quinta-feira, 18 de abril de 2013

CANCELAMENTO DE LEILÃO DE CÃES DA PMMG FRUSTRA INTERESSADOS.-

Observem que o  interessado em adotar um cão da PM, saiu de moto, do Bairro Ribeiro de Abreu..Dúvida: como ele levaria o animal?


Leilão de cães da Polícia Militar é cancelado pela corporação devido a vícios detectados no edital, o que frustrou pessoas interessadas nos animais. ONG comemora adiamento

Jefferson da Fonseca Coutinho - Estado de Minas
Publicação: 17/04/2013 06:00 Atualização: 17/04/2013 06:37

Marley Durães e o filho, Marley Júnior, enfrentaram dificuldades para chegar no horário previsto, em vão (Juarez rodrigues/em/d.a press)
Marley Durães e o filho, Marley Júnior, enfrentaram dificuldades para chegar no horário previsto, em vão


Meia volta, volver! No Batalhão de Polícia de Eventos (BPE), da Avenida Amazonas, 6.227, para fora foi só frustração para várias famílias que, ontem, compareceram ao endereço na expectativa de levar para casa um dos 10 cães dispensados pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). Cancelado pela manhã para “adequações jurídicas” no edital, o leilão dos animais policiais era aguardado com ansiedade por pais e filhos de várias regiões de Belo Horizonte.

Vindos do Bairro Ribeiro de Abreu, na Região Nordeste, Marley Durães, de 42 anos, e Marley Júnior, de 9, enfrentaram verdadeira maratona para chegar no horário anunciado para o pregão, às 13h30, no BPE, no Bairro Gameleira, na Região Oeste de BH. Pai e filho, de motocicleta, ainda tiveram que enfrentar um pneu furado na luta contra o tempo – 30 minutos apenas para o lance, conforme o edital. O pequeno Marley não escondeu a decepção de voltar para casa sem a labrador que ele tanto queria.

“Eu queria muito. Pra ficar no lugar do Rex”, lamentou o garoto, sentado na garupa do pai. Rex, “amigo para sempre”, na lembrança, era o pit bull da família, morto há três meses, “de velhice”. Leonardo Oliveira, de 19, tratou a perda de tempo no BPE como “decepcionante”. O estudante de engenharia compareceu ao BPE na companhia da mãe, Maria Stael. Os dois estavam em missão para batalhar pelo labrador Atos, de 3. Escolha do caçula Alexandre, de 9.

Moradores do bairro vizinho Nova Suíça, mãe e filho lamentaram a falta de informação mais detalhada no BPE. “Rodamos por várias partes, e ninguém sabia informar o motivo. Nem data prevista para o novo edital”, criticou a advogada. “Segundo disseram, não foi nenhuma ação de grupo ativista”, complementou o estudante. Maria Stael conta que, na escola, Alexandre esperava na maior expectativa por boas notícias. “Agora, o que dizer? Que vamos aguardar o novo edital”, diz.

Joyce Meelhysen, de 51, soube do leilão por meio da imprensa. Na segunda-feira, por uma hora acompanhou os cães que iriam a leilão no canil da PM, no Bairro Saudade. Encantou-se pelos labradores Atos, de 3, e Nark, de 2. Não para companhia, simplesmente. A fisioterapeuta tem a intenção de trazê-los para a reabilitação de idosos e de crianças. Decepcionada com o cancelamento, lamenta que grupos ativistas tenham se mobilizado para impedir o leilão. “Embargaram sabendo que vamos cuidar muito bem”, criticou.

O comandante da Companhia de Policiamento com Cães, major Enos Machado, diz que o cancelamento do leilão foi para “adequações jurídicas” do edital. Nada que tenha a ver com a mobilização de ativistas do Movimento Mineiro pelos Direitos Animais (MMDA). Segundo o oficial, em respeito às famílias, especialmente às crianças que compareceram ao canil da PM, o novo edital deve ser publicado “o mais rápido possível”.

Outro lado
Do outro lado, o MMDA comemora os últimos dias de mobilização nas várias esferas do poder público para impedir o pregão. De acordo com Adriana Cristina Araújo, de 42 anos, presidente do movimento, foram várias as iniciativas pelo impedimento do evento, envolvendo o Ministério Público em documento encaminhado ao comando geral da PMMG, com apoio do deputado Fred Costa (PEN).

