sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Jornal Estado de Minas 02/12 - retirada dos gatos do Parque Municipal de BH

Olá pessoal,
Aqui vai minha visão dos fatos como espectadora:

A Associação Bichos Gerais é de grande seriedade, respeitabilidade, competência e confiabilidade. Dr. Leonardo Maciel é conhecido e respeitado nacionalmente. Nós ativistas antigos reverenciamos e respeitamos todos os dirigentes desta Associação que está à frente de trabalhos de grande relevância tanto para os animais qto para a sociedade.

Por todo esse perfil, foram solicitados e ouvidos pelo Poder Público  sobre este polêmico assunto.
Confio, plenamente, que a Ass. Bichos Gerais e Dr. Leonardo farão o que for melhor para os animais como vêm fazendo há muitos anos.

Eles trabalham, silenciosamente, sem estardalhaços e holofotes e Graças a Deus: nossos amiguinhos estão em boas mãos.Quem dera que em todos os problemas da Causa Animal aparecesse um Leonardo Maciel para assumir!

Sei que os dedicados protetores que ajudam os bichinhos do Parque Municipal também
entenderão e concordarão com as ações e decisões do Dr. Leonardo.


Abs
Graça Leal
 Gatos se despedem do Parque MunicipalA Associação Bichos Gerais fará a "retirada ética" da colônia de 140 felinos que habitam o maior espaço verde do Centro da capital

Publicação: 02/12/2011 06:00 Atualização: 02/12/2011 06:39

Gatos são abandonados no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, muitos deles, precisando de cuidados especiais devido à idade ou doenças crônicas (Jair Amaral /EM/D.A Press)
Gatos são abandonados no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, muitos deles, precisando de cuidados especiais devido à idade ou doenças crônicas









Depois de 10 anos de dedicação à proteção dos gatos do Parque Municipal Américo Renné Giannetti, no Centro de Belo Horizonte, a Associação Bichos Gerais, organização não governamental (ONG) vinculada à Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA), vai assumir a responsabilidade da “retirada ética” da colônia abrigada no patrimônio ambiental mais antigo da capital, inaugurado em 1897. São cerca de 140 felinos à espera de um novo lar – muitos, por necessidade, já que estão envelhecendo e precisam de tratamentos especiais.

“Vários carecem de uma família. É importante dizer ‘retirada ética’ porque todos os cuidados estão sendo tomados de acordo com padrões internacionais, respeitando as condições de cada animal”, ressalta o veterinário Leonardo Maciel, presidente da Bichos Gerais, que, ao lado de representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, trabalha na finalização do plano de ação, previsto para ser implementado em janeiro.

O convênio entre a ONG e Prefeitura de Belo Horizonte, acompanhado pelo Ministério Público, prevê ação gradativa, sem pressa, para que cada animal encontre um cuidador responsável. Tatiani Cordeiro de Souza, chefe do Departamento de Parques da PBH, diz que um dos pontos fundamentais da proposta é coibir a chegada de novos desabrigados. 

“Trabalhamos pela redução gradual de abandono no parque, com responsabilidade e respeito aos animais”, reitera a bióloga. Nos próximos dias, segundo Tatiani, o grupo encarregado em apurar condições e estabelecer metas vai apresentar o detalhamento das estratégias de encaminhamento do assunto, acompanhado de perto por dezenas de voluntários que lutam pelos bichanos. 

Conscientização

Leonardo e Tatiani –  representantes da sociedade civil e do poder público – estão de acordo em relação ao maior problema em torno dos gatos do parque: o abandono. “É uma questão de educação ambiental. Não só no parque, mas em toda a cidade”, afirma a chefe de departamento. O presidente da ONG também defende uma campanha junto à população de BH e Região Metropolitana que conscientize sobre os desdobramentos do descaso com os animais.

Para o veterinário é preciso acabar com a ideia de que o parque é um bom abrigo para os gatos. Só este ano, no maior espaço verde da Região Central, a Bicho Gerais recolheu e encaminhou para adoção 96 filhotes e 14 animais adultos largados à propria sorte. Nos últimos anos, a dedicação voluntária mantém a colônia de 140 gatos estabilizada. Em 2001, o número de felinos chegou a 400. 

