sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

MAIS QUE URGENTE ! ! ! Quem pode ajudar???


"Juiz determina retira dos gatos que vivem na Embaré, 125 - Bairro Guarani. O prazo dado para resgate dos 29 gatos ou recolhimento pelo Centro de Controle de Zoonoses é de 10 dias. Por favor ajudem! As duas senhoras que vivem com esses animais, são doentes e não tem qualquer condições financeiras de fazer algo. Não tem nem telefone de contato, sequer celular. Quem puder albergar os gatos ou mesmo adotá-los, façam contato comigo que levarei no local."

Contato: Franklin Oliveira







POLÊMICA-PUBLICIDADE DA VOLKSWAGEN E ATIVISTAS


  Vale a pena ler e rebater,ponderadamente, esta é nossa arma de conscientização.

http://www.meioemensagem.com.br/home/meio_e_mensagem/blog_regina_augusto/2013/02/06/Ativismo-de-sofa-e-a-publicidade.html#.URRumG3eQbE.email

http://colunas.revistaautoesporte.globo.com/automaniacos/2013/02/05/comercial-do-gol-com-gato-preto-gera-protestos-contra-vw-e-sera-tirado-do-ar/ 

http://www.vrum.com.br/app/301,19/2013/02/05/interna_noticias,47275/volkswagen-decide-tirar-do-ar-propaganda-que-irritou-protetores-de-animais.shtml 

http://www.portalmakingof.com.br/volkswagen_gera_polemica_com_campanha_do_gato_preto.html



quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Controle populacional ético-cães e gatos / interior MG Entrada x









Prezadas ativistas pelos Direitos Animais de 
Diamantina (Amelie), Conceição do Mato Dentro (Helena), Itabira (Kelley), Cruzília (Jorge Samuel e Rildo) e Juiz de Fora (Lilian)

c/c Ione Torquato (ativista Direitos Animais), Profª UFMG e Médica Veterinária Cristina Malm (Projeto AGHA), Rosely Fraga (Ass. Presidente Frente Parlamentar Defesa Animal, Dep. Fred Costa)

Estamos em fevereiro/2013 e entendemos ser hora estratégica para, cada uma de nós, em nossas cidades, procurarmos os Poderes Executivo e Legislativo, municipal e estadual, para apresentar nosso pleito em defesa dos animais urbanizados, responsabilidade do Poder Público e da sociedade, prevista na Constituição Federal, art. 225.

Na presente mensagem, gostaríamos de compartilhar com vocês o programa de controle populacional ético de cães e gatos implementado pela Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com os ativistas pelos Direitos Animais, como sugestão a ser apresentada às demais prefeituras e vereanças de outras cidades do que é possível fazer e real. Ione Torquato é uma das mentoras e coordenadoras desse programa e compartilha conosco essa, para eventuais contatos.

Até 2005, a Prefeitura BH capturava cães e gatos nas e os matava em câmaras de gás.

Ativistas mobilizaram-se e apresentaram à Secretaria Municipal de Saúde a proposta de política pública para o controle populacional ético de cães e gatos. Ele consiste em:
  1. construir centros de castração gratuito nas 9 regionais da capital - há 3 construídos;
  2. unidade móvel de castração - furgão adaptado para centro cirúrgico que vai aos aglomerados (favelas) castrar grandes quantidades de animais
  3. capacitação dos servidores para capturar os animais nas ruas - curso FOCA (Formação de Oficiais para Captura de Animais)
  4. vacinação / vermifugação / castração / microchipagem de cães e gatos
  5. elaboração de cartilha didática para orientação da população
  6. realização de feiras de adoção em toda BH por meio do Programa Adote um Amigo
  7. recrutamento de voluntários para atuarem em várias áreas desse Programa
  8. promoção de palestras em escolas e eventos em geral
A seguir e em anexo, o site do Programa e apresentação em PPoint sobre desse trabalho.

Programa "Adote um Amigo"

Outro trabalho sério, ao qual sugerimos vocês recorrerem também, é o Projeto AGHA, da UFMG / Veterinária, que também visa o controle populacional ético, nas cidades do interior de MG. A Profª Cristina Malm é uma das responsáveis por ele e tem seu e-mail compartilhado nessa.

