segunda-feira, 9 de março de 2009

AVANTE !

Prezados Srs Vereadores,
Em nome da "tradição e cultura" quantos crueldades são cometidas contra os mais fracos. O ser humano tem que evoluir nos conceitos de" tradição" E só pode ser chamado de cultura , tudo aquilo que concorre para a evolução do corpo, mente e espírito dos seres humanos.Os animais precisam ser respeitados,pq fazem parte do nosso ecossistema e como nós, têm direito à vida.
Por favor, não manchem seus nomes, na História de Minas Gerais.VOTEM SIM AO PL 02/09
Atenciosamente
Graça Leal Ladeira
Membro da Comissão Interinstitucional de Saúde Humana na sua Relação com os Animais da Secret. Municipaç de Saúde
Ong Animais Urbanos do Brasil
Ong Cão Viver
Movimento Mineiro Pelos Direitos Animaais
-----------------------------------------------------------------------------------

NOVO PROJETO DE LEI MUNICIPAL nº 02/09
Proibição de animais em circos em BH
Que a população saia do ostracismo, do lamento, das conversas informais, da piedade aos animais mantidos e maltrados em circos e da crítica aos políticos e circenses que utilizam animais em circos e assuma a sua responsabilidade de mudar o que tem que ser mudado através de Lei: faça a sua parte.
MANIFESTE-SE E TRAGA RESULTADO NO LUGAR ONDE SUA PRESENÇA E VOZ TERÃO EFEITO POSITIVO: compareça às Audiências Públicas!

---------------------------------------------------------------------------------
envie e-mail a todos os vereadores pedindo a aprovação do PL 02/09
adrianoventura@cmbh.mg.gov.br; albertorodrigues@cmbh.mg.gov.br; alexandregomes@cmbh.mg.gov.br; anselmojosedomingos@cmbh.mg.gov.br; arnaldogodoy@cmbh.mg.gov.br; autairgomes@cmbh.mg.gov.br; brunomiranda@cmbh.mg.gov.br; cabojulio@cmbh.mg.gov.br; carloshenrique@cmbh.mg.gov.br; chambarelle@cmbh.mg.gov.br; divinopereira@cmbh.mg.gov.br; edinhodoacougue@cmbh.mg.gov.br; elainematozinhos@cmbh.mg.gov.br; eliasmurad@cmbh.mg.gov.br; fredcosta@cmbh.mg.gov.br; geraornelas@cmbh.mg.gov.br; geraldofelix@cmbh.mg.gov.br; gunda@cmbh.mg.gov.br; henriquebraga@cmbh.mg.gov.br; hugotome@cmbh.mg.gov.br; joaodalocadora@cmbh.mg.gov.br; joaooscar@cmbh.mg.gov.br; joaovitorxavier@cmbh.mg.gov.br; lonardomattos@cmbh.mg.gov.br; luistibe@cmbh.mg.gov.br; luziaferreira@cmbh.mg.gov.br; luziaferreira@cmbh.mg.gov.br; marialuciascarpelli@cmbh.mg.gov.br; moamedrachid@cmbh.mg.gov.br; neusinhasantos@cmbh.mg.gov.br; pablito@cmbh.mg.gov.br; paulinhomotorista@cmbh.mg.gov.br; paulolamac@cmbh.mg.gov.br; pricilateixeira@cmbh.mg.gov.br; pretodosacolao@cmbh.mg.gov.br; preto@cmbh.mg.gov.br; ronaldogontijo@cmbh.mg.gov.br; sergiofernando@cmbh.mg.gov.br; silvinhorezende@cmbh.mg.gov.br; wellingtonmagalhaes@cmbh.mg.gov.br;


-
"Os espetáculos de circo que conseguem a proeza de tornar ridículos os patéticos cães vestidos de saias, as focas a bater palmas com as barbatanas, os cavalos empenachados, os macacos de bicicleta, os leões saltando arcos, as mulas treinadas para perseguir figurantes vestidos de preto, os elefantes mal equilibrados em esferas de metal móveis.
Que é divertido, as crianças adoram, dizem os pais, os quais, para completa educação dos seus rebentos, deveriam levá-los também às sessões de treino (ou de tortura?) suportadas até à agonia pelos pobres animais, vítimas inermes da crueldade humana."
JOSÉ SARAMAGO



Mobilização pela aprovação do novo Projeto de Lei Municipal nº 02/09
PROIBIÇÃO DE ANIMAIS EM CIRCOS EM BH

Há 2 Projetos de Lei que visam proibir animais em circos em BH: o PL 1128/06, da ex-Vereadora Neila Batista -que foi vetado pelo atual Prefeito de Belo Horizonte e mantido este veto pelos Vereadores no dia 4 de março de 2009 - e o novo PL 02/09, do Vereador Silvinho Resende.