O bom resultado se deve ao monitoramento permanente dos habitantes do complexo, que faz divisa com as avenidas Afonso Pena e dos Andradas, a Rua da Bahia e a Alameda Ezequiel Dias. Diferentemente das feiras de adoção que ajudam a amenizar o problema dos cães abandonados na cidade, os gatos – naturalmente mais independentes – exigem outros cuidados na escolha de um novo lar. 

“Cada caso é um caso e procuramos participar de todo o processo com o máximo de rigor e controle. Nós sabemos onde está cada um dos 96 filhotes adotados este ano”, afirma Leonardo. Para evitar possíveis problemas, a ONG mantém trabalho de pós-adoção, que consiste em acompanhamento da adaptação do animal e de seu cuidador. 


ANÁLISE DA NOTÍCIA

População tem que colaborar

Para que a transferência dos gatos seja bem sucedida é preciso o apoio da população. Os gatos não vão deixar o parque porque ameaçam ou provocam qualquer tipo de desequilíbrio ambiental na Região Central, como já foi dito pela PBH, em abril deste ano. Sob controle, vão ser encaminhados à adoção porque precisam de maiores cuidados. A Bicho Gerais tem um histórico de compromisso com a causa e, ao que tudo indica, é a garantia de transparência do programa. No entanto, caso a população não entenda seu papel na luta contra o abandono, os bichanos, largados, vão continuar brotando aos montes na calada das cercas de ferro do espaço público.(Jefferson Coutinho)

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Novo Código Florestal

Votação do PLC Nº 30/11 nesta terça, 29/11/11


MOBILIZAÇÃO HISTÓRICA!!!


Várias personalidades fazem campanha contra novo Código Florestal (Washington Novais, Gilberto Gil, Lenine, Arnaldo Antunes, Regine Casé, Carlinhos Brown, Zélia Duncan, Fernanda Torres, José Padilha, Wagner Moura, Vanessa da Mata, Vitor Fasano, Rodrigo Santoro, Marcos Palmeira, Ângelo Antônio, Gisele Bundchen, Bruna Lombardi, Fernando Meirelles, Denise Fraga etc). Assista ao vídeo:


http://www.florestafazadiferenca.org.br/home/


PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM!


Exerça sua cidadania: fale aos Senadores que você é contra o Novo Código Florestal (PLC nº 30/11) e que os interesses dos parlamentares ruralistas não podem prevalecer sobre a preservação das florestas, rios, fauna, flora, comunidades e sobre todos os prejuízos aos centros urbanos decorrentes da destruição dessas florestas! Manifeste-se de todas as formas:


  1. ligação gratuita / Senado 0800612211
  2. ligação para os 3 Senadores do seu Estado http://www.senado.gov.br/senadores/default.asp
  3. Abaixo-assinado "Avaaz" http://www.avaaz.org/po/salve_codigo_florestal
  4. Abaixo-assinado "Floresta faz diferença" http://www.florestafazadiferenca.org.br/assine/
  5. Abaixo-assinado "Greenpeace" http://www.greenpeace.org/brasil/pt/Participe/Ciberativista/Em-defesa-das-florestas/
  6. Abaixo-assinado "Grupo FB ECOLOGIA E DIREITO" http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoAssinar.aspx?pi=PL187699
  7. e-mail aos Senadores http://www.senado.gov.br/senado/alosenado/fale_senado.asp

