Isolados uns dos outros, somos apenas, pontos de vista."
Continuemos nossa luta!

Graça Leal

-

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

URGENTE/ AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CÂMARA/ É ESSENCIAL, NOSSA PRESENÇA


Amigos! A Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana da Câmara Municipal de Belo Horizonte, em decorrência da aprovação do Requerimento nº 1.441/12, de autoria do vereador Leonardo Matos, convida a todos para a Audiêcia Pública que se realizará em 30/8/12, quinta-feira, às 13 horas no Plenário Helvécio Arantes, na Avenida dos Andradas, nº 3.100, Bairro Santa Efigênia, com a finalidade de conhecer e discutir o tratamento dado pelo poder público aos animais abandonados no Município, bem como o histórico e a atual situação do albergue de animais mantido pelo senhor Franklin Oliveira, em sua casa no Bairro Jardim dos Pirineus.
Preciso da presena massiça de todos!!! Por favor compartilhem!
Obrigado!Franklin






Gente é um assunto que nos diz respeito. Deve estar lá o pessoal da SMSA, CCZ, Vigilância Sanitária.Acho que vamos ver tais Òrgãos serem pressionados pela sua atuação. E nós também queremos vê-los avançarem, porém não podemos esquecer nosso histórico de longas negociações e avanços com o Poder Público " A César o que é de César."

Temos que reinvindicar os demais 6 Centros de Esterilizações nas 6 outras Regionais.

 Sabemos que o CCZ, em parceria com a sociedade civil organizada, já avançou muito desde a extinção da famigerada "Câmara de gás mas continua impotente, apagando incêndio.

No entanto, a exemplo de São Paulo, abriu suas portas para o PROGRAMA ADOTE ONDE SÃO FEITAS FEIRAS DE ADOÇÕES, e tb, diariamente, lá se adotam

animais.

Reiterando:so através da esterilização e adoção, melhoraremos esta situação e diminuindo o trabalho dos milhares de protetores.

Saibam toda a História:
http://adocaobh.blogspot.com.br/search/label/A%20hist%C3%B3ria%20de%20nossa%20luta%20pela%20causa%20animal

"Opovo que esquece sua História está fadado a repetir os mesmos erros."


Vamos todos comparecer a este momento,que poderá resultar em avanços para todos:Poder Público, ativistas, sociedade civil organizada (Ongs)

 
 ESTAREI LÁ DISTRIBUINDO O HISTÓRICO DE NOSSA LUTA PELA CAUSA ANIMAL, EM BH  PARA AQUELES QUE A DESCONHECEM E COMO REPRESENTANTE DA COMISSÃO INTERINSTITUCIONAL DE SAÚDE PÚBLICA, NA SUA RELAÇÃO COM OS ANIMAIS, CRIADA desde 2006 na qual são tratados todos os assuntos da Causa Animal de BH junto às políticas Públicas.

Sabiamente, estrategicamente, respeitosamente, `a maneira mineira de fazer políticas, vimos avançando, a exemplo dos grandes ativistas que nos precederam e que temos a honra e orgulho de seguir seus exemplos.

Contando com a presença, consciente,esclarecida, atenta e reinvindicadora, mais uma vez devemos mostrar nossa união, força e inteligência elevando sempre mais nossa bandeira em defesa dos Direitos Animais.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

DIREITOS DOS ANIMAIS GARANTIDOS PELA CONSTITUIÇÃO FEDERAL

WEEAC Brazil -




 Em 22 de setembro, em diversas cidades brasilvimeo.comVideo de convocação para os eventos da Weeac deste ano, em 22 de setembro, em diversas cidades Brasil



O que é a WEEAC e o que é o ABOLICIONISMO?

Weeac é, em essência uma ONG americana, fundada pela Dawn Groth. Seu diferencial é fazer coligações com outros grupos e ongs mundialmente, desde que alinhadas com um mesmo propósito: o ABOLICIONISMO.

Aqui no Brasil, o Cadeia tem a alegria de representar a instituição e nossos amigos ativistas de todo o mundo.

O que é o ABOLICIONISMO?


É a certeza de que os animais são SUJEITOS de DIREITO, não sendo defensável qualquer forma de sua exploração.
TODOS os animais tem direito à vida e à dignidade, pelo tempo de sua vida natural, tanto quanto os animais humanos.
Dito de outra forma, o abolicionismo defende basicamente as seguintes posições:
- Fim da Experimentação animal e vivissecção
- Vegetarianismo/veganismo - animais não são comida + impacto ambiental
- Animais não são "diversão" - zoológicos, circos, touradas, rodeios, etc.
- Fim da exploração dos animais como "veículos de tração"
- Não ao consumo de pele animal/couro
- Tutela responsável: castração, não ao abandono, adoção, princípio básico do Não sacrifício de animais
- NÃO à BSL - breed specific legislation _ Não à discriminação de certas raças como "perigosas"
- Combate à caça e chacina de focas e baleias
- Contra caçadas, corridas de cavalo etc.
O que considero como FORA da nossa perspectiva é qualquer afirmação bem-estarista que tente legitimar qualquer forma de experimentação animal, bem como o ABSURDO conceito de "abate humanitário".
Precisamos ser muito cautelosos e firmar assertivamente o caráter abolicionista dos eventos da Weeac - daí a inclusão do nome Exploração no título dos eventos brasileiros, com a permissão da Dawn.
Temas nacionais: leishmaniose canina (DIREITO ao tratamento), Farra do Boi, Puxadas, vaquejadas, jumentinhos do Nordeste, matança dos botos rosa, efeitos da devastação ambiental das hidroelétricas, pecuária e plantio de soja etc
Se você deseja se juntar a nós, na defesa destas posições __ inegociáveis e bem distintas da perspectiva bem-estarista __ compareça no dia 22 de setembro nos eventos programados.
Nosso projeto é de UNIÃO em torno destes temas.

Você, indivíduo ou organização, é muito bem vindo caso queira trazer seu próprio material visual e folhetos informativos, DESDE QUE não contrariem estas premissas básicas.
Em nome da Weeac Brasil e do Cadeia.
E de TODOS os animais.
Norah

VOTO CÃOSCIENTE-ESCOLHA CANDIDATOS QUE TRABALHAM PELOS ANIMAIS!


ESCOLHA CANDIDATOS QUE TRABALHAM PELOS ANIMAIS.







segunda-feira, 27 de agosto de 2012

MARAVILHOSA PARCERIA COM LEROY MERLIN- COMPAREÇAM! DIVULGUEM!

GRUPOS ORGANIZADOS, DANDO SHOW DE PROTEÇÃO ANIMAL! À FRENTE, Á FRENTE A COMPETENTE GABRIELA BRAGA E FAMÍLIA EXEMPLAR. PARABÉNS A TODOS.

VERDADEIROS PROTETORES: RESGATAM, CUIDAM,ENTREVISTAM FUTUROS GUARDIÃES, ENCAMINHAM PARA ADOÇÃO E ACOMPANHAM O PÓS-ADOÇÃO.

TRABALHOS ASSIM, PASSAM CREDIBILIDADE E HONRAM NOSSA CAUSA.
QUE NOSSOS AMIGUINHOS ENCONTREM BONS LARES E SEJAM FELIZES!