sábado, 21 de maio de 2011

Videos sobre a 1ª Feira de Adoções- Adote um Amigo







Agradecemos, imensamente, a colaboração deste grupo e de todos que têm colaborado para o êxito deste grande desafio.
P/ Comissão: Graça Leal

DIVULGUEM A 2ª FEIRA DE ADOÇÃO DO PROGRAMA "ADOTE UM AMIGO"


Prezados ativistas e simpatizantes da Causa Animal,

este é um programa pioneiro, no Brasil porque unem-se: Poder Público, sociedade civil organizada através das ONGS e/ou ativistas autônomos.

Temos que divulgar, ao máximo, para que este exemplo seja seguido por todos os municípios que contrariando a Organização Mundial de Saúde que preconiza que castrar é mais barato que matar e que matar não soluciona o problema da superpopulação canina e felina,e mesmo assim, tais municípios continuam exterminando animais, diariamente, como a citada cidade de Sete Lagoas e outras mais.

O que fazer para acabar com a matança?

Mandar milhares de emails para prefeitos, vereadores, conselhos municipais de saúde e secretarias afins, mostrando modelos de controle ético como o que está implantado em BH.
Só a força da sociedade civil organizada pode mudar a triste realidade de tantos municípios.

Nós da Comissão Interinstitucional de Saúde Humana, na sua Relação com os Animais estamos à disposição para levar nosso Programa a todo município que se interessar.
P/ Comissão
Graça Leal

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Seleção de veterinário(a) para o Programa Adote um Amigo




Cargo Remunerado
http://www.teiadetextos.com.br/home/noticias/139

A Associação Cultural Teia de Textos, através de seu projeto Ninho dos Bichos, abre inscrições para a seleção de veterinário(a) do Programa ADOTE UM AMIGO, cujo objetivo é realizar feiras de adoção de animais de rua em Belo Horizonte, sendo realizado numa parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde/Centro de Controle de Zoonoses, ONGs e protetores individuais.

As inscrições devem ser feitas preenchendo o formulário abaixo e enviando-o para teiadetextos@gmail.com

As inscrições podem ser enviadas até às 16horas do dia 25 de maio de 2011.

Após análise da ficha de inscrição, o(a) candidato(a) será convidado(a) a participar de uma entrevista que será realizada no dia 26 de maio, a partir de 9 horas, na Teia de Textos, à R. Frei Leopoldo, 80, sala 2, bairro Ouro Preto.

Outras informações pelo fone (31) 3586-2511.

Atribuições do veterinário no âmbito do Programa ADOTE UM AMIGO:

1- Observar o comportamento e as necessidades clínico-psicológicas dos animais recolhidos no CCZ e destinados à adoção, construindo um registro escrito de suas características de forma a garantir uma adoção eficiente e duradoura.

2- Quando necessário, encaminhar para as clínicas conveniadas os animais que precisarem de cuidados veterinários, procedendo ao acompanhamento ativo dos procedimentos a eles destinados e contribuindo para diminuir os custos dos mesmos.

3- Providenciar e fiscalizar os banhos dos animais indicados para adoção, os quais serão realizados na sexta-feira anterior a cada feira.

4- Participar das feiras de adoção, aos sábados, fiscalizando desde o transporte dos animais para a feira até o retorno dos que não forem adotados. Observar como os animais estão se comportando na feira e se suas necessidades estão sendo supridas; acompanhar as entrevistas feitas pelos voluntários com os candidatos a adotantes e ajudar a decidir pela aceitação ou não do adotante. No final da feira, recolher os Termos de Responsabilidade assinados pelos adotantes e encaminhá-los para a Secretaria do Programa, a fim de que sejam feitas as devidas anotações no cadastro do animal. Avaliar os procedimentos da feira, observando se eles estão sendo eficazes ou se devem ser modificados.

5- Acompanhar e avaliar os procedimentos da equipe de Pós-adoção, através de contatos com ela e com os adotantes.

6- Acompanhar, observar e avaliar se a divulgação das feiras está contribuindo para o sucesso das mesmas.

7- Organizar o cronograma mensal das feiras de adoção, ajudando a definir os locais de sua realização, por meio de contatos com clínicas veterinárias e pet shops.