acir@senador.gov.br, aecio.neves@senador.gov.br, alfredo.nascimento@senador.gov.br, aloysionunes.ferreira@senador.gov.br, alvarodias@senador.gov.br, ana.amelia@senadora.gov.br, ana.rita@senadora.gov.br, angela.portela@senadora.gov.br, anibal.diniz@senador.gov.br, antoniocarlosvaladares@senador.gov.br, antonio.russo@senador.gov.br, armando.monteiro@senador.gov.br, benedito.lira@senador.gov.br, blairomaggi@senador.gov.br, casildomaldaner@senador.gov.br, cassiocl@senado.gov.br, cicero.lucena@senador.gov.br, ciro.nogueira@senador.gov.br, clesio.andrade@senador.gov.br, clovis.fecury@senador.gov.br, cristovam@senador.gov.br, cyro.miranda@senador.gov.br, delcidio.amaral@senador.gov.br, demostenes.torres@senador.gov.br, eduardo.amorim@senador.gov.br, eduardo.braga@senador.gov.br, eduardo.suplicy@senador.gov.br, ecafeteira@senador.gov.br, eunicio.oliveira@senador.gov.br, fernando.collor@senador.gov.br, flexaribeiro@senador.gov.br, francisco.dornelles@senador.gov.br, garibaldi@senador.gov.br, gilvamborges@senador.gov.br, gim.argello@senador.gov.br, humberto.costa@senador.gov.br, inacioarruda@senador.gov.br, ivo.cassol@senador.gov.br, jarbas.vasconcelos@senador.gov.br, jayme.campos@senador.gov.br, joaodurval@senador.gov.br, joaoribeiro@senador.gov.br, j.v.claudino@senador.gov.br, jorgeviana.acre@senador.gov.br, jose.agripino@senador.gov.br, gab.josepimentel@senado.gov.br, sarney@senador.gov.br, katia.abreu@senadora.gov.br, lidice.mata@senadora.gov.br, lindbergh.farias@senador.gov.br, lobaofilho@senador.gov.br, lucia.vania@senadora.gov.br, luizhenrique@senador.gov.br, magnomalta@senador.gov.br, crivella@senador.gov.br, maria.carmo@senadora.gov.br, marinorbrito@senadora.gov.br, mario.couto@senador.gov.br, martasuplicy@senadora.gov.br, mozarildo@senador.gov.br, paulobauer@senador.gov.br, paulodavim@senador.gov.br, paulopaim@senador.gov.br, simon@senador.gov.br, pedrotaques@senador.gov.br, randolfe.rodrigues@senador.gov.br, renan.calheiros@senador.gov.br, ricardoferraco@senador.gov.br, roberto.requiao@senador.gov.br, rollemberg@senador.gov.br, romero.juca@senador.gov.br, sergiopetecao@senador.gov.br, sergiosouza@senado.gov.br, valdir.raupp@senador.gov.br, vanessa.grazziotin@senadora.gov.br, vicentinho.alves@senador.gov.br, vital.rego@senador.gov.br, waldemir.moka@senador.gov.br, pinheiro@senador.gov.br, wellington.dias@senador.gov.br, zeze.perrella@senador.gov.br


Brasil perde para outros Brics na hora de proteger suas florestas


http://www.divirta-se.uai.com.br/html/sessao_58/2011/11/27/ficha_meioambiente_meioambiente/id_sessao=58&id_noticia=46828/ficha_meioambiente_meioambiente.shtml

Ambientalistas prometem marcha contra o Código Florestal nesta terça em Brasília

http://www.redebrasilatual.com.br/temas/ambiente/2011/11/ambientalistas-prometem-marcha-contra-o-codigo-florestal-nesta-terca

Comitê Brasil em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável - 163 organizações da sociedade civil brasileira contrárias ao PLC 30/2011 aprovado pela Câmara dos Deputados

http://www.florestafazadiferenca.org.br/quem-somos/

DATAFOLHA - A maioria dos brasileiros discordam da proposta de mudança no Código Florestal


http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/reducao_de_impactos2/temas_nacionais/?28962/Pesquisa-mostra-a-opinio-da-populacao-brasileira-sobre-a-proposta-de-novo-codigo-florestal


Vigília permanente pelas florestas mobiliza sociedade e internautas brasileiros


http://www.wwf.org.br/informacoes/noticias_meio_ambiente_e_natureza/?29742

WWF - Vídeo didático sobre a gravidade do Novo Código Florestal


http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/reducao_de_impactos2/temas_nacionais/codigoflorestal/video/


SOS FLORESTAS - Eu defendo a Natureza do Brasil - ato em defesa das florestas 29/11/11


http://www.sosflorestas.com.br/

GREENPEACE - Novo Código Florestal, e agora Senador?


http://www.greenpeace.org/brasil/pt/Blog/novo-cdigo-florestal-e-agora-senador/blog/37378/