Mais uma importante frente são os Projetos de Lei Estadual que tramitam na ALMGtodos, visando em sua totalidade ou em parte, o controle populacional ético de animais. Requerem mobilização nossa para que sejam concentrados em um só, sejam aprovados e efetivamente, implementados. Rosely Fraga é Assessora do Presidente da Frente Parlamentar de Defesa Animal, Dep. Fred Costa e também compartilha essa, estando empenhada em unificar o conteúdo dos vários Projetos de Lei a seguir e atuar na mobilização dos demais Deputados Estaduais para a aprovação desse tema e de tantos outros demandados pelos Direitos Animais ao Poder Legislativo.

Gentileza assessarem o sítio ALMG para conhecerem o conteúdo de cada um dos PL's: 

Assembléia Legislativa de Minas Gerais

PL's: 575/2011, 261/2011, 2738/2011, 2206/2011, 2027/2011, 2085/2011, 1197/2011.

Pedimos que, se possível, multipliquem essa a ativistas de outros municípios, visando multiplicar as informações e unir esforços em prol do objetivo comum: implementação do controle populacional ético de cães e gatos em todos os municípios mineiros.

Saudações libertárias, grande abraço a todos e um ano produtivo em prol dos animais não humanos,

Adriana Cristina 

PROJETO AGHA E PROJETO CASTRAÇÃO FAZEM PARCERIA DE SUCESSO

Neste ano de 2012 foram lançados pela Escola de Veterinária da UFMG em parceria com o MEC, dois projetos de grande importância para a área da medicina veterinária e também para a população: o Projeto AGHA (Ação Global Homem Animal) e o Projeto Castração. Ambas as iniciativas fazem parte de um único programa que tem como pilares o controle populacional de cães e gatos, a promoção do bem estar do animal e a propagação do que é a posse responsável junto à população.
O Projeto Castração, parceiro do Projeto AGHA, é coordenado pela professora do Departamento de Clinica e Cirurgia Veterinárias (DCCV), Christina Malm, que foi também uma das idealizadoras do programa que pretende integrar ambas as ações.
Tal proposta de união entre as duas iniciativas já foi posta à prática em uma das visitas do Projeto AGHA à cidade de Juatuba. Na segunda visita, Christina e toda a equipe que engloba o Projeto Castração foram até o município para realizar cirurgias de castração. “Temos muitos casos de pessoas que não sabem o que é posse responsável. Elas acabam deixando seus animais livres nas ruas, e assim eles se reproduzem de forma indiscriminada”, revela a docente. “A castração, portanto, irá contribuir para o controle populacional e também ajudará na prevenção de doenças”, finaliza.
Apesar das dificuldades de realizar as cirurgias de castração fora do ambiente cirúrgico, a professora Christina Malm destaca a importância da ação em conjunto com o Projeto AGHA. “Foi uma experiência válida pelas dificuldades que a gente enfrentou e pelo esforço de uma equipe no sentido de vencer essas dificuldades e realizar um bom trabalho”, ressalta a docente, satisfeita com o resultado da integração do AGHA com o Projeto Castração, que deve continuar nas próximas visitas da Ação Global Homem Animal a novos municípios.

MOVIMENTO MINEIRO PELOS DIREITOS ANIMAIS
"Liberdade aos Animais, ainda que tardia!"

