sábado, 3 de outubro de 2009

NOSSA VIAGEM A BONITO-MATO GROSSO DO SUL E PANTANAL 03/10/09


A CAMINHO DE BONITO´MATO GROSSO DO SUL
No percurso entre o aeroporto de Campo Grande até Bonito, fomos de Van e percorremos 4 horas pela Br-262, vendo uma paisagem plana, em toda extensão, típica do cerrado: árvores de pequeno porte, retorcidas devido ao solo pobre também chamado savana brasileira pela semelhança com o solo da África.
Fomos ávidos por ver a fauna selvagem e tivemos a primeira impressão dolorosa. Mortos, à beira da estrada, atropelados um depois do outro, dois grandes tamanduás, animal em extinção. Explicação – os tamanduás tem pouca visão e audição, mas têm olfato apurado. Como a BR corta o cerrado, ele anda sem ver e ouvir o perigo e é atropelado, principalmente à noite, quando o motorista não consegue desvencilhar.Vi também um ema atropelada

PRIMEIRAS IMPRESSÕES SOBRE BONITO

Estamos em Bonito- Mato Grosso do Sul
Aqui vemos muita beleza mas não conseguimos ver só isso com tanta devastação e uso dos animais p/ fins lucrativos.
Sei que não estamos só a passeio,nem no Planeta Terra e precisamos repassar a outra leitura do que estamos vivenciando: a dos direitos, à vida, DE TODO SER VIVO.
Por aqui comem-se muito as" carnes exóticas" a dos jacarés, javalis, e de todo animal possível.
Durante nossos passeios, vejo Bonito, como uma ilha cercada de gado por todos os lados.
Os donos de vastas propriedades colocam o gado e o deixam por lá, a reproduzirem, para seu lucro futuro.
Cara Antonieta, fiquei mal com vc qdo , desisti das salas de aula, agora reflito que é preciso gente dentro das salas mas é preciso de gente que seja como um periscópio, vendo o exterior para passar notícias, de nossa realidade, e estas serem repassadas aos estudantes.
Como estou aposentada, com situação econômica estável, reflito que posso fazer mais ainda,pelos animais, conhecendo nossa realidade sobre a vida animal e conscientizando a tantos brasileiros e estrangeiros sobre nossa visão sobre os direitos à vida que todo ser vivo tem.
Temos feito muitas amizades, e graças a Deus, achamos, alguns, que se indignam com essa visão comercial que se tem aqui e muito pequena ainda sobre o bem-estar animal que dirá de respeito à vida.
Penso que vou continuar a viajar e nossa arma é a denúncia, principalmente através da internet.
Estávamos à busca do paraíso, repleto de natureza e animais e vemos muito, ao vivo, a praga do homem que agora, dizem, não matam mais animais mas vivem os explorando, os importunando nos seus habitat para deleite dos turistas, cada vez mais ávidos de contatos emocionantes.
A praça principal de Bonito é a PRAÇA DA LIBERDADE, nela está uma placa com os 10 Mandamentos. Um deles: '"não matarás".Refletimos que pensamos nesse mandamento só aplicável aos humanos.
Li, certa vez: A moral é humana: a ética é Divina."
A moral muda de acordo com os costumes de cada povo, já a Ética segue os ensinamentos da visão cósmica universal: amar ao próximo como a nós mesmos e meu próximo é tudo que vive ao meu redor. Daremos mais notícias.

APROFUNDANDO NOSSAS OBSERVAÇÕES

Conhecendo mais, estamos mais felizes.
Aqui é maravilhoso embora pensa-se na preservação ambiental, o animal fica em segundo plano. Há trabalho de pesquisa e catalogação das espécies animais e vegetais.O povo daqui é simples e sério.
O que mais gostamos é do trabalho das RPPN,S-RESERVA PARTICULAR DO PATRIMÔNIO NACIONAL
Grandes fazendas estão diminuindo a pecuária e investindo no turismo. Os passeios nas fazendas são maravilhosos.
Palavras são pobres p/ descrever a maravilhosa natureza daqui.Está tudo muito bem estruturado para o turismo.Nadamos em lagos cristalinos, cercados pelos peixes.
É realmente um turismo de ponta.Os passeios são incríveis.E estamos em contato com animais de várias espécies.Estamos hospedados no Bonitohostel que é muito bom. Vejam mais:
Acessem www.portalbonito.com.br
www.ajbonito.com.br
wwwbonitohostel.com.br
"LUA CHEIA NO PANTANAL" música da novela Pantanal
Cláudio Nucci - Garça Branca

Quando é cheia no Pantanal
E a terra é espelho do azul
Jacaré em beira de rio
É peão a chorar o amor da morena
Que foi na chalana pra não mais voltar

Lua cheia no Pantanal
Coração pantaneiro é
Garça Branca em beira de rio
Bebendo da luz e o peão a sonhar
O amor da morena feita pra amar

Coração de bruacaré
Tuiuiú que não quer voar
Jardim velho que solta flor
Se a chuva do amor cair e lavar
O fundo da alma e a tristeza levar


