sábado, 27 de setembro de 2014

16/07/08-TREINAMENTO PARA ESTERILIZAR CÃES E GATOS- PMBH-GESTÃO PIMENTEL



 Este texto foi veiculado no Diário Oficial do Município, em 16/07/08

VETERINÁRIOS DA REDE MUNICIPAL PARTICIPAM DE TREINAMENTO PARA ESTERILIZAR CÃES E GATOS


A Secretaria Municipal de Saúde promove até a próxima sexta-feira, dia 18, das 8h às 17h, o curso de capacitação para médicos veterinários sobre técnica de castração em massa de cães e gatos, machos e fêmeas. A atividade, ministrada pelo veterinário Javier Eduardo Guzzetti, professor titular de cirurgia da Universidad Nacional de La Plata e cirurgião-chefe do Centro Municipal de Sanidade Animal e Zoonoses de Almirante Brown, na Argentina, é realizada no Centro de Controle de Zoonoses, no bairro São Bernardo, região Norte.
A iniciativa busca o controle ético e populacional de pequenos animais a partir da oferta de um serviço em massa, gratuito e de qualidade. O curso foi aberto com uma aula teórica e tem continuidade com aulas práticas. Participam da formação cerca de 30 profissionais, divididos em duas turmas.


De acordo com a gerente do Centro de Controle de Zoonoses, Maria do Carmo Ramos, esta é uma ação vitoriosa e uma forma efetiva de controlar a população de cães e gatos na cidade, principalmente os abandonados. "Belo Horizonte, assim como outros municípios de grande porte, sofre com o grande número de animais nas ruas. Eles nascem de forma descontrolada e a cria indesejada acaba sendo colocada nas ruas. Com o serviço gratuito de castração para cães e gatos temos como reverter esta situação", afirma.


A veterinária Aline Bezerra Nunes, que participa do curso, ressalta a importância das aulas para um melhor desempenho na rotina de trabalho. "Além da nova técnica ensinada ser mais ágil, temos menos gasto com material cirúrgico e o retorno do animal é mais tranqüilo. Com o maior número de cirurgias diárias teremos um maior controle populacional", salienta. Além de veterinários da Rede Municipal de Saúde de Belo Horizonte, participam do curso profissionais dos municípios de Contagem, Ibirité, Nova Lima, Sabará, Santa Luzia, Betim e Ribeirão das Neves e de ONGs de proteção aos animais.



Novo Código

Desde a implantação do serviço de esterilização de cães e gatos no Centro de Controle de Zoonoses, em 2005, até junho deste ano, foram castrados 2.739 animais. Deste total, passaram pelo procedimento 506 gatos machos e 588 fêmeas e 911 cães machos e 734 fêmeas.

 Em 2007, o Ministério da Saúde reelaborou o Código Sanitário de Saúde, com um capítulo referente ao Controle de Zoonoses, que estabelece o retorno dos animais às ruas. A Secretaria Municipal de Saúde se antecipou à votação do novo Código na Câmara e iniciou o retorno dos animas às ruas em maio deste ano.
Com a adoção do novo Código, cães e gatos capturados e levados para o Centro de Controle de Zoonoses recebem tratamento, são vacinados, castrados e identificados por meio de chips. Os animais abandonados podem ser procurados em dois dias úteis, caso contrário, serão devolvidos ao ambiente. Cães e gatos com sorologia positiva para leishmaniose são sacrificados.

Posse ou Guarda Responsável

A Secretaria Municipal de Saúde lançou, em maio de 2007, a campanha Posse ou Guarda Responsável de Animais, que divulga a gratuidade do serviço de castração e também orientações sobre atitudes corretas, éticas e eficazes.

 A ação, que envolve proprietários de animais, veterinários, sociedade civil organizada e Poder Público, busca uma melhor qualidade de vida para os animais e uma relação saudável entre eles e os seres humanos. A campanha também esclarece os direitos e deveres daqueles que optam por adquirir um animal de estimação.

A população de Belo Horizonte pode recorrer ao serviço de esterilização para cães e gatos no Centro de Controle de Zoonoses. Em breve, a cidade contará com duas novas unidades, nas regiões Oeste e Noroeste, além de uma unidade móvel. Outro centro, na região Leste, está em processo de licitação. Com as novas unidades, a previsão é de que 28 mil animais sejam esterilizados por ano.


quinta-feira, 25 de setembro de 2014

BLOG ADOCAOBH -VISUALIZAÇÕES

ESTATÍSTICA

DATA: DE 18/09/2014  À 25/09/2014

VISUALIZAÇÕES:

BRASIL                         2.825
ALEMANHA                    219
ESTADOS UNIDOS         152
CHINA                                74
TURQUIA                           56
UCRÂNIA                           35
ESPANHA                           29
PORTUGAL                        18
FRANÇA                             17
IRLANDA                             6

Visualizações de página do mês passado
16.307
 
Histórico de todas as visualizações de página  
700.804

ADOCAOBH- LINDOS GATOS FILHOTES E ADULTOS-BH/MG

Ainda têm vários para adoção à espera de uma família consciente e carinhosa. (31/12/2014)







Macho cerca de 6 meses muito dócil.-castrado


Fêmea cerca de 4 meses, muito dócil.-castrada



Fêmea -1 ano- super dócil.-castrada


FILHOTE -MACHO 4 MESES-castrado


Fêmea mestiça com siamês- cerca de 6 meses, castrada após ter a primeira cria de 4 lindos siamesinhos (ver fotos, abaixo)


FILHOTES SIAMESES 2 MESES- 2 MACHOS 2 FÊMEAS



Amarelo macho- cerca de 8 meses.-castrado. muito dócil, quer colo e carinho o tempo todo.