8- Buscar parcerias com instituições - como CRMV, Anclivepa e clínicas veterinárias - que possam de alguma forma contribuir com o Programa de Adoção.

9- Sempre que necessário, dar entrevistas na mídia em geral a fim de informar a população sobre o Programa.


FORMULÁRIO

Associação Cultural Teia de Textos

Inscrição para VETERINÁRIO(A) do Programa “Adote um amigo”

Nome:
Endereço:
Telefone:
Celular:
Ocupação:
Escolaridade:
Já realizou algum trabalho de proteção de animal de rua? ( ) sim ( ) não
Em caso afirmativo, faça uma breve descrição do trabalho (instituição, local, período, atividades, funções etc.).
Você tomou conhecimento do Programa “Adote um amigo” por meio de: ( ) amigos ( ) eventos ( ) imprensa ( ) outros meios(especificar)
Indique sua(s) área(s) de experiência profissional, realizando uma breve descrição da(s) mesma(s).
Indique nome e telefone de dois ativistas da causa animal que possam dar informações sobre você.
1-
2-
Envie para o e-mail teiadetextos@gmail.com ou entregue à R. Frei Leopoldo, 80, sala 2, Bairro Ouro Preto, BH (9:00h às 16:30h) esta ficha de inscrição e seus comprovantes de endereço, escolaridade e profissão, até as 16 horas do dia 25/05/2011.
Belo Horizonte,
Assinatura:

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Cães para Adoção


um lindo mestiço de Schnauzer


Lindo Mestiço de Poodle Branco

Belo Mestiço de Poodle Grande


Linda Fêmea SRD Porte Médio



Estes lindos cães foram resgatados das ruas de BH e encaminhados ao CCZ – Centro de Controle de Zoonoses de BH. No dia 14 estavam prontos para adoção e na feira promovida pelo Programa Adote um Amigo*
dois deles foram adotados e devolvido e os demais não encontraram adotantes.
Todos estão castrados, vacinados, vermifugados e microchipados e precisam de novos lares, pois não existe local para abrigá-los...Atualmente estão em uma clínica veterinária, hospedados, onde podem ser visitados.

Nos ajude a divulgar estes lindos, para que cada um deles possa encontrar uma família que dê a eles tudo que precisam para serem felizes com uma vida segura e saudável!


*
O Programa Adote um Amigo é um programa de controle populacional de cães de gatos, implantado pela Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com a SMS - Secretaria Municipal de Saúde, Comissão Interinstitucional de Saúde Humana na sua relação com Animais e ONG's.

Contato para Adoção:
8322-7718 - Carla Roberta
ou através do email:
carla@sosbichos.com.br
Para visitar estes lindos vá até a Clinica Mascote:
Rua Pimenta da Veiga, 531 - Cidade Nova



URGENTE! Pedido extensivo, também, a todos ativistas e simpatizantes da Causa Animal

Caros voluntários do Programa de Adoção,
em primeiro lugar, quero parabenizá-los pelo sucesso de nossa primeira feira, onde conseguimos a adoção de 30 cães (23 do CCZ e 7 do Ninho).
. Esperamos capitalizar a grande mobilização e divulgação para as próximas feiras, agendadas para os dias 28 de maio e 4 de junho.

Em segundo lugar, gostaria de solicitar a ajuda de vocês no sentido de resolvermos um problema sério e urgente.
Há 9 cadelas com ninhadas no CCZ cujo destino natural é a Sociedade Mineira Protetora dos Animais.
Sabemos que os filhotes, dificilmente, sobrevivem onde há grande quantidade de cães adultos, onde já houve casos de cinomose, principalmente.

Sendo assim, estamos organizando uma rede de lares provisórios que abriguem essas mães
e seus filhotes por 2 ou 3 meses - o tempo de eles desmamarem, começarem a comer ração e poderem entrar no esquema de adoção de nossas feiras.
O Ninho dos Bichos vai receber 2 cadelas e suas ninhadas. Mas ainda precisamos de mais 7 lares provisórios.
Por favor, reflitam sobre esse nosso pedido! Vejam se na sua casa há um cantinho para esses pequeninos seres inocentes que precisam apenas de uma chance!
Logo eles vão crescer e encontrar um lar definitivo. Mas agora sua vida depende de nossa generosidade!
Agradeço muito a boa vontade de todos!

