quarta-feira, 11 de maio de 2011

PBH e ongs lançam programa inédito de adoção de animais de rua no Brasil


Com uma população de 30 mil cães de ruas na capital mineira, a intenção do projeto é

que 400 animais sejam adotados ao longo deste ano

No próximo sábado, dia 14 de maio, de 9h às 15h, na Clínica Mascote, Cidade Nova, em BH, será realizada a primeira edição da Feira de Adoção de Animais cujo slogan é: ADOTE UM AMIGO. A iniciativa é resultado da parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) e a Comissão Interinstitucional de Saúde Humana na sua Relação com os Animais, que, formada por representantes de todos os grupos de defesa ambiental e animal de BH, dentro do Conselho Municipal de Saúde fazem parte deste trabalho. Todos os envolvidos defendem que as expectativas são bastante positivas quanto ao sucesso do projeto.

Neste dia, cerca de 30 cães resgatados das ruas pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e outras dez oriundos da organização não governamental Ninhos dos Bichos, estarão à espera de um adotante. Vale registrar que todos estão vermifugados, vacinados, castrados e com chip de identificação. E, antes das feiras, todos passarão por um dia no spa: com direito a banho e tosa e roupinhas, escolhidas tanto para os machos quanto para as fêmeas.

Pioneira no Brasil, a união entre poder público, sociedade civil organizada e ongs somam esforços para, além de retirar os animais das ruas, divulgar e conscientizar a população sobre a importância da esterilização, adoção e guarda responsável. Para a coordenadora da ong Ninho dos Bichos, Maria Antonieta Pereira, “esta parceria determina a realização de 36 feiras ao longo deste ano, e a intenção é doar, no mínimo, 400 animais. A primeira já terá um número significativo de cães, a expectativa é aumentar nas próximas e levar gatos também”, explica, e completa dizendo que as feiras também são espaços importantes para campanhas educativas. “Também pretendemos aproveitar o ocasião para promover um trabalho educativo sobre guarda responsável”, reforça.

Para Graça Leal, integrante desta comissão e também do Movimento Mineiro pelos Direitos Animais, a princípio, participam deste programa ongs ou protetores autônomos que tiverem abrigo, e esclarece: para cada dois animais dos protetores que forem doados, nas feiras, eles levam para seus abrigos um animal do CCZ que não for adotado e que voltaria para a rua. A integrante cita uma estatística esperançosa. “Belo Horizonte possui cerca de 30 mil cães e gatos nas ruas e cerca de 900 mil domicílios. Ou seja, dá para tirar esses animais das ruas. É só cada um fazer a sua parte e adotar um bichinho”, acrescenta.


Além de kits básicos (coleira, guia, comedouros e bebedouros) com descontos promocionais para todos que adotarem um cãozinho, a primeira consulta do animal será gratuita e os demais atendimentos terão descontos especiais para os adotantes dos mesmos, prontifica-se a responsável pela Clínica Mascote, Ana Márcia Bruno dos Santos.

COMO ADOTAR

Os interessados em adotar deverão levar documento de identificação com foto, CPF e comprovante de endereço. Eles terão que preencher um termo de adoção e de compromisso e, além disso, receberão um informativo com os cuidados que devem ter com o bicho.

SERVIÇO

Local: Clínica Mascote

Endereço: Rua Pimenta da Veiga, n° 531 - Cidade Nova – BH (na rua do Habib’s)



Informações:

Jornalista Helenna Dias – MTB 11.912 - MG

Três Caravelas Comunicação e Assessoria de Imprensa

Contato: (31) 9972-0233

E-mail: trescaravelas@gmail.com

terça-feira, 10 de maio de 2011

PANFLETAGEM NO BAIRRO CIDADE NOVA

Estivemos 5 voluntários, divulgando a Feira de Adoção. Nos dividimos para o trabalho render mais.
Quando nos reencontramos, tivemos as mesmas impressões.

O que mais nos chamou atenção foi não ver NENHUM animal pelas ruas, segundo, a educação e gentileza das pessoas, terceiro, as ruas largas, quase sem movimento, parecia que estávamos no interior, quarto, os motoristas param p/ te dar a vez. Acreditem, eu dirigindo, o motoqueiro parou para eu passar sendo que a vez era dele.

A escolha deste bairro não foi aleatória, já sabíamos, de antemão, dos grupos fortes de proteção animal que lá existem e pelo alto nível de conscientização daqueles moradores no tocante à proteção animal.

Uma senhora que encontramos nos disse que nas feiras que lá acontecem, muitos animais são doados.


Qto à Clínica Mascote fica muito bem localizada, numa rua larga de mão única. A Clínica é uma gracinha, tem uma área excelente para montar as tendas.

Qto à direção são pessoas competentes que vivem para os animais, vão participar do Programa como parceiras, prontificando ajudar no que puderem.A primeira consulta será gratuita e os demais encaminhamentos terão descontos consideráveis.Farão kits com coleiras, guias, comedouros e bebedouros a preço de custo para que cada adotante já leve para o cão adotado.

Estamos muito satisfeitos e esperançosos! Nossa maior preocupação é retirar os animais das ruas e encaminhá-los para lares amorosos. Esse também deve ser, espero, o objetivo de todos os que sofrem ao verem animais,abandonados pelas ruas.

Em Belo Horizonte existem cerca de 30 mil animais abandonados nas ruas, entretanto, existem também 900 mil domicílios. Se 30 mil domicílios adotarem um cão, ainda restarão milhares de domicílios aptos à adoção. Faça a sua parte: adote um animal!