sábado, 13 de abril de 2013

LEILÃO DE CÃES PELA PMMG - DEBATE



Em 12 de abril de 2013 08:22, leozleo@gmail.com; escreveu:
"Bom dia,

Compreendo e acho legítima a intervenção do movimento no leilão de cães da PMMG. Mas a declaração de Adrina Cristina, "Animais não são produtos", não merece respaldo.

Sabemos, sem hipocrisia, que a comercialização de animais de raça é um mercado que gira valores altíssimos. Não é por ser entidade pública que PMMG não pode se valer disso. Afinal são cães de raça.


A intervenção no leilão é válida. Mas os argumentos tem que ser mais bem fundamentados.

obrigado."



--
Leonardo Silva de Faria


Bom dia, Leornardo.

Sim, reiteramos o posicionamento não só da ativista pelos Direitos Animais, Adriana Cristina, mas, de todos que dedicam parte de suas vidas a defender seres que, explorados, não têm como manifestar-se: animais não são produtos, que se precifica, se compra, se vende, se usa e se descarta. Não consideramos ética a precificação de vidas,  sendo o critério do dinheiro a condição para se definir quem terá condições de cuidar desses animais, por em média, até seus 15 anos de idade.


Sabemos que os animais não humanos, infelizmente, são comercializados, assim como crianças e adultos de nossa espécie. Há o agravante da legislação atual considerá-los como bens. Sabemos disso, não há hipocrisia. 

Você disse: 

"a comercialização de animais de raça é um mercado que gira valores altíssimos. Não é por ser entidade pública que PMMG não pode se valer disso. Afinal são cães de raça."

Entretanto, enxergamos além disso e contestamos a condição de objeto, produto, bem em que nossa espécie antropocêntrica insiste em considerá-los e tratá-los. Seres sencientes como os humanos, esses animais sentem dor, medo, frio e têm o direito à liberdade, afeiçoam-se aos seus tutores, ficam depressivos quando são abandonados. Propomos a transcendência da consciência e ação quanto ao mundo ao nosso redor, em relação à nossa convivência com os demais animais, na construção coletiva de um mundo biocêntrico. No caso presente, propomos o rigor quanto à escolha dos futuros tutores desses animais, muito além do que o dinheiro possa pagar.

Preocupamos e nos empenhamos, diuturnamente, a salvar vidas dos animais não humanos, e não raças. Sua senciência, repetimos, para nós é o que nos move.

Estudo recente de neurocientistas de todo mundo provaram essa senciência dos animais não humanos:

Não é mais possível dizer que não sabíamos 

Ademais, enquanto cidadãos, nos é imposta a corresponsabilidade pela defesa animais, junto ao Poder Público, em observância à Constituição Federal Brasileira, art. 225:

"Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações."


Olhando para nossa espécie, se em tempos remotos cidadãos não se colocassem opostos à escravidão humana, essa realidade perduraria até os dias atuais. 

Por fim, infelizmente, em ampla pesquisa, nos decepcionamos ao constatar a discrepância e diferença de postura de nossa PM quanto ao respeito aos cães usados por ela, em relação ao que é praticado pelas polícias de outros Estados Brasileiros, conforme compartilhamos a seguir, sendo dado aos policiais treinadores, a prioridade pela adoção responsável desses seres vivos. 


Agradecemos a oportunidade, esperando que o caso presente sirva de reflexão e de mudança de olhar de nossos militares, quanto às vidas, não só dos animais humanos, mas também, do não humanos, para que juntos, possamos nos orgulhar de construirmos juntos, um Estado de Minas Gerais que respeite todos os seres.


"A grandeza de um povo é medida pela forma como seus animais são tratados."
MAHATMA GANDHI


Gratos pela oportunidade,

Ativistas pelos Direitos Animais MG

Respeito aos cães da PMMG: 
prioridade para seus treinadores adotarem esses animais!

sexta-feira, 12 de abril de 2013

DISCREPÂNCIA ENTRE TRATAMENTO DADO AOS ANIMAIS DA PMMG E OUTROS ESTADOS DO BRASIL

Vejam a seguir o clipping maravilhoso realizado pela Veterinária Flávia Quadros, evidenciando a discrepância de nossa polícia mineira ao desfazer dos cães por meio da venda, enquanto em diversos outros Estados, o tratamento a esses animais é bastante diferente e mais respeitoso, em todos, dando o direito aos militares, seus treinadores, a prioridade pela adoção responsável.