Adriana ressalta que o MMDA é parceiro da PM, mas que, fiel aos seus propósitos em proteção aos animais, não concorda com o leilão. A ativista garante que não vai sossegar enquanto a PMMG não rever sua posição e dar encaminhamento digno aos cães da corporação, a exemplo do que ocorre em outros estados brasileiros, “que não comercializam e praticam a adoção responsável”. “Em Santa Catarina e no Paraná, por exemplo, os cães em fim de carreira são tratados com honrarias, não como viaturas”, critica.

Quanto à frustração de crianças que sonham com alguns dos 10 cães da discórdia, à espera de futuro no canil da PM, a presidente do MMDA chama a atenção para “um outro olhar”. “Quando escolhemos um cão de raça, não estamos pensando no cão. Estamos pensando em nós, em primeiro lugar. É uma oportunidade para essas crianças aprenderem novos valores. São muitas as feiras de adoção. Por que não se interessar por um cão abandonado, sem raça?”, questiona.

Versão da PMMG


“A Polícia Militar de Minas Gerais cientifica a sociedade e a imprensa, que o leilão de cães que estava previsto para 16/4, às 13h30, no Batalhão de Polícia de Eventos, foi momentaneamente cancelado para serem realizadas adequações jurídicas e sanados vícios no edital. A nova data será publicada e difundida oportunamente, por meio da Sala de Imprensa.”


Em 16 de abril de 2013 19:31, Nelson Bronca <nelsonbronca@gmail.com>escreveu:

Fiquei emocionado com o desfecho! Parabéns a todos. A destacar os textos tratando do assunto, em todas as etapas desse processo que se mostrou, ao final, vitorioso. São elaborações atenciosas, educadas, de altíssimo nível mas sem perder em momento algum a extrema objetividade  e a contundência na finalidade que pretendiam. Parabéns especial aos responsáveis por esse aspecto, que muito contribui para que o assunto fosse resolvido de forma amigável e sem desgastes desnecessários.
Saudações
Nelson Bronca

Prezados parceiros pela libertação animal, 

Silvana (ANDA) / SP e Nelson / SC



Realmente, não estamos nos contendo de felicidade, diante do desfecho presente.



Nosso agradecimento especial à Silvana, quem primeiro noticiou o fato / leilão de animais da PMMG e colaborou na repercussão nacional do caso, ao divulgar todas as nossas matérias, proporcionando-nos a vitória do animais. 



Numa verdadeira, comprometida e firme união de forças entre ativistas pelos Direitos Animais e Poder Público, num trabalho concentrado e incessante, conseguimos pacífica,  civilizada e democraticamente, desde o dia 09/04/13 - em verdadeira força-tarefa - o resultando de tanto esforço coletivo.


MUITA ADRENALINA, haja coração!!!! 

Pesquisas, telefonemas, e-mails, entrevistas, críticas diversas, perseverança, angústia, aflição, esperança, decepção, omissão, noites em claro, discussões, confusões, mal ententidos, contas de celular estourados etc, etc, etc: VALEU DEMAIS, faríamos tudo de novo, se necessário!!! Isso prova a FORÇA DA UNIÃO E DO TRABALHO COLETIVO, motivando a abraçar desafios maiores!!!

A menos de 3 horas antes do leilão iniciar, tivemos a grata notícia - e, confesso, já não mais esperada surpresa - de que o leilão havia sido suspenso, dada pelo Presidente da Frente Parlamentar de Defesa Animal ALMG, Dep. Fred Costa, o qual nos apoiou durante essa difícil semana de embate, intervindo ao final, junto ao Governador Anastasia/ MG e ao Comandante Geral, o qual telefonou-lhe pessoalmente para informar.

Nosso agradecimento especial a esse Deputado, Fred Costa, pois temos consciência de que seu empenho e participação de nossa mobilização não seria suficiente foram decisivos no desfecho vitorioso para os animais da PMMG

Avante, há muito a ser feito - nossa ação atual é somente o início de muito que está por vir, quanto aos animais da PMMG.