                   Filhote macho-  4 meses, muito dócil e carinhoso.-castrado


Filhote rajado cerca de 6 meses-castrado


Estas lindezas foram abandonadas. Precisam de adotantes 


sensíveis e que lhes dêem muito carinho e cuidados 

necessários. 


Contato: Graça Leal


Fones:3081 0833/ 8216 3969

adocaobh@gmail.com

www.adocaobh.blogspot.com
Interessados preencherem a ficha de pré- seleção no link, abaixo, copiar e colar e enviar para meu email colocando um fone fixo para eu dar retorno caso aprovado.



 http://adocaobh.blogspot.com.br/2014/09/ficha-de-selecao-adotar-e-tudo-de-bom.html

(Copiem e colem o link acima e enviem para meu email: 

adocaobh@gmail.com e deixem telefone fixo para eu 

entrar em contato) 


O adotante arcará com a  vacina  déctupla, ao preço de 

55,00 Reais aqui próximo a minha residência no Pet Shop 

DOG STAR-fone 3332-4355 aos cuidados da Veterinária 

Patrícia Spadano que acompanha todos os procedimentos, 

nos orientando e pode também, acompanhar as próximas 

vacinações e vermifugações. Iremos juntos, deverão ser 

liberados, somente, vacinados.  


Inclusive lá já tem a Caixa de transporte num bom preço de 

50,00. Sugerimos que os animais devam ser transportados 

em caixas, apropriadas, principalmente, gatos.






Quanto à Castração/ Esterilização.


A partir dos 4 meses tanto cães quanto gatos já podem fazer.

        Preços especiais para animais do Abrigo: 


 Ver acima veterinária Patrícia Spadano:

        gata 80,00 gato 70,00


   cão/cadela até 10 kilos: 100,00 

         de 10 a 17 kilos: 150,00
................................................................................................













quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Criatividade e sensibilidade no resgate de animais de rua






2/7/2013,Terça-Feira,14 horas
Pediram-me ajuda para ameaça de envenenamento a gatos.
Era no coração da Praça da Savassi.Os gatos, reproduzindo-se nos telhados, incomodando os lojistas com o cheiro forte da urina e fezes.

Graças a Deus, existem pessoas sensíveis e a família Cicarini é uma delas.

Imediatamente, avisou a todos que iriam cometer crime ambiental, ligou para a Polícia e fez contato comigo. Fui logo, tentar ajudar.

Além de ficar surpresa por ver que são pessoas de Classe privilegiada, mais ainda fiquei com  a meticulosidade e engenho do Sr. Cicarini para alimentar os gatos.

Como ele está no quarto andar, pediu ao faxineiro do prédio que amarrasse fios de nylon lá em baixo saindo de sua janela tipo um elevador. Ali ele coloca duas vasilhas: uma com água e a outra com a ração e, cuidadosamente, vai descendo o alimento.

Os felinos aparecem, exatamente entre às 16:30 às 17:30 e põem-se a comer. Eu presenciei: mãe negra com 3 filhotes negros. Comeram, beberam, olharam para cima como se agradecessem e sumiram por cima do telhado.

Este trabalho repete-se algumas vezes mais,ao dia, inclusive às  23:30 horas. Sr Cicarini coloca e retira a comida para evitar as formigas.

Já avisamos à gerência do Condomínio que iremos resgatá-los. Entrei em contato com a Ong Gato Uai que trabalha com gatos para ver se podem receber esses felinos.

 A responsável   está estudando a possibilidade, com fortes indícios de aceitar já que além de risco à vida, são pretos e estes acabam sendo mais perseguidos.

Vamos sugerir ao Condomínio que compre 2 gatoeiras automáticas e caixa de transporte que serão doadas à Ong e que se esta Ong puder receber outros animais que possam aparecer, futuramente, que o Condomínio possa ajudar esta Ong, financeiramente.


Voltei para casa de alma lavada pensando nesta bela iniciativa e me lembrei do ditado: Não basta só a emoção tem que ter ação."

Oi, Graça
LT para gatos realmente é um caso sério, aqueles gatinhos do Cicarini, por exemplo, conseguimos levar 4 delas para um sítio, onde vivem livres e são bem cuidadas.
 Vários foram adotados, quatro foram para LT na minha casa até a feira de adoção, mas são tão ariscos que até desisti de doar. 
A última gata ainda não foi capturada nem castrada, mas se conseguirmos ela também pode ir para este sítio (última vaga disponível)

A segunda ninhada dela (a primeira está comigo), um morreu, um foi adotado, 2 estão no abrigo e a restante está na casa do Cicarini

O abrigo está tão cheio, várias adoções mais 2 mãezinhas a caminho de lá, portanto, vai encher de novo.(Glória Araripe)

Vamos ajudar esta Ong, pessoal, que resgata e cuida de tantos gatos.
Observação: o Condomínio não doou um centavo para ajudar. Esta é a realidade de quem resgata: poucos reconhecem e aparecem para ajudar!