No dia da votação do veto ao PL 1128/06, houve presença maciça dos circenses que pressionaram os vereadores e alguns desses manifestaram-se a favor dos animais em circos- - apesar de ser notório que a população belorizontina clama pela proibição de animais em circos.

Certamente isto não aconteceria se os cidadãos que defendem a proibição de animais em circos fossem maioria.

Foi um aprendizado. A partir de agora, vamos multiplicar a consciência de que só conseguiremos aprovar este novo PL 02/06, se comparecermos à Audiência prevista e às Votações.

Nenhuma manifestação é mais forte que esta: a presença , cara a cara, enquanto eleitores, com os nossos representantes.

Precisamos dos políticos e precisamos de atitudes políticas para conseguir o que queremos com eles. Presença na Audiência Pública e nas votações é fundamental, afinal, eles não irão contra os que estão presentes nas galerias !

Toda esta construção / mobilização servirá para pleitearmos também , a aprovação do PL 203/07 , estadual.

Conclamamos a todos que ajudem a pensar, a multiplicar a conscientização de que é preciso participar, a elaborar estratégias, a analisar o que pode acontecer para nos precavermos.

Foi a nossa espécie que criou esta diversão sádica, está em nossas mãos acabar com tamanha crueldade: animais em circos.

O Movimento Mineiro CONTRA Animais em Circos deve ser constituído por todos os cidadãos que defendem a proibição de animais em circos em Belo Horizonte.
Precisamos nos manter firmes , fortalecendo-nos a cada ação.

CONTAMOS COM SUA PARTICIPAÇÃO,
para a aprovação do novo PL 02/09,
em prol dos que não têm como defender-se, os animais mantidos em circos.

MOVIMENTO MINEIRO CONTRA ANIMAIS EM CIRCOS
Liberdade aos Animais, ainda que tardiA
-------------------------------------------------------------------------------------------

Graça,



Ontem conseguimos uma grande vitória em BH, pois o PL 02/09, que acaba com a utilização de animais em circo na capital, foi aprovado pela unanimidade dos 25 vereadores presentes na seção.

Para quem está com a gente desde o início desta luta, é fácil se lembrar de como o projeto anterior, vetado pelo prefeito, teve apenas 4 votos aqui na casa em sua última votação. Não é difícil, portanto, notar que o apoio crescente da Câmara Municipal se deve em grande parte ao imenso número de pessoas que hoje acompanham de perto o desenrolar deste Projeto de Lei.

Desde o início do meu mandato de vereador, há sete meses, tenho lutado para que a petição online assinada por você seja mais do que um mero abaixo assinado cheio de nomes e números de identidade. Meu esforço, aliás, esteve sempre concentrado em transformar esta lista em uma rede inteligente e politizada de pessoas, garantindo a todos a informação e o acompanhamento necessário ao projeto. É fácil ignorar um abaixo-assinado. Difícil é ignorar quase 2.000 pessoas conscientes e inteiradas de todo o processo.

Obrigado por me ajudar a fazer a diferença aqui na Câmara Municipal. Foi apenas nossa primeira vitória, faltam duas.


Cordialmente,



Vereador Iran Barbosa


Obs.: Peço desculpas ao amigo Franklin Oliveira e à toda equipe da WSPA. Em meu último e-mail, enquanto agradecia todas as sugestões, esqueci de reconhecer a imensa contribuição deles ao processo. Afinal, foi a WSPA que redigiu o primeiro substitutivo - que serviu de base para nossas discussões. MUITO OBRIGADO!