Que a parceria entre a sociedade civil organizada - representada pelos ativistas pelos Direitos Animais - e Poder Público, por meio do diálogo pacífico, seja a base desse bonito trabalho que ora se inicia, em observância à CF/88, art. 225 e, mais, em observância às LEIS DA NATUREZA.

Saudações libertárias, 

Adriana Cristina


união 16.jpg
MMDA logo.jpgMMDA  
BR país todos seres.PNG

terça-feira, 16 de abril de 2013

Vitória dos cães da PMMG: suspensão do leilão!!!





"Um mais um é sempre mais que dois,
prá melhor juntar as nossas forças,
para merecer quem vem depois!"
Beto Guedes / Ronaldo Bastos

Exmo. Governador de Minas Gerais, Sr. Antônio Anastasia
Exmo. Comandante Geral PMMG, Cel. Márcio Martins Sant'Ana 
Exmo. Pres. Com. Licitação PMMG, Cap. Flávio Henrique Maximiano
Exmo. Pres. Frente Parl. Defesa Animal ALMG, Dep. Fred Costa
 Agradecemos a todas as V. Exas. pela decisão de suspender o leilão de cães da Polícia Militar de Minas Gerais, previsto para o dia de hoje, 16/04/13.

A presente decisão, entendemos ser resultado da observância à Constituição Federal Brasileira, bem como, devido à consciência, respeito e sensibilidade de todos os senhores quanto aos animais não humanos, esses, seres sencientes como nós que, apesar da condição de "bens semoventes e inservíveis", "patrimônio" - sob a ótica das leis humanas -, sentem medo, fome, frio, dor, necessidade de liberdade, dentre outros
 Agradecemos também, ao Exmo. Presidente da Frente Parlamentar de Defesa Animal da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Dep. Fred Costa, pelo apoio ao nosso pleito, trabalho conjunto e concentrado, para que conquistássemos o desfecho presente, resultado de várias ações, em uma verdadeira força-tarefa.

O Movimento Mineiro pelos Direitos Animais, tem como missão promover e acelerar a libertação animal da exploração humana, por meio da união de esforços de cidadãos de vários segmentos de toda sociedade no trabalho coletivo em busca da mudança de olhar, de pensar e de agir da população do Estado de Minas. O orgulho de seus ativistas emerge nesse momento, de serem mineiros, nascidos no berço da terra da Inconfidência, ao ver a plena democracia ser exercida, ao ver cidadãos e Poder Público constituído darem as mãos pelo bem comum, mais, pelo respeito à vida dos que não podem defender-se.
 
Nosso pleito tomou proporções nacionais, transcendendo as montanhas mineiras, conclamando ativistas de todo o Brasil a abraçar, solidariamente, esse desafio.
 
Um novo tempo descortina, com o despertar e novo olhar de autoridades, imprensa e população em geral quanto aos animais usados para o policiamento militar.
  
Sabedores do incontestável destaque desta competente corporação, estamos a postos para avançarmos nessa democrática parceria que ora se faz com a PMMG, reiterando nossa proposta de participar da seleção de adotantes responsáveis para a tutela desses animais, por meio do Programa “Adote um Amigo” - outra parceria nossa com o Poder Público, que muito nos orgulha, no caso, com a Prefeitura de Belo Horizonte. Tal Programa, realizou recentemente, seu 80º evento de adoção de animais, prestes a completar a milésima adoção.

Programa “Adote um Amigo”
Imensamente felizes, reiteramos nosso agradecimento pela suspensão do leilão para a venda de animais da PMMG, na esperança de que seja definitiva a decisão de se encaminhar à adoção responsável, os animais tutelados por essa Corporação.

