quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Unidade móvel faz castração de animais domésticos no Barreiro

Este foi um avanço conseguido através da sociedade civil organizada-Comissão Interinstitucional de Saúde Humana na sua Relação com os Animais e SMSA-Parabéns a todos!
Publicado em 10/10/2012 14:56:00


O Programa Saúde do Animal, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, está percorrendo a região do Barreiro com uma unidade móvel de castração. Durante os meses de setembro e outubro, além de conscientizar a população sobre os benefícios da castração de cães e gatos, a unidade móvel está oferecendo o serviço gratuitamente. A castração não oferece riscos à saúde do animal, evita a reprodução indesejada e o consequente abandono de filhotes, contribuindo para reduzir o número de animais de rua. O procedimento também causa impacto direto no controle de doenças como leishmaniose e raiva, além de tornar os animais mais dóceis.

O atendimento pela unidade móvel foi antecedido pela divulgação e o agendamento de casa em casa, por agentes de saúde de cada bairro participante. Na Vila Pinho, os agentes de saúde contaram com o apoio da equipe do Nasf – Núcleo de Apoio à Saúde da Família. Eles orientaram os moradores sobre a posse responsável, o abandono, explicaram e tiraram dúvidas sobre a leishmaniose visceral e também aproveitaram para orientar sobre a prevenção a dengue. “A abordagem explicativa foi muito produtiva, pois mais pessoas tiveram interesse em levar seus animais para castrar e percebemos que houve um número menor de desistências”, comentou a assistente social do Nasf, Carla Lemos.


Em média, têm sido castrados mais de vinte animais por dia. Somente no bairro Milionários, foram esterilizados aproximadamente 150 cães e gatos durante duas semanas. Em uma semana, foram castrados mais de 90 animais na Vila Cemig e cerca de 120 animais na Vila Pinho. “O resultado está sendo muito bom. Espero que consigamos trazer a unidade móvel de castração novamente”, avalia uma das organizadoras da ação, a veterinária da equipe de zoonoses Barreiro, Ingrid Mattos.


A ação está sendo finalizada no bairro Santa Cecília, onde o trabalho foi iniciado no dia primeiro de outubro e será encerrado no próximo dia 11. Além da abordagem porta a porta, os moradores do bairro também podem agendar o atendimento no Centro de Saúde Santa Cecília, na Rua Paulo Duarte, 280, ou ligar para a equipe de zoonoses 3277-9070.


Os bairros que receberam a unidade móvel foram selecionados por apresentarem alto índice de cães e gatos nas ruas. A necessidade de prevenir o aumento do abandono em outros bairros da região está sendo avaliada pela equipe, a fim de promover novas ações como esta.


Entenda o processo

O procedimento pré-cirúrgico é feito em quatro etapas, tanto em machos quanto em fêmeas, a partir dos seis meses de idade. Tão logo o dono do animal preenche a ficha cadastral, o cão ou gato é sedado. Em seguida, é feita assepsia e instalado o chip de identificação. Ele tem o tamanho de um grão de arroz, armazena os dados do cadastro informados pelo dono. Após a cirurgia de castração, é aplicado um cicatrizante. Ao final, os donos dos animais recebem orientações para os cuidados em casa e uma receita para o tratamento antibiótico.