sábado, 11 de junho de 2011

A incrível sobrevivência de cinco filhotes separados da mãe.



Atenção: dos 5 filhotes dois já foram adotados, agora faltam três, dois machos e uma fêmea. Fone para adoção: 8772 9171-Graça Leal

Pediram-me ajuda.

Uma cadela dera à luz a sete filhotinhos que supostamente foram mortos e a mãezinha corria risco de vida também. Havia,à distância, muita gente cuidando dela e não sabiam o que fazer.

Fui buscá-la e a internamos numa Clínica Veterinária e lá ela permaneceu uma semana, recebendo soro e cuidados pois apresentava uma leve fraqueza.

Na Clínica, tentaram que ela amamentasse três filhotes abandonados para ver se melhorava o estado dela já que apresentava indícios de depressão. Ela rejeitou-os e continuava triste. Foi dado antiinflamatório para secar o leite que aparecia nas tetas cheias.

Após uma semana, uma das pessoas que cuidava dela, Yara, buscou-a na Clínica, colocou coleira e guia e a conduziu para sua casa que ficava próximo ao local que tiraram a cadela.

A cadela, reconhecendo o local, deu um forte puxão, soltou da mão que a segurava e foi em desabalada carreira para o local de onde fora retirada que era uma galeria profunda local onde corria água em tempo de chuvas.

A protetora foi, de moto, atrás dela. Era por volta das dez da noite.

Para espanto de todos a cadela entrou na galeria e retornou,com seis cachorrinhos acompanhando-a ganindo, desesperados.

O vigia do local, então, adentrou pelas galerias, se arrastando para ver se havia mais filhotes e encontrou outro, infelizmente, já morto.

A protetora sentiu um misto de emoções: surpresa, alegria e finalmente, desespero porque já possuía em casa, uma enorme labradora, morava em casa alugada, o senhorio não admitia mais animais o que fazer? Naquela hora não havia muito o que pensar, ela juntou todos e os levou para casa.

Manhã de sexta-feira, eu tivera dias de trabalho intenso, necessitava dormir um pouco mais. O telefone toca, do outro lado uma pessoa chorando, desesperada contando que passara a noite sem dormir que a cadela ciumenta com os filhotes avançava o tempo todo na labradora, que precisava trabalhar às treze horas, que o senhorio não podia ver aquela cachorrada, que ao pedir ajuda a seus amigos todos a recriminaram de não querer ficar com os animais mas também não podiam assumi-los.

Mediante tantos problemas me propus ajudar esclarecendo de antemão que todos que acompanharam a vida daquela cadela eram também responsáveis e que deveriam compartilhar o ônus daquele resgate.

Recolhi-os e levei para a casa de uma amiga protetora,Geni, que sempre nos ajuda acolhendo animais, cuidando até que estejam em condições de serem adotados.Lá os instalamos, com todo o conforto e os alimentamos com boa ração.

.Passado todo esse stress, relaxamos e pudemos dar vazão a toda nossa surpresa por ver filhotes tão lindos e gordinhos porém com alguma desidratação.Como sempre, nossa querida veterinária Patrícia Spadano nos ajudou examinando todos, inclusive a mãe.Um ficou no soro mas não resistiu, estava bem menorzinho e fraquinho.Certamente, mamou menos.

Pretinha, nome que demos à mãe, voltou a ter leite e amamentar.Ela não os abandona um só instante.Quando quer fazer as necessidades, demonstra, vai à rua, sem a guia e volta rapidinho.

Mais uma vez os animais nos dão lição de vida. Estamos intrigados como esses filhotes sobreviveram sete dias longe da mãe. A explicação é que ela os amamentou bem, durante uns vinte dias, e, neste s dias frios, estando abrigados num lugar quentinho, juntaram-se e hibernaram como fazem os animais de lugares gelados.

Os filhotes já têm uns quarenta dias, já têm dentinhos que incomodam a mãe que não há necessidade de amamentá-los já que estão comendo ração.Já receberam a primeira dose de vermífugo e serão vacinados com a vacina décupla como também a mãe.Ela já será castrada nesta segunda-feira dia o5/06 e já foi adotada com mais um filhote.outros dois também já têm bons adotantes.Só faltará um . Acompanharemos o pós-adoção de todos para verificarmos se estará tudo bem com eles.

Todo esse trabalho tem custos e tiramos do próprio bolso por isso deve ser um trabalho compartilhado e contamos com a sensibilização de todos que vivenciam tais resgates.

Graça Leal


sexta-feira, 10 de junho de 2011

Ata reunião Adote um Amigo - 8 de junho de 2011



Alguns itens abordados na Ata.

Presentes: Erika, Carla, Aline Cyrino, Jade, Cristiano, Graça, Ione, Fabiane, Juliana R., Claudia, Inês, Raíssa, Ludmila, Aline Capozoli, Rafael, Miriam, Simoni e Antonieta.

Balanço Feira III - 4/6/11
- Sucesso extraordinário de adoções em todas as feiras!!! Os números: 79 adoções, 11 devoluções, 6 readoções e 1 recolhimento do pós-adoção. A população está muito receptiva ao Programa, está sendo educada e levando uma lição na mesa de entrevista, portanto estamos caminhando bem;

- Os problemas com os cães, os próprios adotantes estão entrando em contato conosco pedindo orientações para eles mesmos resolverem;

- Precisamos formar uma rede mais articulada para tentar a adoção do máximo de animais possíveis, para salvá-los da rua e de, provavelmente, da morte. No Ninho dos Bichos, dos 14 canis da ONG, 10 estão com animais do CCZ;

- Apesar do Programa estar indo muito bem e estarmos com uma imagem simpática e séria, ainda temos gargalos: Se não queremos que os animais voltem para o CCZ e para as ruas, precisamos ampliar a rede parceira de lares temporários, clínicas para internação (as atuais estão dando descontos de 20%ou 30%, algumas de quase 100%, cobrando uma consulta para um grupo de animais e aqueles medicamentos que são possíveis, há prioridade de administração via oral ao invés da injetável, por ser a primeira via mais barata), entre outros locais. Temos uma reunião com a Sandra Matoso nesta sexta às 12h, sobre a parceria com o abrigo dela. Se alguém mais quiser participar, estão convidados!

- Os cercados dessa vez ficaram prontos antes dos animais chegarem do CCZ, muito bem!!!! Precisamos de mais pessoas para ajudar na montagem, pois o Rafael ficou sobrecarregado. Tentar comprar ferramentas;

- SEM DOCUMENTOS COMPLETOS = SEM ADOÇÃO!!! ADOTANTE PRECISA ESTAR COM OS 3 DOCUMENTOS!!!
- Devemos colocar todas as vasilhas de ração e de água antes dos animais serem inseridos no cercado. Voluntári@s que chegarem antes na feira, independente de sua comissão, podem agilizar isso, ok?;

Feira IV - 11/6/11
9h às 15h
Local: Pet Shop Cães e Cia - Av. Santa Terezinha, 380 - Santa Terezinha.
Panfleto:
http://bit.ly/kfgoc5

Contamos com a colaboração de todos. Conclamamos mais voluntários comprometidos!