Estamos indo para lá amanhã, domingo e lá ficaremos 3 dias
beijos em todos
Já na fazenda Santa Clara, fizemos passeios de barcos, observando aves e animais. 
http://www.pantanalsantaclara.com.br/apresentacao.html
Na própria fazenda, dando um espetáculo à parte, araras, tucanos, cardeais, gaviões, periquitos dividiam a comida e passeavam pelas arvores, com seu maravilhoso colorido.
O que muito nos chamou a atenção foram os guias, verdadeiros pantaneiros, falando fluentemente o inglês e nos contaram que falam também hebraico. Não possuem diplomas têm escolaridade mínima ,mas devido ao grande contato com estrangeiros, falam fluentemente tais idiomas.Um grande abraço ao Pedro e Levi, que foram nosso guias. Me aguardem que retornarei.
Nessa linda fazenda, existe também um espaço mais simples, com acomodações nas redes e apropriado para quem deseja acampar.
Adriana e eu, resolvemos passar uma noite lá. Deitamos em redes, debaixo do quiosque, noite de lua cheia e ficamos à espreita de vermos animais. E eles vieram, guaxinins, pacas, lobinhos. Lá na beira do rio, muitos jacarés e ao raiar do dia, ouvimos e vimos o maravilhoso coro e revoada de bandos de aves, foi espetacular!
Outro grande momento foi estarmos cedo, na beira do rio onde, à noite estava cheio de jacarés, e ver, as marcas de pés de várias espécies que à noite foram beber água. Foi emocionante porque nossa bandeira da defesa animal,de Minas, tem as diversas pegadas de animais e ali estavam elas,impressas, no barro , igualzinho.
Abraços a todos da fazenda Santa Clara. O proprietário Sr. Rolnei, sempre muito simpático, gentil e atencioso, nos deu todo apoio e dele saiu a seguinte frase que muito nos honrou e ao mesmo tempo nos deixou apreensivas: "Nunca passou por aqui, pessoas como vocês." Ficamos conhecidas, por lá como biólogas.Nossa postura em relação aos direitos e à preservação da vida animal, marcou nossa passagem.Ficamos apreensivas porque onde há tantos animais e pouco se pensa no direito à vida deles, tem alguma coisa errada.
Leiam o texto: VACA ATOLADA relato de um episódio dramático,presenciado por nós

terça-feira, 29 de setembro de 2009

VIVISSECÇÃO: experimentos em animais vivos

"Torturar um animal é crueldade. Torturar muitos é ciência ???"

Obrigação de agir !

"Nós, ativistas pelos Direitos Animais, onde quer que estejamos, não podemos fechar nossos olhos nem calar nossa consciência inquieta por defender os que não têm como fazê-lo e consciente da senciência dos animais não-humanos. Temos obrigação de agir, lembrando que somos providos de racionalidade. Essa que torna-se arrogante, ao ser usada para beneficiar somente a nossa espécie e ao considerar as outras para nos atender. Infelizmente, o que vemos ao nosso redor, é o uso dessa racionalidade de forma irresponsável, usando, torturando, aprisionando os outros animais que têm o mesmo direito à vida e de estar neste Planeta. A racionalidade humana é bem precioso, responsabilidade maior, de usar a inteligência para beneficiar tudo e todos, e não, para destruir, tudo e todos, inclusive, a nossa própria espécie." Movimento Mineiro pelos Direitos Animais"Liberdade aos Animais, ainda que tardia !"
(Adriana Cristina Araújo)

Estudando o que são "Direitos Animais"

O MAIS BÁSICO DE TODOS OS DIREITOS

Ao longo da História, seres humanos inocentes dos mais diversos credos, etnias, gêneros, posições sociais, convicções políticas e orientações sexuais foram perseguidos, escravizados, torturados, humilhados, estuprados e assassinados. Tudo isso fere um direito moral básico de todos os seres humanos: o direito de não ser considerado propriedade.
Ser considerado propriedade significa ser considerado recurso. Coisa. Escravo(a). Apenas um meio para os fins dos outros. Algo sem interesses próprios, ou ao menos não interesses que mereçam ser protegidos por direitos. Assim se justifica praticamente qualquer coisa que possa ser feita com a propriedade. Por um lado, esta não tem direitos. Por outro, o proprietário possui direito legal justamente sobre sua propriedade. O resultado é que os interesses do proprietário – por mais banais que sejam – sempre prevalecerão sobre os interesses da propriedade – por mais fundamentais que sejam.

Mas como é que sabemos que todo ser humano possui o direito de não ser considerado propriedade? Pelo seguinte: seres humanos possuem a capacidade biológica de sentir dor. A dor nada mais é que um mecanismo de preservação da vida. Logo, cada humano preza sua própria vida. Mas de nada adianta ele estar vivo se sua vida não lhe pertence. Se sua vida pertence aos outros, ele não poderá escolher sobre seu próprio destino e nem terá domínio sobre o seu próprio corpo.
E mais: todos os seus interesses vão por água abaixo quando seu direito de não ser propriedade não é respeitado. Não só porque esses interesses podem ser violados (pois uma propriedade não têm quaisquer direitos), mas porque eles serão violados (um ser só é transformado em propriedade se, para começo de conversa, alguém enxergou em sua exploração alguma possibilidade de benefício pessoal).
Quando você é propriedade, você não precisa ser respeitado(a) enquanto indivíduo. Suas relações afetivas com sua família podem ser interrompidas a qualquer momento. Você pode ser violentado(a) sexualmente. Pode ser ameaçado(a). E será descartado(a) assim que perder a utilidade para os outros. Em suma: talvez pior que simplesmente se tirar a vida de um indivíduo seja lhe roubar a vida para si. É por isso que o direito de não ser propriedade pode ser considerado o mais básico de todos os direitos.

Mais informações, gentileza acessar o sítio: http://www.direitosanimais.org/