UNIDOS
 ACERTAMOS mais, MULTIPLICAMOS mais, AVANÇAMOS mais, LIBERTAMOS mais, SALVAMOS mais!
ABPA - Ass. Barbacenense de Proteção Animal + Abrigo de Gatos AmiCat's + Adoção BH + Adote um animal + Adote um Amigo - PBH +  Adote um gatinho + Aliança Libertária Animal + ABC Animal + Amigos da Mãe Natureza: em defesa das Águas, das Plantas e dos Animais+AMPARI-Associação Municipal de Proteção de Animais da Região de Itabira+ Animais de Rua / Esmeraldas + Animais Urbanos do Brasil + Animália + APROVA – Aliança Pró Vida Animal + ASDAN - Ass. Sandumonense de Proteção aos Animais + ASFAPAN / Diamantina + ASPAN/ Sabará + BAST - Brigada para animais sem teto (FAFICH UFMG) + Bicho Amigo / Bom Despacho + Bicho Bom / Vale do Aço + Bicho mais que feliz + Bichos de Companhia + Bichos de Francisco - Nova Lima + Bichos Gerais + Bloggatos + Brigada Planetária + Cadeia para quem maltrata os Animais + Cãopaixão + Cãopartilhe + Cãoviver + Coletivo Gato Negro + Comissão Interinstucional de Saúde Humana na sua Relação com os animais / PBH + Corrente do Bem +  Crueldade Nunca Mais + Espaço dos Animais + Gatos do Parque Municipal + Gato Uai + Ativistas independentes pelos animais abandonados / Juiz de Fora + Leishmaniose, não: o cão não é o vilão + Liga de Prevenção à Crueldade contra os Animais + Mãos de Assis / Araxá + Matilha e Cia. + Minas Livre de Gaiolas (Defensoria Pública MG) + Ministério Arca de Noé + Ninho dos Bichos + Nossa BH – GT Defesa Animal +  Núcleo Fauna de Defesa dos Animais + O Lobo Alfa +  Asas e Amigos da Serra + + Minas Livre de Gaiolas + Parque São Francisco / Lavras + Passeio com cães + Pet MG +   Plataforma Terráqueos / Contagem + Projeto AGHA (UFMG) + Águia Não é Galinha (PBH) + Projeto Anjo +  Cãopanheiro BH + Projeto Proteger / Contagem e Esmeraldas + Protetores Grande BH + RPPN Instituto Terra + RPPN Santuário do Caraça + Santuário dos Gatos / Sete Lagoas+S.O.S. Bichos / BH + S.O.S. Bichos / Pouso Alegre+S.V.B. – Sociedade Vegetariana Brasileira+Sexta-feira + Sociedade Galdina Protetora dos Animais e da Natureza/Caeté+Sociedade Mineira Protetora dos Animais+Sociedade São Fransco de Assis / SJDR+Superação Animal + Tortura aos animais, nunca mais + Tribuna dos Bichos + Viva Vira Lata / Nova Lima
"Unir-se é um bom começo, 
manter a união é um progresso 
e trabalhar em conjunto é a vitória."
HENRY FORD







quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

1ª FEIRA DO BLOG ADOÇÃOBH










Todos os animais lindos e cheirosos, cercados de todo o carinho.A preocupação maior eram os animais da nossa grande amiga e protetora Mª Irene. 
Foram 6 adoções mas continuaremos batalhando por mais adoções.
Agradecemos às voluntárias pela disposição e ajuda.

CRUZÍLIA-POLÍTICAS PÚBLICAS JÁ!

Amigos da APASF, enviei o texto abaixo para o Ronaldo da rádio:

Olá, Ronaldo!
Gostaria de tratar com você a questão dos animais abandonados em Cruzília. Volta e meia você se pronuncia sobre esse assunto na rádio, mas o faz de maneira parcial, incompleta, mostrando apenas um lado da moeda.


Veja só. Até a década de 80 do século passado, as grandes cidades viviam o problema das crianças abandonadas. A quantidade era enorme. Eram os chamados "pivetes" ou "trombadinhas".


Cometiam furtos e outras infrações para sobreviver ou pagar pelo consumo de drogas. O que algumas pessoas ou grupo passaram a fazer? Matar. Havia até grupos de extermínio. Faziam verdadeiras chacinas. A mais famosa foi a da Candelária, no Rio.

Agora, uma pergunta. Isso resolvia? De forma alguma. Além de ser uma ação criminosa, o número de crianças nas ruas crescia cada vez mais.
Como a sociedade brasileira conseguiu equacionar esse problema? Isso só se resolveu quando a sociedade se deu conta que a criança não era o problema. Pelo contrário. Era vítima. Era o sintoma e não a causa do problema. A partir dessa constatação, foram implementadas políticas públicas que atacaram a raiz da questão.


 Foi criado o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), conselhos tutelares e políticas sociais. Hoje, se alguém abandona uma criança, o mundo cai sobre ela. Imediatamente são acionados conselho tutelar, ministério público, polícia, juizado da infância e juventude, igreja, etc.
 

A questão dos animais abandonados é similar. O animal abandonado não é o problema. Ele é vítima. É o sintoma do problema. Se está abandonado é porque alguém abandonou.