Estado do Paraná – Polícia Militar – Estado Maior

Instruções Reguladoras do Sistema de Manutenção de Cães da PMPR




CÃES FAREJADORES DA POLÍCIA MILITAR (APOSENTADOS) VISITARAM OS PACIENTES DO GPACI 




Shelton se aposenta da PM (SP)


http://blogs.estadao.com.br/jt-seguranca/shelton-se-aposenta-da-pm/


 


CÃES AJUDAM A DESVENDAR CRIMES (Palmas – TO)


http://www.comacvet.org.br/comac/noticias.aspx?id=50


 


Canil da PM: amizade do trabalho que vai para casa (Ribeirão Preto – SP)


http://www.cadernomais.com.br/noticia/2012/11/26/989/canil-da-pm-amizade-do-trabalho-que-vai-para-casa/


 




Polícia doa cães farejadores (Espírito Santo)





Policial adota cães que se aposentam no Canil da PM de Ribeirão





Cães policiais ganham aposentadoria após 8 anos de trabalho em Rio Claro (SP)


http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2012/11/caes-policiais-ganham-aposentadoria-apos-8-anos-de-trabalho-em-rio-claro.html




Bono tem oito anos e  vai para o Canil da PM com todos os cuidados, direitos e alimentação vitalícios (Florianópolis – SC)




“É o policial responsável pelo cão quem o treina, dá comida e banho. É praticamente um filho” (MG)




Aposentados, cães da Guarda Municipal do Rio são colocados para adoção via Facebook (RJ)





Aposentados, cães da polícia e dos bombeiros ganham vida de pet (Polícia Federal e Corpo Bombeiros SP)




Heróis abatidos




Militantes da causa animal se movimentam contra pregão de cães da PM 




Comandante da PM explica que cães não podem ser doados por serem "patrimônio"


  

PMMG coloca animais "inservíveis" à venda


 


Dez cães explorados pela Polícia Militar serão vendidos em Minas Gerais (2013)





Polícia Militar de Minas Gerais realiza venda de cães (2012)




Vida de cavalo (documentário) 

http://www.youtube.com/watch?v=rV20isgHFYs 

Animal não é produto, que se compra, se vende, se usa e se descarta
PELO ENCAMINHAMENTO DOS CÃES DA PMMG À ADOÇÃO RESPONSÁVEL

 Em Sete Lagoas também haverá leilão de cachorro da PM http://www.setelagoas.com.br/noticias/cidade/19853-policia-militar-faz-alienacao-leilao-de-pastor-alemao-capa-preta-do-25dbpm"


 - gentileza multiplicar amplamente esta mobilização pelos que não têm como defender-se -


MOVIMENTO MINEIRO PELOS DIREITOS ANIMAIS
"Liberdade aos Animais, ainda que tardia!"

UNIDOS
 ACERTAMOS mais
MULTIPLICAMOS mais
 AVANÇAMOS mais
 LIBERTAMOS mais
 SALVAMOS mais!
ABPA - Ass. Barbacenense de Proteção Animal + Abrigo de Gatos AmiCat's + Adoção BH + Adotar sim, comprar não - Adote um animal + Adote um Amigo - PBH +  Adote um gatinho + ALA - Aliança Libertária Animal + ABC Animal + Amigos da Mãe Natureza: em defesa das Águas, das Plantas e dos Animais + AMPARI-Associação Municipal de Proteção de Animais da Região de Itabira + Animais de Rua / Esmeraldas + Animais Urbanos do Brasil + Animália + APASF / Cruzília + APROVA – Aliança Pró Vida Animal + ASDAN - Ass. Sandumonense de Proteção aos Animais + ASFAPAN / Diamantina + ASPAN/ Sabará + BAST - Brigada para animais sem teto (FAFICH UFMG) + Bicho Amigo / Bom Despacho + Bicho Bom / Vale do Aço + Bicho mais que feliz + Bichos de Companhia + Bichos de Francisco - Nova Lima + Bichos Gerais + Bloggatos + Brigada Planetária + Cadeia para quem maltrata os Animais + Cãopaixão + Cãopartilhe + Cãoviver + Coletivo Gato Negro + Comissão Interinstucional de Saúde Humana na sua Relação com os animais / PBH + Corrente do Bem +  Crueldade Nunca Mais + Espaço dos Animais + Frente Parlamentar de Defesa Animal ALMG + Gatos do Parque Municipal + Gato Uai + Ativistas independentes pelos animais abandonados / Juiz de Fora + Leishmaniose, não: o cão não é o vilão + Liga de Prevenção à Crueldade contra os Animais + Mãos de Assis / Araxá + Matilha e Cia. + Minas Livre de Gaiolas /Defensoria Pública MG + Ministério Arca de Noé + Ninho dos Bichos + Nossa BH – GT Defesa Animal +  Núcleo Fauna de Defesa dos Animais + O Lobo Alfa +  Asas e Amigos da Serra + Parque São Francisco / Lavras + Passeio com cães + Pet MG +   Plataforma Terráqueos / Contagem + Projeto AGHA / UFMG + Águia Não é Galinha / PBH + Projeto Anjo +  Projeto Bicho da Gente + Projeto Elo de Ajuda aos Protetores de Animais + Cãopanheiro BH + Projeto Proteger / Contagem e Esmeraldas + Protetores Grande BH + RPPN Instituto Terra/Aimorés + RPPN Santuário do Caraça / Santa Bárbara + Santuário dos Gatos / Sete Lagoas+S.O.S. Bichos / BH + S.O.S. Bichos / Pouso Alegre + S.V.B. – Sociedade Vegetariana Brasileira + Sexta-feira + Sociedade Galdina Protetora dos Animais e da Natureza/Caeté + Sociedade Mineira Protetora dos Animais + Sociedade São Fransco de Assis / SJDR + Superação Animal + Tortura aos animais, nunca mais + Tribuna dos Bichos + Viva Vira Lata / Nova Lima