“A grandeza de um povo é medida pela forma como seus animais são tratados.”
MAHTMA GANDHI

Apresentamos nossos melhores cumprimentos,

Ativistas pelos Direitos Animais MG


Adriana Cristina Araújo (31)9737-1335
Maria Thereza Fonseca (31)9798-9271
Maria Antonieta Pereira (31)9907-4644
Graça Leal (31)8216-3969

---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Movimento Mineiro pelos Direitos Animais <movimentomineiro@gmail.com>
Data: 14 de abril de 2013 18:45
Assunto: Exmo. Comandante Geral PMMG: parceria / adoção cães policiais
Para:


Exmo. Comandante Geral da Polícia Militar de Minas Gerais
Coronel Márcio Martins Sant'Ana

Vimos a V. Exa. solicitar-lhe que reveja a decisão dessa conceituada corporação, quanto à venda 

Em observância à Constituição Federal Brasileira, art. 225, que o certame previsto para o dia 16/04/13 seja cancelado e os animais castrados e encaminhados à adoção responsável, mediante termo de responsabilidade e acompanhamento pós adoção, sendo priorizado aos militares que desses animais cuidaram, a prioridade da adoção.

Programa “Adote um Amigo”
Controle populacional ético de cães e gatos
 (parceria ativistas pelos Direitos Animais e Prefeitura de Belo Horizonte)

Estado do Paraná – Polícia Militar – Estado Maior
Instruções Reguladoras do Sistema de Manutenção de Cães da PMPR


CÃES FAREJADORES DA POLÍCIA MILITAR (APOSENTADOS) VISITARAM OS PACIENTES DO GPACI (Sorocaba – SP)

            Os cães policiais (Itajaí – SC)
Os cães vem há muito tempo ajudando nós humanos de alguma forma,
seja na caça, puxando trenós, guiando cegos, e auxiliando a   polícia.

Shelton se aposenta da PM (SP)

CÃES AJUDAM A DESVENDAR CRIMES (Palmas – TO)

Canil da PM: amizade do trabalho que vai para casa (Ribeirão Preto – SP)

Polícia doa cães farejadores (Espírito Santo)

Policial adota cães que se aposentam no Canil da PM de Ribeirão (SP)

Cães policiais ganham aposentadoria após 8 anos de trabalho em Rio Claro (SP)

Bono tem oito anos e  vai para o Canil da PM com todos os cuidados, direitos e alimentação vitalícios (Florianópolis – SC)

Aposentados, cães da Guarda Municipal do Rio são colocados para adoção via Facebook (RJ)

Aposentados, cães da polícia e dos bombeiros ganham vida de pet (Polícia Federal e Corpo Bombeiros SP)

Rio de Janeiro
Ainda que sejam patrimônio do estado, no BAC é natural que os cães, depois de aposentados, fiquem com os companheiros de serviço

Heróis abatidos  (MG)

“É o policial responsável pelo cão quem o treina, dá comida e banho. É praticamente um filho” (MG)

 Leilão de cães da PM em MG causa indignação de ativistas

Venda de cães pela polícia militar mineira causa polêmica

Militantes da causa animal se movimentam contra pregão de cães da PM 

Comandante da PM explica que cães não podem ser doados por serem "patrimônio"
  
PMMG coloca animais "inservíveis" à venda

Dez cães explorados pela Polícia Militar serão vendidos em Minas Gerais (2013)

Polícia Militar de Minas Gerais realiza venda de cães (2012)

E quanto aos cavalos policiais, qual seu destino???
Vida de cavalo (documentário) 

Animal não é produto - que se compra, se vende, se usa e se descarta
PELO ENCAMINHAMENTO DOS CÃES DA PMMG À ADOÇÃO RESPONSÁVEL

 - gentileza multiplicar amplamente esta mobilização pelos que não têm como defender-se -


MOVIMENTO MINEIRO PELOS DIREITOS ANIMAIS
"Liberdade aos Animais, ainda que tardia!"