WWF - Código Florestal em perigo


http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/reducao_de_impactos2/temas_nacionais/codigoflorestal/


ECODEBATE - Votação do Código Florestal é concluída com a aprovação de cinco destaques e segue para o plenário


http://www.ecodebate.com.br/2011/11/25/votacao-do-codigo-florestal-e-concluida-com-a-aprovacao-de-cinco-destaques-e-segue-para-o-plenario/


Réquiem para o Código Florestal / ECODEBATE


http://www.ecodebate.com.br/2011/11/28/requiem-para-o-codigo-florestal-artigo-de-jose-eli-da-veiga/


- MULTIPLIQUE ESTA CONSCIENTIZAÇÃO -


Trecho da Carta do Cacique Seattle,


enviada ao Presidente EUA em 1855


"...Como pode-se comprar ou vender o céu, o calor da terra? Tal idéia é estranha. Nós não somos donos da pureza do ar ou do brilho da água. Como pode então comprá-los de nós? Decidimos apenas sobre as coisas do nosso tempo. Toda esta terra é sagrada para o meu povo. Cada folha reluzente, todas as praias de areia, cada véu de neblina nas florestas escuras, cada clareira e todos os insetos a zumbir são sagrados nas tradições e na crença do meu povo.


Sabemos que o homem branco não compreende o nosso modo de viver. Para ele um torrão de terra é igual ao outro. Porque ele é um estranho, que vem de noite e rouba da terra tudo quanto necessita. A terra não é sua irmã, nem sua amiga, e depois de exaurí-la ele vai embora. Deixa para trás o túmulo de seu pai sem remorsos. Rouba a terra de seus filhos, nada respeita. Esquece os antepassados e os direitos dos filhos. Sua ganância empobrece a terra e deixa atrás de si os desertos. Suas cidades são um tormento para os olhos do homem vermelho, mas talvez seja assim por ser o homem vermelho um selvagem que nada compreende..."

AMIGOS DA MÃE NATUREZA:
em defesa das Águas, das Plantas e dos Animais


SALVEM A FAUNA!


SALVEM A FLORA!


SALVEM AS ÁGUAS DO BRASIL!

"...Pegue o solo, adube, molhe-o,


Plante; a colheira virá


Só que hoje o homem está


Atrás de ouro e petróleo


Como se bebesse óleo


Comesse seixo e entulho,


A mata que foi orgulho


Nas mãos do homem finou-se


O celeiro transformou-se


Em cascalho e pedregulho."


Cordel de Manoel Monteiro


- MOVIMENTO EM DEFESA DAS ÁRVORES DE BH -
nossasarvores@gmail.com

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Sabão caseiro contra pulgas e carrapatos

 Feito com uma planta indiana, o sabão impede que pulgas e carrapatos tirem o sossego do seu bicho de estimação

Atualizado em 18/11/2011
Daniella de Caprio
Cachorro
Deixe seu pet tosado no verão para evitar pulgas e carrapatos
Foto: Getty Images
Coceira, feridas na pele, fezes com vermes. Esses são alguns dos sinais de que seu cão ou gato é vítima de pulgas e carrapatos. Em um simples passeio no parque, seu amigo pode voltar se coçando.

Saiba que é possível se livrar dessas pragas e ainda deixá-lo blindado contra futuros ataques com uma solução caseira: o sabão de Neem. Ele é feito com uma planta que repele pulgas e carrapatos naturalmente.

Veja a seguir a receita do sabão de Neem, para acabar com o coça-coça do seu bicho de estimação.


Como fazer o sabão antipulgas e carrapatos

Ingredientes
. 1 barra (200 g) de sabão glicerinado
. 20 ml de óleo de Neem (encontrado em casas de jardinagem)
. 10 gotas de óleo essencial de cravo, citronela ou eucalipto

Modo de preparo
Em banho-maria, amoleça o sabão até ficar cremoso. Retire do fogo e esfrie até atingir 40ºC (meça com um termômetro). Adicione os óleos, mexa bem, ponha em forminhas e leve ao freezer por 20 minutos.


Conheça melhor o Neem, que afasta pulgas e carrapatos

. O óleo é retirado da árvore Azadirachta indica, da família do mogno.