"O único e  verdadeiro teste moral da humanidade, 
são as relações com aqueles que estão à nossa mercê:  os animais. 
É aí que se produz o maior desvio do homem, derrota fundamental da qual decorrem todas as outras." 
Milan Kundera

quinta-feira, 11 de abril de 2013

CAVALOS E CÃES USADOS E DESCARTADOS PELA PMMG


A POPULAÇÃO PRECISA SER DESPERTADA

QUANTO À REALIDADE DOS CAVALOS E CÃES USADOS PELA POLÍCIA

Expostos a foguetórios em campos de futebol, engarrafamentos em horários de pico, risco de serem baleados em tiroteios, risco de serem estraçalhados por explosivos, risco de serem soterrados ao adentrarem em destroços de construções desabadas etc esses seres sencientes - com capacidade de sentir dor e ter necessidade de viver em liberdade - cães e cavalos são expostos a grande estresse. 

Num olhar superficial, as pessoas dizem que esses animais não humanos são bem tratados, considerando estarem sadios, alimentados, vacinados. Entretanto, desconsideram ou não enxergam que, certamente, se pudessem escolher, não estariam nessas condições.

Reportemo-nos à escravidão infligida à nossa espécie – obviamente, os homens e mulheres escravizados também eram mantidos saudáveis, para darem o melhor resultado deles esperado e, se pudessem escolher, jamais desejariam estar nessa condição.

Despertemo-nos para a condição de escravidão em que cavalos e cães são mantidos para o trabalho.

Em observância à Constituição Federal Brasileira, art. 225, que o certame previsto para o dia 16/04/13 seja cancelado e os animais castrados e encaminhados à adoção responsável, mediante termo de responsabilidade e acompanhamento pós adoção. 

Militantes da causa animal se movimentam contra pregão de cães da PM 

Comandante da PM explica que cães não podem ser doados por serem "patrimônio"
  
PMMG coloca animais "inservíveis" à venda
Vida de cavalo (documentário) 

PASTOR ALEMÃO, PERDIDO, PARA ADOÇÃO RESPONSÁVEL

Este lindo cão está p/ adoção.Vermifugado, vacinado logo que for adotado vai ser castrado.Tem, aproximadamente, 2 anos.
Extremamente dócil, carinhoso e obediente, parece ter convivido com crianças.Encontrado perdido nas imediações do Bairro Serra. Seu tutor não foi encontrado mas estamos à procura.Repassem, por favor!
Mais informações: Jeanine: 9636-6123  Mª Irene 9739-1945

quarta-feira, 10 de abril de 2013

DEZ CÃES DESCARTADOS PELA PMMG SERÃO VENDIDOS

REPÚDIO 
Solicite à Polícia Militar MG o cancelamento da venda de cães! 
Que haja o encaminhamento desses animais que foram escravizados para atender à nossa espécie à adoção responsável, mediante entrevista, termo de adoção e acompanhamento pós adoção!

ANIMAL NÃO É PRODUTO QUE SE COMPRA, QUE SE VENDE, QUE SE DESCARTA!

Envie sua mensagem aos contatos da Polícia Militar de Minas Gerais 

CRUELDADE E GANÂNCIA

Dez cães explorados pela Polícia Militar serão vendidos em Minas Gerais


http://www.anda.jor.br/09/04/2013/dez-caes-explorados-pela-policia-militar-serao-vendidos-em-minas-gerais?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=dez-caes-explorados-pela-policia-militar-serao-vendidos-em-minas-gerais

SUGESTÃO: SE O ATO FOR IRREVERSÍVEL QUE NÓS ATIVISTAS OS COMPREMOS OS COLOQUEMOS EM HOTÉIZINHOS E AJAMOS COMO É PRAXE: os CASTREMOS, OS ENCAMINHEMOS P/ ADOÇÃO RESPONSÁVEIS E os acompanhemos nO PÓS ADOÇÃO. 

MATÉRIA DO ESTADO DE MINAS DE HOJE 11/04/2013

http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2013/04/11/interna_gerais,369903/militantes-da-causa-animal-se-movimentam-contra-pregao-de-caes-da-pm.shtml

Reiteramos: seja feita a castração dos animais, antes de serem doados.

EXCELENTE MATÉRIA DE NOSSA COMPANHEIRA JORNALISTA NÁDIA SANTOS NO SEU BLOG: BICHOS DE COMPANHIA.

 http://www.companhiadebichos.blogspot.com.br/2013/04/pmmg-coloca-animais-inserviveis-venda.html