Lembrete - Hoje, quarta-feira, dia 18, temos uma reunião geral na Teia de Textos, às 19,30h.
Pauta:
1 - avaliação geral da primeira feira
2 - avaliação das comissões (divulgação, feira, pós-adoção)
3 - preparação da feira do dia 28 de maio.

Grande abraço. Antonieta

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Xuxa vira madrinha de projeto para adoção de animais

Xuxa: ''eu tenho meu lado cachorro''

Ela vira madrinha de campanha para adoção de animais

Por Renata Mendonça

Raphael Mesquita / Photo Rio News

Xuxa: ''eu tenho meu lado cachorro''

Xuxa brinca com os cãezinhos em abrigo de animais

Nesta quinta-feira (5), Xuxa recebeu o título de madrinha da campanha Adotar É Tudo de Bom, que incentiva a adoção de animais abandonados. A apresentadora visitou o abrigo Dona Marina Bourdette, que cuida de cerca de 400 bichinhos em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Lá, ela brincou e deu carinho a vários cachorros e gatos.

Confira a galeria de fotos

''A gente olha e dói, dá muita vontade de levar pra casa. Tem gente que é bicho e tem bichio que é gente. Tem muito cachorro na fila pra adoção e muita gente que fez maldade com eles. Espero tocar o coração das pessoas boas e q alguém adote esses animais'', declarou a Rainha dos Baixinhos. ''Não gosto de bicho preso, nunca levantei a mão pra nenhum bicho meu e acho melhor lidar com bicho que com gente, eles são muito verdadeiros''.

Xuxa tem 4 cachorros em casa, e já chegou a ter 54, na época em que morava na Casa Rosa. Ela contou como é a relação com os bichos: ''Não gosto de falar do alto e até sento pra comer com eles. Eles me cheiram e eu cheiro eles. Devem achar que sou um cachorro diferente, eu tenho meu lado cachorro'', concluiu.

Raphael Mesquita / Photo Rio News

Xuxa: ''eu tenho meu lado cachorro''

Xuxa vira madrinha de projeto para adoção de animais

Galeria de fotos: www.contigo.com.br

FALECE A PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO PROTETORA DOS ANIMAIS DE BARBACENA



email da prefeita de Barbacena: prefeita@barbacena.mg.gov.br


Prezados ativistas de todo o Brasil,

Hely Dani Dias foi exemplo de dedicação e proteção aos animais.Como grande
educadora encaminhou os humanos e como ativista, protegeu os animais.
"Onde está o seu coração aí está o seu tesouro-disse jesus" Ela morreu
ao tentar salvar a vida de um animal.
Gostaria que todos os protetores de todo o Brasil enviassem para a Prefeitura e
Câmara de Barbacena nossa mais profunda admiração pela pessoa e
sentimentos de pesar pela perda desta cidadã que muito enobrece a cidade e a nossa Causa.
Graça Leal cidadã barbacenense e grande amiga de Hely
Movimento Mineiro pelos Direitos Animais-BH


Falece a presidente da associação protetora dos animais


Hely Dani Dias, presidente da Associação Barbacenense Protetora dos
Animais (ABPA), faleceu nesta sexta-feira (13). Ela foi atropelada na
manhã de quarta-feira (11) e teve morte cerebral declarada pelos
médicos na quinta-feira (12), segundo nota de falecimento da ABPA.
Ainda de acordo com a nota, Hely Dani será cremada.

Além de seu trabalho social, Hely Dani fundou e dirigia a Escola
Angher, uma das mais conceituadas na cidade de Barbacena. O velório
aconteceu na Capela Santa Terezinha, ao lado da Matriz de Nossa
Senhora da Assunção

Acesse o site e veja a notícia:

http://www.barbacenaonline.com.br/noticias.php?c=6157&inf=4


--





CONSIDERAÇÕES DA ATIVISTA EULÁLIA SOBRE NOSSO GRANDE PROGRAMA



DrªEulália, agradeço pelos elogios.
Quando citamos nomes, corremos o risco de ser injustos com todos
que contribuiram para esse grande momento. Como o tempo é curtíssimo tanto na TV quanto no Rádio, precisamos ser bem objetivos e, não somos tão experientes para isso mas , pelos animais, fazemos tudo, até aparecer na TV e no Rádio.Alguém tem que falar e naquele momento, tudo muito corrido, acho que só eu tinha esta disponibilidade.
Mas sempre será tempo de destacar o alicerce deste Grande programa que iniciou com a Ong Animais Urbanos do Brasil no Grande Seminário Novas Diretrizes para os Centros de Controle de Zoonoses, ocorrido na Câmara Municipal de BH em 2005, com sua participação da Marimar, Ione Torquato,veterinária Flávia Quadros, Ana Masini e Nádia Jornalista.Esqueci de alguém?