UNIDOS
 ACERTAMOS mais
MULTIPLICAMOS mais
 AVANÇAMOS mais
 LIBERTAMOS mais
 SALVAMOS mais!
ABPA - Ass. Barbacenense de Proteção Animal + Abrigo de Gatos AmiCat's + Adoção BH + Adotar sim, comprar não - Adote um animal + Adote um Amigo - PBH +  Adote um gatinho + ALA - Aliança Libertária Animal + ABC Animal + Amigos da Mãe Natureza: em defesa das Águas, das Plantas e dos Animais + AMPARI-Associação Municipal de Proteção de Animais da Região de Itabira + Animais de Rua / Esmeraldas + Animais Urbanos do Brasil + Animália + APASF / Cruzília + APROVA – Aliança Pró Vida Animal + ASDAN - Ass. Sandumonense de Proteção aos Animais + ASFAPAN / Diamantina + ASPAN/ Sabará + BAST - Brigada para animais sem teto (FAFICH UFMG) + Bicho Amigo / Bom Despacho + Bicho Bom / Vale do Aço + Bicho mais que feliz + Bichos de Companhia + Bichos de Francisco - Nova Lima + Bichos Gerais + Bloggatos + Brigada Planetária + Cadeia para quem maltrata os Animais + Cãopaixão + Cãopartilhe + Cãoviver + Coletivo Gato Negro + Comissão Interinstucional de Saúde Humana na sua Relação com os animais / PBH + Corrente do Bem +  Crueldade Nunca Mais + Espaço dos Animais + Frente Parlamentar de Defesa Animal ALMG + Gatos do Parque Municipal + Gato Uai + Ativistas independentes pelos animais abandonados / Juiz de Fora + Leishmaniose, não: o cão não é o vilão + Liga de Prevenção à Crueldade contra os Animais + Mãos de Assis / Araxá + Matilha e Cia. + Minas Livre de Gaiolas /Defensoria Pública MG + Ministério Arca de Noé + Ninho dos Bichos + Nossa BH – GT Defesa Animal +  Núcleo Fauna de Defesa dos Animais + O Lobo Alfa +  Asas e Amigos da Serra + Parque São Francisco / Lavras + Passeio com cães + Pet MG +   Plataforma Terráqueos / Contagem + Projeto AGHA / UFMG + Águia Não é Galinha / PBH + Projeto Anjo +  Projeto Bicho da Gente + Projeto Elo de Ajuda aos Protetores de Animais + Cãopanheiro BH + Projeto Proteger / Contagem e Esmeraldas + Protetores Grande BH + RPPN Instituto Terra/Aimorés + RPPN Santuário do Caraça / Santa Bárbara + Santuário dos Gatos / Sete Lagoas+S.O.S. Bichos / BH + S.O.S. Bichos / Pouso Alegre + S.V.B. – Sociedade Vegetariana Brasileira + Sexta-feira + Sociedade Galdina Protetora dos Animais e da Natureza/Caeté + Sociedade Mineira Protetora dos Animais + Sociedade São Fransco de Assis / SJDR + Superação Animal + Tortura aos animais, nunca mais + Tribuna dos Bichos + Viva Vira Lata / Nova Lima

"Tudo o que vive, quer viver!"
FRANCISCO DE ASSIS

www.adocaobh.blogspot.com 




 

Proposta de parceria: MMDA + PMMG


 

Exmo. Comandante Geral PMMG,

Sr. Coronel Márcio Martins Sant'Ana


Assunto: parceria / adoção cães policiais





Vimos a V. Exa. solicitar-lhe que reveja a decisão dessa conceituada corporação, quanto à venda de seus cães. Assim como a polícia de outros tantos Estados brasileiros, que seja dada prioridade aos policiais treinadores desses animais escolherem adotá-los e depois, à população em geral, mediante rigoroso critério de adoção, muito além da condição financeira. 

Entendemos que a PMMG precisa atender à legislação vigente. Nesse sentido,  como tantas outras instituições públicas que doam seu patrimônio inservível, que o mesmo seja feito no caso dos cães que não mais lhes servem.

Gostaríamos de propor parceria com a PMMG, no intuito de trabalharmos juntos visando a adoção responsável desses animais. Temos por essa instituição grande respeito e entendemos que, em observância à Constituição Federal Brasileira / 88, art. 225 - a qual impõe à sociedade civil e ao poder público a defesa dos animais – e, com a união de esforços, certamente, resultaremos no melhor para todos, no caso presente, principalmente, para os animais.

Assim fizemos quando criamos o Programa "Adote um Amigo" (www.adoteumamigo.org.br), parceria nossa com a Prefeitura de Belo Horizonte. Tal programa visa o controle populacional ético de cães e gatos que se proliferam descontroladamente pela capital mineira, em substituição ao método antes adotado pelo Poder Executivo municipal, de matar esses animais em câmaras de gás, até o ano 2005. Caminhamos para a milésima adoção de animais, mediante castração, microchipagem, entrevista rigorosa, termo de adoção e acompanhamento pós adoção.