. Possui uma substância que mata insetos em geral.

. É vendido como sabão em barra, sabonete líquido e óleo puro ou diluído.

. Pode ser usado em pessoas e animais de sangue quente (menos peixes, répteis, insetos...).

. Dá para colocar na ração, usar no banho ou aplicar no dorso do animal.

. Se a infestação for grande, borrife o bicho e a casa com óleo puro, além de dar banho no bicho com o sabão.

Fonte: Maria Lúcia Sauerbronn Gonçalves, Farmacêutica Bioquímica

AGENDA ANIMAL BH




Belo Horizonte

XXIII Feira de Adoção de Animais - PBH + ONG's
26/11/11 - sábado / 09 às 15 h - bairro Paquetá
mais detalhes, cartaz anexo 

1ª Feira de Adoção de Cães e Gatos - Grupo de Proteção "Ação Animal"
26/11/11 - sábado / 09 às 15 h - bairro Castelo
mais detalhes, cartaz anexo

Abandono e adoção de animais - vídeo

Adesivos ONG Cãopartilhe
R$5,00 - conscientize e ajude / www.caopatilhe.com

Criação do Jornal "Tribuna dos Bichos" 

Rio de Janeiro
Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais promove esterilização gratuita de cães gatos por meio do Programa Bicho-Rio

Santa Catarina
Mobilização nacional contra Puxada de Cavalos
Conheça o que é e envie sua mensagem à Assembléia Legislativa SC solicitando a proibição desta barbárie



Congresso Nacional - Rádio Câmara faz especial sobre animais em 5 reportagens
(acesse o sítio e click em "MP3" para ouvi-la)


Envie seu agradecimento à Câmara dos Deputados: radio@camara.gov.br

Campanha “Adote um Vira-lata” – artistas globais aderem!

Campanha “Sacolinha não, cate o cocô com um pedaço de jornal" – precisamos cuidar também do Planeta!
  
Campanha “Leischmaniose Canina: prefiro tratar que matar!”

"As práticas de controle da leishmaniose no Brasil, baseadas no “canicídio”, são ineficazes."

Bem vindo ao Antropoceno, a Era do planeta avariado -Revista Planeta / nov

Jesus não é um Pateta! - reflexão para a noite de Natal
 
Ativismo pelos Direitos Animais - MG 
Adoção BH + Adote um Amigo - PBH +  A.L.A. – Aliança Libertária Animal + ABC Animal + Amigos da Mãe Natureza: em defesa das Águas, das Plantas e dos Animais + Animais de Rua / Esmeraldas + Animais Urbanos do Brasil +   APROVA – Aliança Pró Vida Animal + Bicho Bom / Vale do Aço + Bichos de Companhia + Bichos de Francisco / Nova Lima + Bichos Gerais + Brigada Planetária + Cãopaixão + Cãopartilhe + Cãoviver + Coletivo Gato Negro + Comissão Interinstucional de Saúde Humana na sua Relação com os animais / PBH + Gatos do Parque Municipal + Liga de Prevenção à Crueldade contra os Animais + Lobo Alfa + Mãos de Assis / Araxá + Matilha e Cia. + Ninho dos Bichos + Nossa BH – GT Defesa Animal +  Núcleo Fauna de Defesa dos Animais + Parque São Francisco / Lavras + Pet MG + Projeto Anjo +  Protetores Grande BH + Santuário dos Gatos (Sete Lagoas) + S.O.S. Bichos BH + S.O.S. Bichos / Pouso Alegre + S.V.B. – Sociedade Vegetariana Brasileira + Sexta-feira + Sociedade Mineira Protetora dos Animais

MOVIMENTO MINEIRO PELOS DIREITOS ANIMAIS
"Liberdade aos Animais, ainda que tardia!"

feira 26.jpgfeira 26.jpg
69K   Visualizar   Baixar  
XXIII Feira PBH + ONGs.jpgXXIII Feira PBH + ONGs.jpg
142K   Visualizar   Baixar  
YouTube - Vídeos desse e-mail
Responder

Encaminhar

Movimento não está disponível para bater papo