Neste mês de Abril, sete mil pessoas, acessaram este BLOG e, neste mês, estamos percebendo que este nº de acessos, será maior.Vou aproveitar para ir resgatando, aos poucos, nossa História
(Graça Leal)

Olá amigos:

Parabenizemos à Graça por sua excelente performance na Rádio Inconfidência e outros, onde, com muita segurança e desenvoltura, apontou as características do Programa de Adoção de Animais do Centro de Controle de Zoonoses e outros, idealizado pela sociedade organizada em torno dos Direitos dos Animais em conjunto com a prefeitura.
obs: A primeira Feira de Adoção nos novos moldes ocorreu esse sábado, com muito sucesso.

Na fala da Graça são de frisar pontos tais como:

1- o ineditismo da parceria Sociedade/prefeitura/Centro de Controle de Zoonoses na questão da adoção de cães.

2- o perdão a pessoas que outrora fizeram muito mal aos animais mas que se regeneraram (importância da Educação e da Reflexão- é dever dos movimentos sociais fazerem as pessoas refletirem e mudarem seus comportamentos).

3- a utilização dos meios de comunicação para fazer a sociedade melhorar trazendo as pessoas , de meras espectadoras, para a cena e cidadania , em defesa dos mais frágeis

4- a divulgação de eventos transformadores para a sociedade como estes de Adoção de Animais de Centros de Controle de Zoonoses, onde, é sempre bom lembrar, os animais há apenas alguns anos atrás eram mortos em Câmaras de Gás, sem anestesia, através de gases tóxicos oriundos de motor de carro.

5- a responsabilidade de todos , prefeitura + CCZ + voluntários + futuros donos dos animais- cada qual fazendo a sua parte- com o objetivo de proporcionar felicidade para o animal e para as pessoas que dividem essa felicidade com ele.

6- a mudança paradigmática do esquema mental de uma prefeitura fria, burocrática e utilitária, para uma prefeitura sensível a valores subjetivos que consideram a relação das pessoas e os animais como fator importante de bem-estar e felicidade.

7- O "assumir da paternidade dos animais " por parte da prefeitura ao oferecer a infra-estrutura para castração, vermifugação, vacinação e micro chipagem nos conformes da lei em que os animais devem ser tutelados do estado.

8- O chamamento de pessoas para comporem mais equipes que multipliquem esses eventos de Adoção.

9- O acompanhamento pós-adoção dos cães adotados.

A essa primeira feira de adoção realizada sábado que teve trinta animais adotados, se seguirão mais 35 feiras, que poderão ao obterem sucesso, ter seu número ampliado.

O link para ouvir a Graça é http://www.inconfidencia.com.br/modules/debaser/singlefile.php?id=2016

Parabéns Graça e Ione Torquato, a presença tão sutil quanto imprescindível do nosso movimento animalbh

Abraços a todos,

Eulália Poblet

domingo, 15 de maio de 2011

CONSIDERAÇÕES SOBRE A PRIMEIRA GRANDE FEIRA DOS ANIMAIS RESGATADOS DAS RUAS

Foram levados 30 animais do CCZ e 10 da Ong Ninho dos Bichos.
Foram doados 26 do CCZ e 9 da Ong. Conforme o combinado para cada 2 da Ong adotados, ela levaria 1 do CCZ. Antonieta levou alguns para seu abrigo e ficaram alguns, na Clínica pq ainda podem aparecer adotantes, conforme explicou Ana Márcia a proprietária da Clínica Mascote

Passaram pela feira muitas pessoas que não achando o que queriam, deixaram nomes e telefones, aguardando que lhes encaminhemos outros animais.Estamos com uma lista de mais de 40 pedidos.