Circo Sem Animal – PL é Aprovado em 1º Turno

Agosto 12, 2009

Foi aprovado hoje em primeiro turno na Câmara Municipal de Belo Horizonte, o Projeto de Lei 02/09 que acaba com a utilização de animais em eventos circenses no município.

Depois de uma reunião com representantes da prefeitura e dos movimentos contra a utilização de animais em circo, foi elaborado um substitutivo que contou também com a participação de diversas pessoas pela internet.

O projeto foi abraçado por toda a Câmara que votou massiçamente a favor, causando comoção nos presentes que comemoraram intensamente após a aprovação. O vereador Iran Barbosa ressaltou a importância da colaboração da maioria dos vereadores na aprovação do projeto, uma vez que a utilização de animais em circos já é uma realidade em outras cidades do país. Lembrou também que a aprovação em primeiro turno foi um primeiro passo importante a ser dado, e mostrou-se confiante quanto a aprovação em segundo turno e a sanção do prefeito.

http://circosemanimal.wordpress.com/


Date: Tue, 15 Sep 2009 14:04:41 -0300
From: contatofabiane@gmail.com
To: gnlibertacaoanimal_colab@lists.riseup.net
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Caminhemos juntos ,
em direção à votação em 2º turno do PL 02/09 que proíbe animais em circos em BH !
A Capital Mineira prescinde deste espetáculo bárbaro: circos com animais. É rica em eventos culturais, principalmente, em maravilhosos festivais circenses (sem animais), recebendo inclusive, vários circos estrangeiros.
Nosso agradecimento a todos os Vereadores que compareceram à Plenária e votaram a favor do PL 02/09 (1º turno), que proíbe animais em circos em Belo Horizonte (arquivo oficial anexo, com o nome de todos os nossos representantes que se manifestaram).
Conscientes de que:
  1. CULTURA não combina com TORTURA;
  2. ser conivente com a barbárie de aprisionar eternamente animais depõe contra nossa cultura e agride a vontade da população belorizontina, pois essa condena animais em circos;
  3. 4 municípios mineiros já legalizaram tal proibição: Santos Dumont, Sete Lagoas, Poços de Caldas e Juiz de Fora;
  4. várias Capitais e Estados brasileiros também;
  5. este é o 3º Projeto de Lei em BH que visa a proibição de animais em circos (o primeiro foi arquivado e o segundo, vetado), e que os Ativistas da Causa Animal manter-se-ão a postos;
  6. precisamos gerar mais emprego para os artistas circenses e acabar com a agonia dos animais mantidos em circos, vítimas inermes da crueldade humana (como diz José Saramago);
  7. é um caminho sem volta;
NOSSOS REPRESENTANTES FIZERAM A VONTADE DO POVO DE BH !
Continuamos contando com o apoio de V. Exas. até a aprovação definitiva do Projeto de Lei nº 02/09.
MUITO OBRIGADO !
Movimento Mineiro CONTRA Animais em Circos
"Liberdade aos Animais, ainda que tardia !"
Projeto contra animais de circo é aprovado em 1º turno em BH
Amanda Almeida - Estado de Minas

Cadu Gomes/CB/D.A Press - 12/08/2008
Hipopótamo é apreendido no Le Cirque, em Brasília: maus tratos são proibidos
Defensores de animais comemoraram nessa segunda-feira a aprovação em primeiro turno pelos vereadores de Belo Horizonte do Projeto de Lei 02/2009,que proíbe a apresentação dos bichos em circos. A proposta é mais um capítulo da polêmica que divide ativistas ambientais e circenses. Dois projetos semelhantes já haviam passado pela Câmara e não emplacaram. “Elefantes em banquinhos, leões eternamente enjaulados, macacos esfomeados. Até quando serão permitidas essas crueldades?”, questiona o ambientalista Franklin Oliveira. Dezenas de ativistas compareceram à Casa para acompanhar a votação. A presidente da organização não governamental Conviverde, Zélia Romualdo, afirma que a proibição faz parte de um avanço no processo de civilização.

“Não é compatível com os nossos tempos essa prática. Daqui a uns tempos, usar animais dessa maneira será tão recriminado quanto a escravidão”, avalia. A estudante Lilian Stefânia, de 18 anos, ficou sabendo do projeto pela internet. “Sempre acompanho movimentos que defendem as causas ambientais. Essa crueldade não pode ser feita só em função do nosso entretenimento. Gostei muito de ver esse projeto sendo aprovado”, comemora.