 O responsável é quem abandona. Ele é a causa do problema. Qual a solução? Matar? Se essa fosse a solução, hoje não estaríamos passando por isso novamente, pois o que sempre se fez foi isso, matar. Como nos mostram as ruas, o problema continua. Assassinar, além de crime federal, é crueldade e não resolve.

Em abril do ano passado houve uma grande matança de cães na cidade de Cruzília. Essa ação criminosa continuou em menor escala nos meses que se seguiram.


 Usaram o famoso "chumbinho". É bom que se saiba que esse produto tem sua venda proibida nacionalmente para fins de envenenamento de qualquer animal, inclusive de ratos. Há vários casos de envenenamento de crianças pelo país. Basta que a criança coloque a mão na boca depois de colocá-la no chão onde o veneno foi posto. Portanto, nossas crianças estão em risco quando esse veneno é espalhado pela cidade.

Milito na causa animal há décadas e a experiência em outras cidades por que passei mostra que para equacionar essa problemática são necessárias várias ações, dentre elas destaco:


1- Castração em massa. É preciso um programa de castração em larga escala na cidade. Boa parte da população não dispõe de recursos para castrar seu animais e por isso eles se reproduzem descontroladamente. O resultado disso é abandono.


Para implementar essa medida, há a necessidade de se criar políticas públicas nesse sentido. Em várias cidades, as prefeituras fazem parceria com associações de defesa animal e executam o programa de castração gratuita.


2- Campanha de conscientização da GUARDA responsável. Há que se educar a população no sentido de cuidar bem de seus animais, não deixá-los soltos pelas ruas, refletir mais antes de adquirir um animal, adotar ao invés de comprar e informar que maus tratos de animais é crime, inclusive o abandono.


- Comenta-se que pessoas de outras cidades abandonam animais em Cruzília. Para coibir esse tipo de ação, a cidade poderia implantar um sistema de câmeras de monitoramento. Como a cidade é pequena e poucos logradouros de acesso, isso não seria difícil. Além disso, esse sistema ajudaria também a desestimular outros tipos de crimes.
3- Fazer um censo do animais domésticos da cidade e identificá-los com um chip. Assim, sempre que nos depararmos com um cão pela rua, poderemos identificar o dono e o responsabilizar pelo abandono.
Como se percebe, para solucionarmos essa questão, demanda-se a parceria da sociedade civil organizada com o poder público. 


 Qualquer outra medida tomada no calor da emoção é paliativa, não resolve nada, apenas empurra o problema para frente.
 

Portanto, amigo, se esse problema o toca, junte-se a nós da APASF (Associação de Proteção dos Animais de Cruzília). Trabalhamos para resolver realmente essa questão. Não temos nem um ano de fundação, mas já fizemos bastante.
 Acesse o facebook da APASF e veja quanto já fizemos e estamos fazendo. Para realizarmos mais, carecemos de mais pessoas nessa cruzada. Venha somar, propor ações, seja um colaborador. Se todos se unirem, a cidade só tem a ganhar.
Gostaria que divulgasse essas idéias nos seus programas da rádio.
Abraço,
Jorge

  • Graça Leal Muito bom, Jorge. Tudo o que vc disse são informes técnicos da ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE.
  • Graça Leal Em BH, batalhamos desde 2005 realizando, em nível nacional, na Câmara dos Vereadores o 1º SEMINÁRIO NOVAS DIRETRIZES P/ OS CENTROS DE CONTROLES DE ZOONOSES. Depois em inúmeras reuniões c/ a SMSA e conseguimos a construção de 3 Centros de Esterilizações + o oPROGRAMA ADOTE UM AMIGO. Os animais recolhidos pelo CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES são vermifugados, castrados e michochipados e encaminhados p/ FEIRAS DE ADoção.É apenas uma etapa dentre mtas outras q. perseguimos.Se pudermos ajudar Cruzília, de alguma forma, entre em contato comigo que trocaremos idéias. Graça Leal 8216-3969 SÓ COM POLÍTICAS PÚBLICAS, AVANÇAREMOS. ABÇS

domingo, 3 de fevereiro de 2013

ADMIRADORES ROTA




Eles merecem o reconhecimento de qualquer ser humano! Os cães de salvamento são utilizados sempre que se registram incidentes importantes. Graças às suas numerosas e eficazes intervenções, contam-se às centenas os sobreviventes libertados e salvos pelos cães de resgate.