Autoridades que prestigiaram nossa Feira.
Deputado Fred Costa, Sub-secretário de Saúde Dr. Fabiano,Drª Silvana Tecles, Dr. Eduardo Viana Gusmão veterinário de SMSA, Maria do Carmo Ramos-Gerente do CCZ, Sandra - Presidente do CMS.
Veterinária, uma das grandes idealizadoras deste Grande Programa Flávia Quadros.
Equipe da Ong Sexta-feira, Carla da SOSBichos, Nádia Santos da Cia dos Bichos de Companhia,Fabiane e Koji do grupo Gato-Negro, Geralda do Grupo Brigada Planetária, Helena Dias-jornalista que nos ajudou, todo o tempo,novos voluntários que muito colaboraram,e outros mais que se voluntariaram.

MÍDIA: na quinta e sexta-feira dei entrevista para o Jornal das 19:30 da Rede TV e na sexta-feira ao vivo para BH News TV

RÁDIO sexta-feira 13/05 8 horas ao vivo Rádio Cidade Nova
Rádio Inconfidência 8:45
Itatiaia-11horas ao vivo no programa do José Lino
CBN- 13 hs
MÍDIA na feira sábado: Estado de Minas,Hoje em Dia, Rede Bandeirantes

Agradecemos a presença, a participação e a divulgação de todos.

Agradecemos a participação das equipes, comprometidas, que trabalharam exaustivamente.

Próxima reunião 18/05/2011 Avaliação e preparação para a próxima feira dia28/05

Continuamos conclamando voluntários comprometidos para dividir conosco esse grandioso trabalho que é retirar e cuidar dos animais abandonados, nas ruas.

Feira Adote um Amigo na Mídia.

Matéria do jornal Hoje em Dia do dia 15/05-caderno Minas página 19. (clique na imagem para ampliar)

Matéria do jornal Estado de Minas:Veja fotos
Feira de adoção consegue novo lar para cães em BH

Com o objetivo de encontrar um lar para alguns dos 30 mil cães abandonados que vivem em Belo Horizonte, diminuir a superpopulação canina e orientar a população para a importância da guarda responsável, a PBH promoveu neste sábado, em parceria com a Comissão Interinstitucional de Saúde Humana na sua Relação com os Animais, a primeira edição da Feira de Adoção de Animais, que leva o slogan ''Adote um amigo''.

O evento ocorreu em uma clínica veterinária do Bairro Cidade Nova, na Região Nordeste da capital, das 9h às 15h. Dos 37 cães levados para a feira, 32 conseguiram uma nova família. Depois de terem sido resgatados das ruas, os animais passaram por uma triagem clínica, sorologia para leishmaniose visceral, foram esterilizados, microchipados, vacinados e vermifugados. Além disso, os bichos ganharam um tratamento especial antes da feira. Todos passaram um dia no spa, com direito a banho, tosa e roupinhas novas para encantarem os adotantes.

Veja galeria de imagens da feira

''A aceitação da população foi acima de nossas expectativas. Houve momentos em que não havia espaço nem para andar, de tanta gente que compareceu aqui. Esperamos que continue assim'', comemora Eduardo Viana. Ele adianta que essa é a primeira de 36 feiras itinerantes que percorrerão vários pontos da cidade até dezembro. A expectativa é de que, ao longo do ano, 400 animais sejam adotados. Segundo o veterinário, antes de adotar um animal é preciso ter em mente que ele é como um filho pequeno para o resto da vida.

''Eles dependem dos donos para comer, beber água, brincar. É preciso estar disposto a ser o guardião dele. Além disso, tem os gastos com alimentação, vacinação e cuidados veterinários de praxe. O local que eles ficarão também deve ser adequado. Não adianta colocar um cão de grande porte dentro de um apartamento. E, o mais importante, é a capacidade do adotante para dar carinho e atenção'', explica Eduardo. A coordenadora da Organização Não Governamental (Ong) Ninho dos Bichos, Maria Antonieta Pereira, adianta que nas próximas feiras será possível também adotar gatos.
Fonte:http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2011/05/14/interna_gerais,227598/feira-de-adocao-consegue-novo-lar-para-caes-em-bh.shtml