Mas não são todos que defendem a legislação. O diretor do Departamento de Circo do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões, Lindomar Simões, pressupõe que a aprovação do projeto implicaria desemprego para muitos circenses. “Tem gente que depende disso e não sabe fazer outra coisa para sobreviver”, defende. Ele é contra os maus-tratos aos animais, mas defende que uma fiscalização seja feita para evitar a prática, em vez da proibição da exibição dos bichos.

Se aprovado em segundo turno, o projeto dependerá apenas da sanção do prefeito Márcio Lacerda para virar lei. As multas para quem descumprir as normas serão de até R$ 5 mil por apresentação e de R$ 500 por animal exposto. Outras cidades mineiras já têm leis que vetam a exibição de animais em circos. São elas: Santos Dumont, Sete Lagoas, Poços de Caldas e Juiz de Fora.

História

Em 2003, o então vereador Délio Malheiros apresentou projeto semelhante. O intento gerou discussões, mas não foi aprovado. No ano passado, foi a vez de um projeto de lei da então vereadora Neila Batista ser votado. A proposta passou pela Câmara, mas foi vetada este ano pelo prefeito Lacerda. Vinte e um vereadores assinam o projeto.

http://www.uai.com.br/UAI/html/sessao_2/2009/08/11/em_noticia_interna,id_sessao=2&id_noticia=122340/em_noticia_interna.shtml
------------------------------------------------------------------------------------------------
----- Original Message -----
----------------------------------------------------------------------------------------------

CARTA AOS REPRESENTANTES DOS BELORIZONTINOS

Proibição de Animais em Circos

Projeto de Lei Municipal – BH nº 02/09

A atividade circense faz parte do patrimônio cultural da humanidade há séculos e vem evoluindo durante esse tempo.

Se o adestramento de animais já foi considerado um entretenimento inocente, a sensibilidade de nosso tempo não o vê dessa forma.

Assim como nos preocupamos com as embalagens dos produtos que compramos e com a origem do alimento que consumimos – pois tudo isso implica em prejuízo ambiental e humano – também nos preocupamos com o respeito aos animais e condenamos os maus tratos a que eles são submetidos, a começar, pela privação do direito à liberdade.

Além de serem condenáveis por si mesmos, esses maus tratos em nada contribuem para o nosso entretenimento ou enriquecimento cultural.

Circo é lugar de artista – basta lembrarmos os melhores dentre eles. É lugar de enaltecermos a criatividade humana e não a crueldade contra animais. Estes são retirados de seus habitats naturais, condenados à falta de liberdade, a treinamentos contínuos e forçosos por meio de espancamentos, mutilações e aplicação de choques elétricos, privação de alimento, confinamento com correntes e em jaulas minúsculas, ridicularização ao serem vestidos como seres humanos, etc. – práticas totalmente contrárias à nossa Constituição Federal (art. 225) e à Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98, art. 32).

A sociedade civil organizada, através do Movimento Mineiro CONTRA Animais em Circos, repudia a continuidade da utilização de animais em circos na Capital de Minas Gerais, Estado que traz no lema de sua bandeira, a exaltação à Liberdade.

Não podemos macular essa imagem. Nossas montanhas devem proteger e não, aprisionar. Permitir animais em circos é uma vergonha para nosso povo.

A crueldade e o sofrimento não podem mais fazer parte de nossas tradições. A evolução da humanidade nos levou a esse ponto. Nossas leis não podem ficar para trás. Sigamos a tendência mundial de acabar com esta tradição cruel.

Movimento Mineiro CONTRA Animais em Circos

“Liberdade aos Animais, ainda que tardia !”