Nesse sentido, outra importante providência que gostaríamos de solicitar a V. Exa. é que todos esses cães sejam primeiramente, castrados, evitando o destino de procriação para o comércio e agravamento do descontrole populacional desses animais atualmente em todos os municípios mineiros, a começar por Belo Horizonte onde há, em média, 30.000 cães proliferando-se pelas ruas.

Ao final desta, a mobilização realizada por nosso movimento, para conhecimento de V. Exa..

Agradecendo antecipadamente a atenção de V. Exa, na esperança de um desfecho pacífico entre nós e favorável aos animais, apresentamos nossos melhores cumprimentos,

Ativistas pelos Direitos Animais MG

Contatos:
Adriana Cristina Araújo (31)9737-1335
Maria Thereza Fonseca (31)9798-9271
Maria Antonieta Pereira (31)9907-4644
Maria das Graças Leal Ladeira (31)8216-3969 

Respeito aos cães da PMMG
prioridade para seus treinadores interessados em adotar esses animais, como tantos outros Estados brasileiros procedem

Em observância à Constituição Federal Brasileira, art. 225, que o certame previsto para o dia 16/04/13 seja cancelado e os animais castrados e encaminhados à adoção responsável, mediante termo de responsabilidade e acompanhamento pós adoção, sendo priorizado aos militares que desses animais cuidaram, a prioridade da adoção.

Programa “Adote um Amigo”
Controle populacional ético de cães e gatos
 (parceria ativistas pelos Direitos Animais e Prefeitura de Belo Horizonte)

Estado do Paraná – Polícia Militar – Estado Maior
Instruções Reguladoras do Sistema de Manutenção de Cães da PMPR


CÃES FAREJADORES DA POLÍCIA MILITAR (APOSENTADOS) VISITARAM OS PACIENTES DO GPACI (Sorocaba – SP)

            Os cães policiais (Itajaí – SC)
Os cães vem há muito tempo ajudando nós humanos de alguma forma,
seja na caça, puxando trenós, guiando cegos, e auxiliando a   polícia.

Shelton se aposenta da PM (SP)

CÃES AJUDAM A DESVENDAR CRIMES (Palmas – TO)

Canil da PM: amizade do trabalho que vai para casa (Ribeirão Preto – SP)

Polícia doa cães farejadores (Espírito Santo)

Policial adota cães que se aposentam no Canil da PM de Ribeirão (SP)

Cães policiais ganham aposentadoria após 8 anos de trabalho em Rio Claro (SP)

Bono tem oito anos e  vai para o Canil da PM com todos os cuidados, direitos e alimentação vitalícios (Florianópolis – SC)

Aposentados, cães da Guarda Municipal do Rio são colocados para adoção via Facebook (RJ)

Aposentados, cães da polícia e dos bombeiros ganham vida de pet (Polícia Federal e Corpo Bombeiros SP)

Rio de Janeiro
Ainda que sejam patrimônio do estado, no BAC é natural que os cães, depois de aposentados, fiquem com os companheiros de serviço

Heróis abatidos  (MG)

“É o policial responsável pelo cão quem o treina, dá comida e banho. É praticamente um filho” (MG)

 Leilão de cães da PM em MG causa indignação de ativistas

Venda de cães pela polícia militar mineira causa polêmica

Militantes da causa animal se movimentam contra pregão de cães da PM 

Comandante da PM explica que cães não podem ser doados por serem "patrimônio"
  
PMMG coloca animais "inservíveis" à venda

Dez cães explorados pela Polícia Militar serão vendidos em Minas Gerais (2013)

Polícia Militar de Minas Gerais realiza venda de cães (2012)

E quanto aos cavalos policiais, qual seu destino???
Vida de cavalo (documentário) 


Animal não é produto, que se compra, se vende, se usa e se descarta
PELO ENCAMINHAMENTO DOS CÃES DA PMMG À ADOÇÃO RESPONSÁVEL