----------------------------------------------------------------------------------------------

-

BH não pode ficar para trás, aprovação do PL 02/09 já !
LOCAIS QUE JÁ PROIBIRAM ANIMAIS EM CIRCOS


BRASIL
Estados:
Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul

Estados em tramitação: Ceará, Santa Catarina

Municípios e Capitais:

UF Cidade
MG Santos Dumont, Sete Lagoas, Poços de Caldas e Juiz de Fora
MS Campo Grande
MT Tangará da Serra
PR Curitiba, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Maringá e Foz do Iguaçú
RS Porto Alegre, Caxias do Sul, Montenegro, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Santa Maria, São Leopoldo, Taquara, Gravataí e Rio do Sul
SC Florianópolis, Blumenau, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Videira, Balneário Camboriú, Chapecó e Laguna
SP São Paulo, Araraquara, Atibaia, Avaré, Batatais, Bauru, Bebedouro, Campinas, Guarulhos, Jacareí, Jundiaí, Nova Odessa, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São José dos Campos, São Vicente, Sorocaba, Taubaté, Ubatuba, Vinhedo, Diadema e Olímpia

Município e Capital em tramitação: Joaçaba / SC e Belo Horizonte / MG

OUTROS PAÍSES
Países onde:
é proibido - total ou parcialmente, o uso de animais em circos,
ou permitido com restrições,
ou está em tramitação a proibição:

Áustria, Costa Rica, Croácia, Israel, Cingapura, Bolívia, Bulgária, Bélgica, República Tcheca, Estônia, França, Índia, Polônia Espanha Taiwan Finlândia, Suécia, Dinamarca e Peru.
Fonte: www.wspabrasil.org

Movimento Mineiro CONTRA Animais em Circos
“ Liberdade aos Animais, ainda que tardia !”
------------------------------------------------------------------------------------------------------
PL 02/09
Proibição de animais de quaisquer espécies em circos,
em Belo Horizonte

Olá, Vereador Iran Barbosa:

a respeito de nossa reunião com o Secretário de Governo - PBH (ocorrida em 14/05/09) para análise do nosso substitutivo ao PL 02/09, gostaria de pedir-lhe uma cópia com as alterações decididas em conjunto, naquela ocasião, em que estavam presentes representantes do Legislativo, do Executivo e da sociedade civil, através do Movimento Mineiro CONTRA Animais em Circos discutindo o conteúdo do PL a fim de construirmos o melhor texto, que atenda a todas as demandas.

Quanto à justificativa, creio que possa ser a mesma do projeto inicial.

Gostaria de encaminhar ao IBAMA tal substitutivo, considerando ser esse, o órgão técnico habilitado para opinar sobre os assuntos diretamente relacionados aos animais. O que acha ? Como faríamos tal encaminhamento ?

Em visita ao referido órgão - no qual fui muito bem recebida pelo superintendente e pela Bióloga Márcia - ouvi deles o apoio à proibição de animais em circos.

Estive em Brasília, dos dias 20 a 22/05/09, para acompanhar a votação do PL federal 7291/06 - que visa a proibição de animais em circos em todo o Brasil - e fazer lobby junto aos diversos parlamentares. Tal votação , foi , adiada, novamente, como as 3 audiências públicas previstas no ano passado. Apesar da maioria dos parlamentares serem favoráveis a esse PL, 4 Deputados pediram vistas ao mesmo, impedindo que a votação acontecesse, sob a pressão de vários ativistas e circenses presentes.

A seguir, cobertura completa da manifestação dos ativistas na votação prevista para o dia 20/05/089:
http://www.wspabrasil.org/latestnews/2009/Comissao-adia-mais-uma-vez-votacao-do-PL-que-proibe-o-uso-de-animais-em-circos.aspx

Rádio Trilha Animal - Programa 121 (a minha fala acontece aos 21:46 min, dentre várias entrevistas sobre o PL 7291/06, no dia da votação adiada)
http://trilhaanimal.podOmatic.com/entry/2009-05-22T20_18_42-07_00

Abraço,

Adriana Cristina e demais integrantes do Movimento Mineiro CONTRA Animais em Circos


--
CONVOCAÇÃO GERAL:
Votação aberta - 1º turno PL - BH 02/09

Aproxima-se o dia da votação em 1º turno
do Projeto de Lei CONTRA Animais em Circos em BH !
Negociem a falta com seus chefes / professores,
pois SUA PRESENÇA É FUNDAMENTAL no dia da votação.
Precisamos encher as galerias da Câmara Municipal !

Sejamos cidadãos / eleitores mais ativos !

Movimento Mineiro CONTRA Animais em Circos
"Liberdade aos Animais ainda que tardia"